Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Nutricionista Funcional: o que é, o que faz e como atuar na área

27 de abril de 2023
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Cuidar da alimentação e ter uma boa relação com ela passou a ser meta de muitas pessoas. Ou melhor, se tornou um estilo de vida. Para isso, o auxílio de um profissional da área, como um nutricionista, é imprescindível para alcançar e manter esse objetivo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Porém, para cada tipo de pessoa e objetivo deve-se criar uma proposta de alimentação – até porque um prato saudável para um pode não ser para outra pessoa – é necessário que o profissional em questão trabalhe de forma bem individualizada, que é o caso do nutricionista funcional.

Quer entender um pouco mais sobre essa profissão? Então siga com a leitura!

Veja também:
+ Nutricionista: O que faz, como se tornar um e onde estudar!

O que é nutrição funcional e para que serve?

A nutrição funcional é uma área especializada da nutrição que visa trabalhar com os alimentos de forma funcional, ou seja, que eles, além de nutrir, também auxiliem no tratamento de algumas doenças ou na prevenção delas.

O ajuste alimentar, neste caso, não é apenas para controlar a quantidade de calorias ingeridas, mas sim ter uma alimentação de qualidade, funcional, de forma que auxilie no funcionamento do organismo como um todo.

nutricionista-funcional

Qual a importância da nutrição funcional?

O diferencial da nutrição funcional é que este profissional analisa cada paciente de maneira específica. Ele irá rastrear os sintomas, sinais e características de cada pessoa em questão e relacionar com a escassez ou o exagero de certos nutrientes consumidos pela pessoa.

O que se estuda em nutrição funcional?

A especialização em nutrição funcional faz com que esse nutricionista tenha uma visão global das questões do seu paciente, o que, consequentemente, está fazendo com que a procura por esse tipo de profissional aumente.

Você pode ser um desses nutricionistas, é só seguir esse passo a passo, começando por escolher uma boa faculdade de nutrição.

Currículo e disciplinas

Depois de entrar em uma faculdade de nutrição, é preciso fazer uma especialização em nutrição funcional.

Durante essas etapas, você verá disciplinas que abordem sobre: bioquímica, farmacologia, higiene dos alimentos, fisiologia humana, imunologia, alimentos funcionais e substâncias bioativas.

Duração do curso de nutrição funcional

Tanto o curso de graduação quanto o de especialização variam no tempo de duração do curso. Então, a graduação em Nutrição pode durar de quatro a cinco anos. Já a especialização é possível fazer de cinco meses a dois anos.

Carga horária total

Além do tempo de duração do curso, um estudante de nutrição também precisa cumprir carga horária de estágio e atividades complementares.

De acordo com as diretrizes curriculares nacionais do curso de nutrição, o estudante deve ter 200h de atuação em pelo menos três áreas da nutrição: clínica, social e em unidades de alimentação e nutrição.

O que é um nutricionista funcional?

De modo direto e simplificando o que já falamos até aqui, o nutricionista funcional é aquele que se preocupa em prevenir o paciente de alguma possível doença, através da regulação nutricional, além de identificar os fatores que podem desencadear alguma enfermidade, eliminar sintomas e curar doenças.

Formação e habilidades necessárias

De modo geral, um nutricionista precisa ter as seguintes competências: 

  • ter total atenção à saúde; 
  • ter seu trabalho fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas; 
  • ter boa comunicação, clara e objetiva; 
  • ter liderança, uma vez que o nutricionista também pode atuar numa equipe multiprofissional.

Dentro das habilidades específicas dessa profissão podemos citar algumas, como: 

  • aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
  • contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais
  • planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
  • realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população
  • desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição.

Qual é a diferença entre nutricionista convencional e nutricionista funcional?

Em ambos os casos o nutricionista irá te indicar um plano alimentar que forneça nutrientes adequados e equilibrados para o corpo, de forma a prevenir doenças e manter a saúde.

A grande diferença está na abordagem e especificidade de cada um. Na nutrição funcional, o nutricionista irá identificar os nutrientes que faltam ou estão em excesso no seu organismo e corrigir esse desequilíbrio nutricional, ao invés de indicar uma alimentação balanceada geral, como acontece na nutrição convencional.

nutricionista-funcional

O que faz um nutricionista funcional?

Um nutricionista funcional irá trabalhar sempre pensando na individualidade bioquímica do paciente para receitar um tratamento centrado para ele, considerando o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes que ele tem, além da inter-relação com fatores fisiológicos e na saúde como vitalidade positiva. 

Avaliação do paciente

Para propor um plano de alimentação ao paciente, o nutricionista funcional precisa avaliar individualmente a bioquímica da pessoa. Para isso, ele faz entrevistas para saber a principal queixa do paciente, o histórico médico e familiar, além de realizar as análises clínicas.

Elaboração de plano alimentar personalizado

Com base nas respostas obtidas, o nutricionista vai analisar quais são os nutrientes em excesso e escassez no organismo do paciente.

Prescrição de suplementos alimentares

O nutricionista funcional, por ter feito a avaliação individual do paciente, através das entrevistas e exames laboratoriais, pode prescrever suplementos alimentares para auxiliar no equilíbrio nutricional da pessoa.

Nem sempre apenas a alimentação dá conta de corrigir as faltas nutricionais do nosso corpo, seja por questão individual ou por conta da rotina, sendo assim é necessário o auxílio de suplementos.

Acompanhamento e monitoramento do paciente

Mesmo após identificar o desequilíbrio nutricional do paciente e prescrever a dieta que ele deve seguir, também é necessário que o nutricionista realize um acompanhamento e monitoramento do mesmo para se certificar que a nova rotina alimentícia está atingindo a meta estabelecida, sem gerar novos desequilíbrios nutricionais.

Benefícios da nutrição funcional

Veja alguns dos benefícios mais gerais que um nutricionista funcional pode trazer para sua vida:

Melhora do sistema imunológico

Todos os órgãos do nosso corpo saem ganhando com uma alimentação funcional. Com os nutrientes certos ingeridos na quantidade correta é possível potencializar o funcionamento do nosso organismo e consequentemente todos os órgãos.

Prevenção de doenças crônicas

Se o nosso corpo está recebendo os nutrientes na medida certa e funcionando da melhor maneira possível, isso previne várias doenças, como é o caso da osteoporose, doença que atinge os ossos por falta de cálcio.

Aumento de energia e disposição

Com a alimentação regulada, o que auxilia no bom funcionamento do nosso corpo, é mais propenso a ter um aumento da energia e disposição corporal.

Controle do peso

Por controlar e corrigir a ingestão de nutrientes para o nosso organismo, e contribuir com a manutenção dos sistemas do corpo, o planejamento nutricional funcional também contribui para o controle de peso do indivíduo. 

nutricionista-funcional

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais, ou ingredientes, são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além de executar suas funções nutricionais básicas. Ou seja, eles oferecem benefícios à saúde além do valor nutritivo que há em sua composição química.

Desta forma, ele pode auxiliar na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes.

Exemplos de alimentos funcionais

  • Plantas, óleos de nozes e peixes: são fontes de ômega-3, composto funcional que auxilia na operação cerebral e na função comportamental, além de ajudar a reduzir a pressão alta.
  • Alimentos com substância natural responsável pela cor vermelha, como melancia e o tomate: são ricos em licopeno, que auxilia na proteção das células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas
  • Brócolis, espinafre, ervilha e kiwi: são fontes de luteína e zeaxantina, substâncias que também atuam no combate dos radicais livres e ajudam na prevenção de doenças como câncer e diabetes.

Como incluir alimentos funcionais na dieta

A dieta funcional não é uma fórmula única e cada organismo tem suas particularidades, ou seja, não basta apenas ver os benefícios de cada um e acrescentá-los no seu dia a dia do jeito que bem entender.

Para incluir os alimentos funcionais na sua refeição é interessante que se busque orientação de um nutricionista para investigar e identificar suas necessidades e montar um plano alimentar adequado para o seu organismo.

Como se tornar um nutricionista funcional?

Se gostou dessa profissão e tem interesse em se tornar um nutricionista funcional, abaixo listamos algumas faculdades que oferecem o curso de nutrição. Todas têm como vantagem as seguintes particularidades: têm a oferta de cursos à distância, no modo EaD, além de várias ofertas de descontos, bolsas de estudos e reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC)

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.