Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Foto para LinkedIn: A escolha pode atrapalhar a contratação?

6 de junho de 2023
Mãos de uma pessoa analisando currículos com fotos
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Muitos podem ter se perguntado, outros talvez nunca pensaram sobre o assunto, mas o fato é: planejar uma foto para LinkedIn e construir um perfil completo na rede social pode te destacar no momento de concorrer às vagas.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Uma foto bem escolhida e bem feita pode fazer toda a diferença na forma como você é percebido e conectado por potenciais empregadores, clientes e colegas de trabalho, sabia? 

Uma pesquisa realizada pela Passport-photo.online, uma empresa de fotos para documentos de forma digital, apontou que oito de cada 10 dos entrevistados concordam que a foto do perfil de um candidato no LinkedIn os ajudam a conhecer melhor a pessoa.

Os dados também apontam que 80% acreditam que é um fator importante na classificação. Isso significa que é importante cuidar da sua imagem profissional, como a foto para o LinkedIn. Entenda mais!

Precisa ter foto no LinkedIn?

Você não tem obrigação, mas é interessante que seu perfil seja completo o suficiente para que o contratante possa ter confiança em você e em suas competências. 

Ravi Davda, o CEO da Rockstar Marketing, opinou sobre o assunto: “Eu ignoro qualquer perfil que não tenha uma [foto]. Se eles não tiraram 5 minutos para colocar uma foto de perfil, eu não posso levá-los a sério”.

+ 5 dicas para criar um bom perfil no Linkedin

As pessoas que procuram emprego podem ser rejeitadas por sua foto no LinkedIn com mais frequência do que você pensa. Até 70% dos entrevistados admitem ter recusado um candidato por causa de sua foto de perfil no LinkedIn.

Entre os contratantes que mais ignoram os candidatos sem foto no LinkedIn estão 88% os proprietários de empresas, 74% gerentes e 33% profissionais de recursos humanos.

Entretanto, obviamente, as habilidades têm um peso muito importante no momento da contratação. Ainda sobre essa pesquisa da Passport-photo, 78% dos recrutadores do LinkedIn entrevistados concordam que até certo ponto os candidatos devem ser julgados apenas por suas competências. 

Por que é importante ter uma boa foto de perfil no LinkedIn?

Existem estudos que mostram que as pessoas escolhem e definem bons políticos pessoas com boa aparência, como se isso tivesse um vínculo com a capacidade de governar. Isso também pode se aplicar aos perfis do LinkedIn.

Uma primeira impressão pode lhe dar um emprego ou, pelo menos, aumentar suas chances de conseguir a vaga. Alex Shute, o fundador da FaithGiant, admite: “Às vezes eu formo uma opinião sobre uma certa pessoa com base em sua foto de perfil no LinkedIn porque é o único visual que realmente o representa. Resume-se ao poder das primeiras impressões“.

+ Descubra como se candidatar na plataforma Gupy

O estudo da Passport-photo aponta os seguintes dados sobre o que pensam os recrutadores a respeito da foto para LinkedIn:

  • 95% acreditam que um perfil LinkedIn atua hoje como um cartão de visita;
  • Outros 96% dos pesquisados acreditam que um perfil profissional do LinkedIn inspira confiança;
  • 80% dizem que a imagem do perfil de um candidato o ajuda a conhecer melhor a pessoa.

Josh Wright, o CEO da CellPhoneDeal, tem a dizer: “Em minha experiência, contratar um indivíduo com um perfil totalmente estabelecido no LinkedIn provou ser mais bem sucedido do que contratar indivíduos que não colocaram esse esforço, pois aqueles com um bom perfil pareceram ser muito mais produtivos“.

Ter uma foto de perfil do LinkedIn traz ainda outro benefício: significa que seu perfil está ativo e não é falso. 

“A maioria dos perfis que não têm foto de perfil é falsa, portanto, para evitar qualquer incômodo futuro, eu simplesmente não os levo em consideração. Mas mesmo que sejam candidatos reais, o fato de não estarem dispostos a mostrar seu rosto neste cenário em particular é suficiente para que eu os desconsidere completamente”, justifica Stefan Smulders, o CEO da Expandi.

+ Além do LinkedIn: 10 sites para encontrar vagas

Como deve ser a foto no LinkedIn?

Ok, então, vamos supor que você decida colocar sua foto no LinkedIn. Como deve ser? De que forma ganhar destaque entre os candidatos e causar uma boa primeira impressão?

A pesquisa mostra que uma boa imagem no LinkedIn precisa ter:

  • Carisma: para que gostem e confiem em você
  • Profissionalismo: adapte a fotografia a sua indústria
  • Qualidade: carregue fotografias bem tiradas
  • Personalidade: deixe eles conhecer você

Mario Perez, fotógrafo profissional e fundador do Blog del Fotógrafo, recomenda:  “Eu sempre recomendo tentar usar um tipo de roupa que combine com o estilo e cultura da indústria e tipo de trabalho que o candidato está procurando“.

Afinal, não são apenas as emoções positivas que são consideradas importantes na triagem dos candidatos, há outros pontos como a autenticidade: 65% dos entrevistados apontaram que isso sim é crucial. Em contrapartida, a falta de personalidade ocupa a quarta posição para o erro mais comum de imagem de perfil.

Mas o rei é o profissionalismo. Mais de 87% dos entrevistados indicaram que o profissionalismo da imagem é essencial ao classificar as imagens de perfil.

+ LinkedIn – Currículo Digital que Aumenta as Chances de Conseguir Emprego

Pode sorrir na foto do LinkedIn?

Não precisa ter uma foto completamente séria, para passar profissionalismo. A falta de um sorriso, por exemplo, faz parte dos 15% de sinais alarmantes para evitar na sua foto para LinkedIn.

Outras sinais para você se atentar são:

  • Falta de uma face totalmente visível: 75%
  • Um quadro de baixa resolução: 67%.
  • Uma foto de férias: 49% 
  • Uma imagem não autêntica: 38%
  • Usando uma foto da empresa ao invés de uma foto pessoal: 28%
  • Casualidade exagerada: 23% 

Isso significa que é importante também tomar cuidado para não misturar uma imagem profissional, com sua imagem pessoal. Evitar colocar atividades em tempo livre ou férias, porque às vezes pode não ter uma boa recepção. A menos que seja relacionado ao seu tipo de trabalho.

+ Networking: entenda a importância e como desenvolver o seu

De que outra forma posso chamar atenção positiva no LinkedIn?

Além de uma boa foto para LinkedIn, as competências ainda são o fator mais crítico para os recrutadores na plataforma. 70% deles preferem candidatos com um currículo forte em relação a alguém com uma bela imagem de perfil do LinkedIn.

Ter boas experiências na área e investir em conhecimento, como cursos de graduação e pós-graduação, podem ser direções importantes para que você esteja cada vez mais pronto para o mercado de trabalho e se destaque nos processos seletivos.

Algumas universidades oferecem essas formações nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, com descontos de até 80% nas mensalidades. Confira alguns exemplos e consiga novas posições no mercado:

+ Leia também!
Essas são as habilidades profissionais para desenvolver até 2027
5 dicas para conseguir trabalho no exterior morando no Brasil

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.