Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Doutor é quem tem doutorado? Saiba quem pode usar o título

16 de novembro de 2023
Mulher branca de cabelo claro e óculos de grau. Ela segura um caderno na mão, enquanto sorri, olhando para a esquerda.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Essa é uma dúvida frequente entre estudantes de diversas áreas, principalmente no Direito. Afinal, doutor é quem tem doutorado? Outras profissões que podem obter esse título?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Antes de mais nada, é importante saber que se tornar doutor pode ser benéfico por diversas razões, dependendo dos objetivos e interesses individuais. Um exemplo disso é o próprio doutorado que é o mais alto nível de especialização acadêmica em uma determinada área. 

Isso porque o título pode abrir portas para oportunidades de carreira avançadas em diversos setores, como cargos de liderança, pesquisa e docência em instituições acadêmicas.

Se você deseja ter este título dentro da sua vida profissional e acadêmica, entenda se doutor é quem tem doutorado e se outras profissões podem utilizar o termo.

+ Pós-graduação: diferença entre lato sensu e stricto sensu

Quem pode ser chamado de doutor?

O título de doutor é o grau acadêmico mais alto, conferido a quem concluiu um curso de doutorado, que é um tipo de pós-graduação stricto sensu, conforme foi mencionado na introdução do artigo.

No Brasil, o título de doutor é regulamentado pela Lei nº 9.394/1996, que estabelece que o grau de doutor é conferido por universidades públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Entretanto, na prática cotidiana, o uso de “doutor” não se limita ao ambiente acadêmico. Sendo comum que o título seja usado também por profissionais que não têm doutorado.

Na esfera médica, por exemplo, é comum se referir aos profissionais com o título de doutor, independentemente de possuírem ou não um doutorado. Essa é uma convenção cultural expressa respeito pela experiência e conhecimento adquiridos na prática clínica.

O mesmo acontece na área do Direito, quando profissionais sendo advogados ou bacharéis recebem o título de doutor entre os clientes e demais profissionais.

Qual é a diferença entre pós-graduação e mestrado?

Pode ser chamado de doutor sem doutorado?

Bem, do ponto de vista acadêmico, não. Doutor é quem tem doutorado, mas como foi pontuado acima é comum que o título de doutor seja usado também por outras profissões. Mas vale lembrar que é baseado em uma tradição histórica, mas não respaldada pelas normas acadêmicas.

De todo modo, entenda que o doutorado acadêmico é o mais alto nível de formação acadêmica. Para a conquista desse título envolve anos de pesquisa, contribuições originais ao conhecimento e a defesa de uma tese perante uma banca examinadora.

É compreensível que historicamente, no Brasil, na área da saúde, médicos, dentistas e veterinários sejam chamados de doutores, mesmo que não possuam um doutorado acadêmico. 

+ O que é monografia? Veja 10 passos de como fazer!

Esse título é uma cortesia que reconhece a complexidade e a extensão de seu treinamento profissional. Mas a decisão de usar ou não o título de doutor sem doutorado é pessoal.

Entretanto, em geral, é recomendado que o título de doutor seja usado apenas por quem tem um diploma de doutorado. 

É correto chamar um advogado de doutor?

A resposta curta é: depende. É comum que os advogados sejam chamados de doutores, mesmo que não tenham doutorado. Essa prática é baseada em uma tradição histórica, que remonta ao Império do Brasil.

Em 1827, a Lei do Ensino Superior estabeleceu que os bacharéis em Direito seriam chamados de doutores. Ela foi a responsável por instituir os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, como também o regulamento, estatuto e o título de doutor para os advogados. Essa lei ainda está em vigor, mas não é amplamente aplicada.

+ 10 séries de Direito da Netflix que todo estudante deveria assistir
Saiba como fazer um mestrado em Direito

Confira o trecho do texto da lei:

“Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o gráo de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes.”*

Essa lei ainda está em vigor, mas não é amplamente aplicada. Mesmo assim, é válido que os advogados sejam chamados de Doutor, já que recebem este título na formação, mas, claro, que para atuar na advocacia é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados (OAB).

+ 10 livros para estudantes de Direito ter em casa

Como fazer doutorado?

O primeiro passo é escolher uma área de estudo que verdadeiramente faça sentido com sua carreira e, claro, que você goste, afinal essa decisão orientará sua pesquisa pelos próximos anos. 

Em seguida, procure instituições e programas de doutorado alinhados aos seus interesses, avaliando a reputação acadêmica dos orientadores e as oportunidades de pesquisa disponíveis.

Entenda de uma vez a diferença entre MBA e pós-graduação
O que é pós-graduação e quais as vantagens dessa formação?

Ao ser admitido em um programa de doutorado, estabeleça uma relação sólida com seu orientador, discutindo claramente suas expectativas e metas. Desenvolva um plano de pesquisa detalhado, identificando a lacuna de conhecimento que seu projeto visa preencher. 

Durante o doutorado, mantenha uma disciplina rigorosa, dedicando tempo diário à pesquisa e à escrita e, também, participe ativamente de conferências e seminários para ampliar sua rede acadêmica e obter feedback valioso. 

Ao final, quando redigir sua tese, siga as diretrizes da instituição, estruturando argumentos de forma clara e coerente para conseguir a aprovação da banca.

Estude com desconto de até 80% de desconto

Para chegar ao doutorado, algumas etapas são necessárias, principalmente o diploma de ensino superior. Por isso, invista em uma graduação que converse com seu plano acadêmico de doutorado.

Você pode fazer um teste vocacional, antes de mais nada, e depois buscar boas instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Separamos algumas opções com bolsas de até 80%, sem comprovação de renda ou nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

+ Veja também!
Grau de instrução: Conheça melhor os 4 níveis de escolaridade
5 motivos para você ter ensino médio completo

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.