Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Você precisa ter esses idiomas no currículo para alavancar a carreira

1 de novembro de 2022
idiomas para carreira
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

O inglês é um dos idiomas mais falado no mundo, por isso é comum ver cada vez mais as empresas exigindo que os candidatos saibam pelo menos o básico para concorrer a uma determinada vaga de emprego.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Porém, ele não é o único idioma que ajuda um candidato alavancar a carreira profissional. Quem domina outra língua pode se destacar em vários processos seletivos tanto no Brasil quanto no exterior.

Conheça alguns idiomas que não são tão óbvios e que podem contribuir para um upgrade profissional, de acordo com a plataforma GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil.

7 idiomas nada óbvios para alavancar a carreira

Mandarim

Um dos motivos do mandarim ocupar essa lista é que esse idioma é falado por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Além disso, a China é um dos países que mais crescem em acordos comerciais.

Por essa razão, aprender o mandarim pode ser muito útil para quem quer ocupar cargos em grandes empresas e dar um upgrade na carreira profissional.

Coreano

Na plataforma Get Ninjas, a busca por aulas de coreano cresceu em 100% em setembro do ano passado, 2021. Esse movimento pode ser explicado pela popularidade da indústria do entretenimento sul-coreano, como o sucesso das bandas do gênero musical K-pop e produções da Netfllix, como a série Round 6.

Alemão

O alemão é falado em países que possuem altos índices de desenvolvimento humano, como Áustria, Bélgica e Suíça. Por isso, quem aprende esse idioma pode ter grandes oportunidades profissionais.

Mas para quem pretende ficar no Brasil, fica a dica! Uma área que os falantes de alemão podem ter muita vantagem é no polo tecnológico e automobilístico. Então se você tem interesse nesse setor, invista no idioma.

Árabe

O árabe ainda não é muito procurado por quem quer aprender uma nova língua, mas dominá-lo pode ser muito útil em diversos aspectos, principalmente para quem deseja trabalhar em setores ligados à economia, porque o idioma é falado em mais de 20 países.

Outro ponto de destaque é que países do Oriente Médio oferece boas oportunidades profissionais, principalmente para carreiras nas áreas de exatas.

Francês

O francês é o idioma preferido de muitas empresas que não tem o inglês como uma língua essencial. Essa popularidade se justifica porque o número de falantes não-nativos é mais que o dobro da quantidade de falantes nativos. Então se você tem alguma dúvida,  saiba que vale a pena investir no francês.

Japonês

O Japão é pioneiro na robótica, tecnologia e inteligência artificial, áreas em que a demanda por profissionais qualificados tem crescido bastante. Por isso, essa também é uma boa opção para quem deseja alavancar a carreira e busca melhores oportunidades profissionais.

Italiano

De acordo com a GetNinjas, há mais de 900 companhias italianas instaladas no Brasil, mais um motivo que justifica aprender o idioma. Além disso, o italiano é falado por mais de 75 milhões de pessoas que estão espalhadas em mais de 34 países, entre Itália, Vaticano, Suíça e Brasil.

Veja também: + Descubra como colocar o intercâmbio no currículo

+ Conheça 8 aplicativos e sites para aprender inglês de graça

Como colocar o idioma no currículo?

De acordo com o Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, essa seção deve vir após a formação acadêmica. Além disso, é importante descrever outros detalhes, como a duração de algum curso ou do intercâmbio, quando for o caso, e também suas experiências com o idioma.

O candidato deve mencionar qual o nível de fluência, sendo o básico para quem tem pouca compreensão do idioma e não consegue manter uma conversa; intermediário para quem sabe iniciar uma conversa, mas tem dificuldade de manter e avançado, que se destina às pessoas que sabem ler, escrever e conseguem conversar tranquilamente, sem dificuldades.

E atenção! Não minta na tentativa de ser convocado para uma determinada vaga. Os recrutadores sempre verificam por meio de teste oral ou escrito se o seu nível de fluência realmente condiz com o que o candidato colocou no currículo.

Outras dicas para alavancar sua carreira

Além do idioma, o candidato precisa se dedicar aos estudos para alavancar a carreira. Isso pode ser feito por diversos caminhos, como cursos livres, graduação e especialização. A escolha depende dos objetivos profissionais de cada um.

Independente do que escolher, lembre-se sempre de optar por instituições sérias e comprometidas com a capacitação dos profissionais. No caso do ensino superior, escolha sempre as universidades que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para que o seu diploma tenha validade no mercado de trabalho.

Conheça algumas instituições que são bem avaliadas e oferecem condições especiais nas mensalidades, como bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos presenciais e a distância:

Leia mais: + Conheça os diferentes níveis de senioridade no mercado de trabalho

+ Carreira e negócios: 5 podcasts para você acompanhar

+ Conheça os 5 melhores cursos intensivos de idiomas

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.