Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

De olho no futuro: 12 habilidades para quem quer trabalhar com IA

12 de dezembro de 2023
Duas mulheres e um homem reunidos ao trabalhar com IA
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Muitos profissionais têm buscado trabalhar com IA, ainda mais com o avanço da inteligência artificial dentro de diversas áreas profissionais. Aqueles que buscam trilhar carreiras neste campo devem compreender a importância fundamental do desenvolvimento de habilidades.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Uma pesquisa feita pela edX indica os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho. De acordo com os dados, em 2025, 49% das competências de força de trabalho não serão relevantes, devido à inteligência artificial. 

O levantamento também mostrou que 47% dos participantes apontam que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho. 

Em contrapartida, a pesquisa indica que existem habilidades que apenas os humanos são capazes de exercer, como o pensamento crítico, inteligência lógica, planejamento estruturado e organização.

Entretanto, para trabalhar com IA é necessário dominar linguagens de programação como Python se torna importante, assim como compreender ciência de dados, análise estatística e processamento de dados são indispensáveis.

+ Saiba o que é e como funciona a Inteligência Artificial (IA)

Se você deseja trabalhar com IA, confira ao longo do artigo habilidades para desenvolver e atuar na área.

Habilidades para trabalhar com IA

Você pode trabalhar com IA dentro de setores diversos, desde a saúde até a indústria, oferecendo soluções inovadoras e impulsionando a eficiência operacional.

Por isso que, para ingressar nesse campo, é essencial desenvolver algumas habilidades, como os fundamentos da aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional. 

Além disso, a compreensão ética e responsável é também algo a ser levado em consideração neste processo, para que assegure que os algoritmos desenvolvidos sejam justos e transparentes.

Dentro desta área, também há a colaboração entre profissionais multidisciplinares, como cientistas de dados e engenheiros de software, já que trabalhar com IA exige uma abordagem iterativa, onde ajustes constantes são feitos para otimizar modelos e garantir sua adaptação às demandas do ambiente em que serão implementados.

Veja algumas das habilidades essenciais para trabalhar com IA:

Programação

Linguagens como Python, Java, C++ e R são comumente usadas em projetos de IA. Ter habilidades sólidas de programação é fundamental.

+ Desenvolvedor front end: o que faz, formação e salário

Aprendizado de Máquina (Machine Learning – ML)

É importante compreender os algoritmos de ML, como regressão, classificação, agrupamento, árvores de decisão, redes neurais, entre outros.

Conhecimento Estatístico

Entender estatísticas é essencial para avaliar modelos, interpretar resultados e realizar experimentos estatisticamente válidos.

Álgebra Linear e Cálculo

Esses conceitos são fundamentais para entender os fundamentos dos algoritmos de IA, especialmente aqueles relacionados a redes neurais e algoritmos de otimização.

Frameworks de IA

Familiaridade com bibliotecas e frameworks populares, como TensorFlow, PyTorch, Scikit-learn, Keras, etc.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Se estiver interessado em aplicações de processamento de linguagem natural, é importante entender conceitos como tokenização, análise sintática, embeddings de palavras, entre outros.

+ Domine a inteligência artificial com 9 cursos online e gratuitos
Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas

Visão Computacional

Se o foco for em visão computacional, conhecimentos sobre extração de características, detecção de objetos, reconhecimento de padrões e outras técnicas são valiosos.

Big Data e Ciência de Dados

Habilidade para lidar com grandes conjuntos de dados, conhecimento em bancos de dados, ferramentas de processamento e análise de dados.

+ 5 tendências da área de dados para você conhecer até 2024
Quanto ganha um cientista de dados?
Analista de dados: o guia completo para uma carreira promissora

Ética em IA

Compreensão das implicações éticas da IA, considerando questões como privacidade, viés algorítmico, e o impacto social da tecnologia.

Resolução de Problemas

Capacidade de abordar problemas complexos, dividindo-os em partes menores e desenvolvendo soluções eficazes.

Comunicação e Colaboração

Habilidades interpessoais são fundamentais para trabalhar em equipe e comunicar resultados técnicos de maneira compreensível para não especialistas

Atualização Constante

A área de IA está sempre evoluindo. A disposição para aprender continuamente e se manter atualizado com as últimas pesquisas e tendências é crucial.

Vale lembrar que essas habilidades podem variar dependendo da especialização dentro da IA, seja ela focada em aprendizado de máquina, visão computacional, processamento de linguagem natural, robótica, entre outras. 

Como me tornar um especialista em inteligência artificial?

Além de desenvolver habilidades de inteligência artificial, você pode se tornar especialista no tema para trabalhar com IA. Para isso, participar de cursos online, workshops e conferências é uma maneira eficaz de se manter atualizado com as últimas tendências e avanços no campo.

+ Saiba quais profissões estão em alta na área de tecnologia
ChatGPT e outras 4 ferramentas de IA para o mercado de trabalho

A prática constante é indispensável. Desenvolver projetos práticos e participar de competições de aprendizado de máquina pode aprimorar as habilidades e proporcionar experiência prática. Colaborar em projetos de código aberto e participar de comunidades online também oferece a oportunidade de aprender com outros profissionais experientes.

Para levar ainda mais credibilidade, invista em especializações dentro da área de inteligência artificial. O título pode abrir ainda mais portas dentro do mercado de trabalho. Veja opções de faculdades com descontos de até 80% para dar início!

+ Veja também!
Isso é economia digital e você não sabia: entenda tudo sobre a área
NFT: o que é, como funciona e para que serve
Isso é o que aprendemos sobre o uso da tecnologia com ‘Futurama’

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

Por Guia da Carreira em 31/10/2016

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.