Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Emprego

Essas são 10 dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego

1 de janeiro de 2024
close das mãos de uma candidata na entrevista de emprego segurando uma prancheta e lendo seu próprio currículo.
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Atualizado em 13/6/2024

Muitas pessoas podem ficar nervosas diante de uma nova oportunidade de trabalho. E é extremamente comum não saber o que falar em uma entrevista de emprego, mesmo com conhecimento e preparo para o momento.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

A busca pela vaga ideal é difícil, e a convocação para as primeiras etapas de seleção podem gerar ansiedade, por conta de perguntas como “O que falar de mim em uma entrevista de emprego?” ou “O que devo falar em uma entrevista de emprego?”.

No entanto, mesmo tendo um currículo que se encaixa nos requisitos e o perfil perfeito para a posição, existem chances de se desclassificar por não conseguir saber o que dizer.

Por esse motivo, é fundamental saber o que falar em uma entrevista de emprego e como se portar nesse momento. Assim, você poderá aumentar as chances de atingir os seus objetivos e conseguir o trabalho dos sonhos.

Se você quer aprender como superar o nervosismo e saber o que falar em uma entrevista de emprego, está no lugar certo! Separamos uma série de dicas para te ajudar a encarar qualquer seleção, transmitindo confiança e credibilidade!

Confira também:
+ 10 dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego
+ 6 sinais de que você passou na entrevista de emprego



O que fazer antes da entrevista de emprego?

Antes de uma entrevista de emprego, é fundamental se preparar para a vaga com uma pesquisa aprofundada sobre a empresa.

É importante estar familiar com o setor, segmento e com a organização da qual deseja fazer parte. Por isso, procure saber sobre sua história, missão e valores.

Além disso, busque mais sobre as atividades da sua vaga, para ter ideia sobre quais serviços deverá cumprir e quais as políticas que irão reger a sua função. 

Dessa forma, além de impressionar o recrutador, você também evitará imprevistos desagradáveis no futuro, como receber uma pergunta que não sabe responder durante a entrevista de emprego.

Ainda, pesquisar sobre a empresa e o cargo é uma de te ajudar a desenvolver mais confiança, pois estará pronto para falar sobre a função, tirar dúvidas e não ter surpresas com detalhes como a média salarial ou a rotina exigida.

No dia da seleção, separe documentos e materiais que julgar necessário para saber o que falar em uma entrevista de emprego.

Também opte por uma rotina mais leve e saudável. Evite comer comidas pesadas, se mantenha hidratado e cumpra seus hábitos de higiene, que ajuda a se acalmar.

candidato sentado em uma mesa, na frente de dois profissionais de RH, para uma entrevista de emprego. na foto, ele aperta a mão de um deles.

Como apresentar suas habilidades e características na entrevista de emprego?

Para saber o que falar em uma entrevista de emprego e se preparar corretamente, é fundamental fazer uma pesquisa sobre si mesmo também.

Afinal, você também estará se apresentando, e precisa reforçar suas habilidades e características para o entrevistador.

Por isso, lembre-se de repassar suas experiências e expectativas. Também destaque suas qualidades, conhecimentos e habilidades mais relevantes.

Dessa forma, não ficará nervoso ao responder perguntas pessoais. Algumas das mais comuns são:

  • Qual sua experiência profissional?
  • Por que quer trabalhar nesta empresa?
  • Por que você saiu do seu último emprego?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?
  • O que a sua experiência pode agregar à empresa?

Assim, se você sente dificuldades para se expressar e não sabe o que falar em uma entrevista de emprego, estude sobre você mesmo e treine com uma pessoa conhecida. Isso ajudará a corrigir suas falhas e dará mais confiança para descrever suas habilidades.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


O que falar na entrevista de emprego?

Além de se preparar para a seleção, também existem algumas dicas sobre o que falar na entrevista de emprego.

Não existem fórmulas mágicas para conseguir a vaga, mas é possível incorporar algumas recomendações que o deixarão menos ansioso e mais confiante para o grande momento.

Com base em diversos especialistas de Recursos Humanos e experiências de entrevista, foi possível separar algumas sugestões sobre o que falar e o que considerar na sua apresentação.

Lembre-se que cada vaga e empresa são únicas, e podem exigir um preparo diferente. No entanto, com essas dicas, será possível ter mais convicção na sua apresentação. Confira 10 conselhos que separamos para você entender o que falar em uma entrevista de emprego:

Fale de si mesmo

Um dos principais pontos sobre o que falar em uma entrevista é saber expressar quem você é. Por isso, não tenha vergonha em falar sobre suas experiências anteriores, seus objetivos e planos.

Também aponte suas qualidades e defeitos, pontos que pode melhorar e o que deseja agregar para si com a vaga. Autoconhecimento é uma das chaves para uma entrevista de emprego bem-sucedida.

Fale das suas competências

Além disso, é importante falar honestamente sobre as suas competências relacionadas à vaga durante a entrevista de emprego. Nesse caso, foque em habilidades e conhecimentos que possam agregar positivamente à empresa.

Ainda, lembre-se que não é possível ser um candidato completo, mas existem alguns talentos que podem destacar o seu perfil. Não tenha receio em falar sobre seus conhecimentos técnicos e, principalmente, sobre sua disposição em se aperfeiçoar.

Fale por que você quer esta vaga

Se não souber o que falar em uma entrevista de emprego, expresse quais as suas expectativas e intenções com a vaga oferecida.

Nesta pergunta, o avaliador observa se você tem um pensamento alinhado com a companhia, e se preparar para essa questão pode te dar uma certa vantagem.

Não se esqueça de pesquisar sobre a organização e sobre a função pretendida, para ter mais propriedade no momento de expor o que você deseja, efetivamente.

Fale dos seus objetivos e metas para o futuro

Falar sobre os seus objetivos e metas para o futuro é uma maneira de transparecer mais confiança e ambição.

O entrevistador precisa ter a certeza de que além de ser o candidato ideal, seus planos também estão alinhados com as perspectivas de crescimento da empresa.

Por isso, informa o que você está planejando, se possui um plano de carreira ou intenções para a vaga.

Fale dos seus empregos anteriores

Enquanto isso, outra dica importante sobre o que falar em uma entrevista de emprego é sobre as suas experiências anteriores.

No entanto, tome alguns cuidados ao abordar esse tempo. Não apresenta uma abordagem negativa sobre superiores, colegas ou atividades.

Além disso, procure focar nos elementos positivos e no conhecimento adquirido anteriormente. Também mencione contratações que possam agregar ao seu perfil para o futuro.

candidata apreensiva enquanto os avaliadores leem o seu currículo na entrevista de emprego.


Fale honestamente sobre seus defeitos

Um dos pontos mais importantes, e que mais causam receio, em uma entrevista de emprego são as perguntas sobre os defeitos.

Na maioria das vezes, trata-se de um truque do entrevistador para conhecer mais sobre o candidato, qual o seu autoconhecimento e nível de humildade. Alguns dos principais erros incluem mencionar qualidades disfarçadas, como perfeccionismo ou alto nível de exigência. Procure evitar essas respostas.

Em vez disso, exponha suas limitações reais e priorize defeitos que podem ser melhorados, preferencialmente no ambiente que procura integrar. Por exemplo, fale sobre sua dificuldade com comunicação interpessoal, ou desejo de aprimorar o manejo de tempo para a realização de tarefas.

Além disso, também informe sua intenção de mudar esses pontos, como mencionar um curso que trata sobre o assunto.

Pergunte!

Uma dica importante sobre o que falar em uma entrevista de emprego é fazer perguntas para o avaliador. Isso demonstra interesse na vaga e estabelece um diálogo ativo, em vez de se limitar apenas a responder às perguntas diretas.

Além disso, também reforça qualidades no seu perfil, como proatividade e interesse, transmitindo uma imagem ainda mais positiva. Entretanto, lembre-se de não fazer perguntas óbvias, pois demonstra uma falta de pesquisa prévia.

Não fale demais nem de menos

Pode ser difícil encontrar o equilíbrio, mas é importante não demonstrar excesso de timidez ou extroversão. Não se limite a responder às perguntas com monossílabas, como ‘sim’ e ‘não’, mas não se estenda nas ideias.

Além de prejudicar sua impressão, pode confundir seu pensamento e levar a uma resposta que não favorece a sua avaliação.

O corpo fala!

Um dos pontos mais importantes em uma entrevista de emprego são os sinais não verbais que você emite para o avaliador. Isso porque o corpo também expressa sua personalidade e sentimentos naquela situação. Assim,  esteja atento para como você comporta, o jeito que se senta e o tom de voz.

A comunicação não-verbal é um dos critérios mais avaliados em entrevistas, e, por isso, é fundamental seguir algumas dicas, como:

  • Observe sua postura ao sentar. Não deixe o corpo muito relaxado ou tenso;
  • Jamais fique de braços cruzados;
  • Olhe nos olhos do entrevistador, não se mostre intimidado com as questões;
  • Procure uma posição confortável para as mãos, e evite gestos repetitivos;
  • Preste atenção à sua fisionomia, mantenha um semblante relaxado e aberto.

Evite gafes

Por fim, se atente para evitar situações constrangedoras que comprometam a sua imagem diante do avaliador. Procure não interromper o entrevistador durante sua entrevista de emprego, e evite expressar opiniões sobre assuntos polêmicos, como:

  • Comentários políticos: você não sabe qual a posição do seu entrevistador e, geralmente, esse assunto não vem ao caso em entrevistas de emprego;
  • Piadas: Pode ser que o entrevistador não veja graça no seu humor e você crie uma situação constrangedora desnecessária;
  • Expressar algum tipo de preconceito;
  • Forçar intimidade com o entrevistador;
  • Inventar experiências para ganhar crédito: isso pode causar problemas mais tarde.
  • Falar da sua vida privada mais do que o necessário.

Também preze por uma comunicação sem expressões de baixo calão ou gírias.

profissional de recursos humanos atenta enquanto realiza uma entrevista de emprego com uma candidata. enquanto ouve atentamente a jovem, faz anotações em seu papel apoiado na mesa.


Como aumentar suas chances de conseguir um emprego?

Além de seguir essas dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego, é possível aumentar suas chances de conseguir a vaga com qualificações e preparo adequado.

Atualmente, existe um alto nível de concorrência para diversos cargos e funções. Nesse caso, um candidato sem diferenciais ou experiência necessária deixa de se destacar.

Além disso, as empresas possuem cada vez mais funções complexas que necessitam de estudo para ocupá-las.

Nesse caso, ao optar por uma formação superior, você perceberá que as portas do mercado de trabalho se abrirão mais facilmente, com novas oportunidades e remunerações mais interessantes.

Ainda, com a faculdade, será possível encontrar estágios e experiências que aumentam as chances de uma efetivação, ou agregam no seu currículo.

Vale reforçar que estar preparado e ter experiência tornará a entrevista de emprego muito mais tranquila.

Por esse motivo, vale a pena começar a pesquisar sobre os cursos que mais combinam com você.

Nas faculdades da lista abaixo, você encontrará propostas que combinam com seu perfil, presencialmente ou no formato a distância, com muitas áreas de conhecimento:

É importante reforçar que elas são reconhecidas pelo MEC, garantindo a qualidade do curso e a validade do seu diploma para exercer a profissão escolhida.

Além disso, se você fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), elas estão presentes em programas de bolsas parciais e integrais e financiamento estudantil do governo, como o Prouni e o Fies

Se não fez o Enem, vale a pena conferir com elas os programas de ingresso próprio que também garantem descontos, como o vestibular agendado.

Com preparo e qualificação, será mais fácil saber o que dizer em uma entrevista de emprego e obter sucesso com a vaga!

Leia mais:
+ Saiba como se vestir para uma entrevista de emprego
+ Aqui estão 17 profissões para quem não sabe o que quer da vida

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.