Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Como trabalhar com criptomoedas? Conheça as carreiras na área

17 de outubro de 2023
Homem branco usando computador, enquanto trabalha com criptomoedas
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

O mundo financeiro está em constante evolução, e uma das mudanças mais marcantes dos últimos anos tem sido a ascensão das criptomoedas. Você já se perguntou como é trabalhar com elas? 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Você já sabe qual profissão seguir? Faça o teste vocacional agora!

As criptomoedas estão transformando a maneira como vemos e usamos o dinheiro, afinal, são descentralizadas, seguras e transparentes, o que atrai investidores em busca de diversificação e inovação. 

Você pode investir em Bitcoin, Ethereum e outras altcoins, ou se tornar um trader experiente nos mercados de cripto. Além disso, a tecnologia blockchain por trás das criptomoedas oferece oportunidades para desenvolvedores e empreendedores criarem projetos inovadores.

Trabalhar com criptomoedas permite que você participe da revolução financeira global e explore oportunidades de crescimento significativo. Entenda mais!

O que são criptomoedas?

As criptomoedas, uma junção de “criptografia” e “moedas,” são ativos digitais que têm o potencial de redefinir o sistema financeiro. Isso significa que elas são ativos digitais que utilizam criptografia para garantir a segurança das transações e controlar a criação de novas unidades.

Elas são completamente descentralizadas, o que significa que não estão sob o controle de nenhuma autoridade central, como um banco central ou governo.

A história das criptomoedas começou, de fato, em 2009 com a criação do Bitcoin, a primeira criptomoeda. A sua inovação fundamental foi o uso da tecnologia blockchain para registrar todas as transações de forma transparente e imutável.

+ Isso é economia digital e você não sabia: entenda tudo sobre a área

Hoje, existem milhares de criptomoedas diferentes, mas algumas se destacam como líderes de mercado. Além do Bitcoin, outras criptomoedas notáveis incluem Ethereum, Ripple (XRP), Litecoin e muitas mais. Cada uma delas tem suas características únicas e casos de uso específicos.

Como as criptomoedas funcionam?

O funcionamento das criptomoedas é baseado em tecnologias complexas, mas podemos simplificar. 

Quando alguém realiza uma transação com criptomoedas, essa transação é registrada em um bloco. Esse bloco é então adicionado a uma corrente contínua de blocos, formando a blockchain. A blockchain é uma espécie de livro-razão público e distribuído, acessível a todos os participantes da rede.

Economia verde: Afinal, o que é e como se aplica?

Para garantir a segurança, as transações são verificadas por meio de um processo chamado mineração, que envolve resolver problemas matemáticos complexos. Os mineradores são recompensados com novas unidades da criptomoeda e taxas de transação por seu trabalho.

Por que trabalhar com criptomoedas?

A decisão de trabalhar com criptomoedas não é apenas uma escolha de carreira, mas também uma entrada em um mundo financeiro em constante evolução. Separamos alguns dos motivos para você investir seus conhecimentos nesta área:

  • Potencial de valorização: As criptomoedas têm demonstrado um histórico impressionante de valorização ao longo dos anos. O Bitcoin, por exemplo, viu seu preço aumentar significativamente desde sua criação. Isso oferece oportunidades de investimento e lucro consideráveis.
  • Descentralização: O mundo das criptomoedas é completamente descentralizado, o que significa que não está sujeito a regulamentações governamentais ou intermediários financeiros. Isso proporciona uma sensação de independência financeira.
  • Acesso global: Você pode trabalhar com criptomoedas de qualquer lugar do mundo. Isso elimina barreiras geográficas e permite que você participe de um mercado global 24/7.

+ Fintech, Edtech, Foodtech: entenda o que é e saiba quais são as tech startups

  • Inovação tecnológica: O setor de criptomoedas está na vanguarda da inovação tecnológica. Se você é apaixonado por tecnologia, trabalhar com criptomoedas oferece oportunidades para explorar novas ideias e projetos.

Como começar a trabalhar com criptomoedas?

Trabalhar com criptomoedas oferece diversas opções de carreira, cada uma com suas próprias particularidades. Antes de dar o primeiro passo, é importante escolher a área de atuação que melhor se alinha com seus interesses e objetivos. Aqui estão algumas das principais opções:

Desenvolvedor de blockchain: Desenvolvedores de blockchain criam e mantêm as redes blockchain que sustentam as criptomoedas. Eles programam os protocolos, smart contracts e aplicativos descentralizados (DApps).

Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas

Trader de criptomoedas: Traders compram e vendem criptomoedas em várias bolsas para obter lucro. Isso pode ser feito em tempo integral ou como um complemento de renda.

Analista de mercado: Os analistas de mercado estudam as tendências do mercado de criptomoedas, fazem análises técnicas e fundamentais e fornecem insights sobre o comportamento dos preços das moedas digitais.

Consultor de blockchain: Consultores de blockchain fornecem orientação estratégica a empresas que desejam adotar tecnologia blockchain em seus processos de negócios.

Desenvolvedor de smart contracts: Desenvolvedores de smart contracts escrevem códigos para contratos inteligentes em blockchains como Ethereum, permitindo a automação de acordos contratuais.

Desenvolvedor de software: Conheça tudo sobre essa profissão

Consultor de segurança de blockchain: Especialistas em segurança de blockchain ajudam a proteger as redes blockchain contra ataques e vulnerabilidades.

Desenvolvedor de carteira de criptomoedas: Desenvolvedores de carteiras criam aplicativos e sistemas seguros para armazenar, gerenciar e interagir com criptomoedas.

Minerador de criptomoedas: Os mineradores resolvem problemas matemáticos complexos para validar transações em uma blockchain e, em troca, recebem recompensas na forma de criptomoedas.

+ Quer trabalhar com metaverso? Veja 10 profissões para essa área futurística

Advogado especializado em criptomoedas: Advogados especializados em criptomoedas auxiliam empresas e indivíduos em questões legais relacionadas a criptomoedas, regulamentação e conformidade.

Analista de compliance: Analistas de compliance ajudam empresas a cumprir as regulamentações financeiras ao lidar com criptomoedas, garantindo que elas sigam as leis de combate à lavagem de dinheiro e as obrigações fiscais.

Empreendedor de startups de blockchain: Empreendedores criam suas próprias empresas voltadas para blockchain e criptomoedas, desenvolvendo novos projetos, serviços ou produtos.

Domine a inteligência artificial com 9 cursos online e gratuitos
Saiba o que é e como funciona a Inteligência Artificial (IA)

Engenheiro de redes blockchain: Esses profissionais projetam e gerenciam redes blockchain, garantindo sua estabilidade e escalabilidade.

Desenvolvedor de aplicativos DeFi (Finanças Descentralizadas): Os desenvolvedores DeFi criam aplicativos financeiros descentralizados que oferecem serviços como empréstimos, staking e trocas descentralizadas.

Educação e Capacitação

Independentemente da área escolhida, a educação contínua é fundamental ao trabalhar com criptomoedas. Procure programas educacionais reconhecidos que ofereçam treinamento sólido sobre criptomoedas e blockchain.

Há especializações nesta área em diversas faculdades presenciais e a distância. Confira algumas opções com bolsas de até 80%:

Vale lembrar que o mercado de criptomoedas evolui rapidamente. Esteja preparado para continuar aprendendo e se adaptando às mudanças. Além disso, ganhe experiência prática. Isso pode incluir a negociação simulada, desenvolvimento de projetos blockchain ou participação em grupos de mineração.

+ Veja também!
Entenda o que é economia verde, prateada e outras 3 no mercado de trabalho
Riquezas grisalhas: Entenda o que é a Economia Prateada

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.