Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Cursos livres: Entenda o que são e quais suas vantagens para o currículo

6 de dezembro de 2023
Uma mulher sentada fazendo cursos livres em um notebook.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Você já imaginou ter a liberdade de definir como será seu aprendizado de acordo com seus horários e interesses? Os cursos livres surgem como uma possibilidade para essa busca por flexibilidade e personalização na formação profissional. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Afinal, os cursos livres são oportunidades empolgantes de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em áreas específicas. Ao contrário dos cursos tradicionais, eles oferecem uma abordagem mais flexível e adaptável, assim você personaliza seu aprendizado de acordo com sua agenda e metas pessoais.

Imagine ter a liberdade de escolher quando e como aprender? Com uma variedade de opções disponíveis, desde cursos online até workshops presenciais, você pode encontrar a modalidade que melhor se encaixa em sua vida. 

Essa flexibilidade não apenas se adapta ao seu ritmo, mas também atende às demandas em constante evolução do mercado de trabalho. Entenda mais sobre os cursos livres ao longo do artigo!

O que são os cursos livres?

Você pode se perguntar: afinal, o que são cursos livres? Essa é uma modalidade de ensino que se destaca por sua abordagem descomplicada e adaptável. Diferentemente dos cursos formais, eles não estão atrelados a uma estrutura acadêmica rígida. 

Esse formato oferece uma rota mais livre, permitindo que os aprendizes escolham entre uma variedade de temas e formatos de aprendizado. Essa liberdade é ótima para aqueles que buscam adquirir conhecimentos específicos sem se comprometer com um programa extenso.

+ Cursos online com certificado: 10 dicas pra você
100 mil vagas: veja cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC

A variedade de cursos livres é vasta, abrangendo desde idiomas, habilidades técnicas, artes e cultura até empreendedorismo e bem-estar. Esses cursos são oferecidos por instituições educacionais, escolas especializadas e plataformas online, facilitando o acesso a pessoas de diferentes perfis e locais.

Além de serem uma maneira eficaz de ampliar conhecimentos, os cursos livres permitem que os participantes aprendam no próprio ritmo, adaptando o estudo à sua rotina. 

Essa flexibilidade torna esses cursos uma opção valiosa para quem busca uma educação mais personalizada e alinhada aos objetivos individuais.

Por que fazer cursos livres?

Primeiro de tudo, como já foi mencionado, a flexibilidade é algo que não pode ser descartado como um benefício aos cursos livres, ainda levando em consideração que muitos são a distância, sendo feitos online.

Seja você um profissional atarefado ou alguém em busca de equilíbrio entre estudo e outras responsabilidades, seja online ou presencial, a variedade de opções garante que você tenha o controle total de sua jornada educacional.

Os cursos livres também se destacam pela acessibilidade financeira que proporcionam. Em comparação com os custos muitas vezes elevados dos cursos tradicionais, essa alternativa oferece uma maneira mais econômica de adquirir conhecimento especializado. 

+ Domine a inteligência artificial com 9 cursos online e gratuitos
Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas

Essa acessibilidade amplia o acesso à educação de qualidade, garantindo que o aprendizado não seja um privilégio restrito, mas sim uma oportunidade acessível a todos.

Além da flexibilidade e acessibilidade, os cursos livres são um trampolim para o desenvolvimento de habilidades específicas. Enquanto cursos formais podem ser abrangentes, os cursos livres permitem que você se aprofunde em áreas diretamente relevantes ao seu campo de atuação. 

Essa especialização estratégica não apenas enriquece seu conhecimento, mas também o torna aplicável no cenário profissional, proporcionando uma vantagem competitiva valiosa. 

É bom colocar cursos livres no currículo?

Incluir cursos livres no currículo é uma ótima estratégia para quem busca se destacar no competitivo mercado de trabalho. Esses cursos têm o poder de enriquecer sua bagagem profissional, proporcionando uma vantagem significativa na hora de disputar uma vaga.

Ao adicionar cursos livres ao seu currículo, você demonstra ao empregador seu comprometimento com o aprendizado contínuo e sua disposição para ir além do básico.

Esses cursos são uma maneira eficaz de aprimorar habilidades específicas que podem ser diretamente aplicadas no ambiente de trabalho. Por exemplo, se você está em busca de uma posição na área de marketing digital, um curso livre de SEO ou marketing de conteúdo pode ser um diferencial valioso.

Além disso, a inclusão de cursos livres mostra que você é proativo e está disposto a investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Essa atitude positiva é altamente valorizada pelos recrutadores, que buscam profissionais motivados e engajados.

+ 10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo
4 cursos gratuitos para quem quer escrever melhor

Outro destaque é que os cursos livres também podem preencher sua formação acadêmica ou oferecer conhecimentos específicos que não foram abordados durante sua educação formal.

O que é um curso livre reconhecido pelo MEC?

Não existe tal coisa como um curso livre reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos livres são uma modalidade de educação não formal, que não se enquadram na legislação que rege a educação formal no Brasil, ou seja, não são regulamentados ou reconhecidos pelo MEC.

Esses cursos podem ser oferecidos por qualquer pessoa física ou jurídica, sem autorização ou reconhecimento do MEC. Eles podem ser de curta ou longa duração, e abordar qualquer tema, desde idiomas e informática até habilidades profissionais e artes.

Os cursos livres não conferem diplomas ou graus acadêmicos, mas podem ser úteis para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, é  importante que os alunos pesquisem cuidadosamente antes de se matricularem.

+ Quer fazer um curso em Harvard? Veja 7 opções para estudar sem sair de casa
Cursos da USP para fazer sem vestibular

Alguns cursos livres podem emitir certificados de conclusão. No entanto, esses certificados não possuem validade oficial perante o MEC. Eles podem ser úteis para fins de comprovação de conclusão do curso, mas não têm o mesmo peso de um diploma ou grau acadêmico.

Entretanto, vale lembrar que, no Brasil, os cursos livres são regulamentados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 

A LDBEN define os cursos livres como “cursos ou programas de educação não-formal, que não integram o sistema regular de educação, caracterizados por sua flexibilidade e autonomia de organização, podendo ser oferecidos por instituições de educação superior, instituições de educação profissional e tecnológica, instituições de ensino médio, inclusive as de educação profissional técnica e educação de jovens e adultos, e por organizações da sociedade civil”.

Outra forma de se atualizar para o mercado de trabalho é investir em cursos de nível superior, como graduação ou pós-graduação. Veja possibilidades de boas instituições, com bolsas de até 80%:

+ Leia também!
21 cursos que o MEC não autoriza a modalidade EaD
Cursos gratuitos do McDonald’s: 26 formações online para você conhecer

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.