Conheça as diferentes áreas da Biologia e qual combina com você

O curso de Biologia oferece muitos caminhos profissionais. Confira tudo aqui e veja onde estudar!

A Biologia – ou Ciências Biológicas – está vivendo um grande momento. Com seu extenso conhecimento sobre as diferentes formas de vida, o profissional é capaz de interagir com todas as outras áreas do conhecimento.

Isso faz com que a atuação do biólogo seja diversificada, inovadora, rentável e especialmente interessante.

A seguir, conheça as diferentes áreas da Biologia e descubra qual combina mais com você!

As diferentes áreas da Biologia

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) divide a área em três grandes eixos:

  1. Meio ambiente e biodiversidade
  2. Biotecnologia e produção
  3. Saúde

Dentro dessas três áreas existe nada menos que 87 atuações possíveis! Assim a gente percebe o quanto as Ciências Biológicas são dinâmicas e abrangentes.

Obviamente não daria para falar de todas as áreas aqui, por isso procuramos revelar algumas das mais promissoras.

A seguir, descubra qual área da Biologia combina com você!

Ensino – O ensino é uma das áreas mais fortes da Biologia, até porque grande parte das faculdades oferece o curso em grau de licenciatura. Os biólogos licenciados podem trabalhar como professores ou gestores em escolas de ensino fundamental e médio das redes de ensino pública e privada. Os que investem em mestrado e doutorado podem atuar como professores universitários.

Vacinas e medicamentos – O conhecimento em microbiologia permite que o biólogo trabalhe na busca por medicamentos e vacinas para doenças que atingem humanos e animais. Em época de pandemia, mostrou-se uma área essencial!

Análises clínicas – Trabalha em laboratórios especializados na análise de material biológico para diversos fins: exames, aplicação na indústria, etc.

Reprodução humana – Contribui com pesquisa de métodos e procedimentos que resolvam problemas de fertilidade em humanos.

Controle de pragas – Pesquisa métodos naturais ou de baixo impacto ambiental para controlar pragas que afetam plantações e rebanhos.

Perícia criminal e biologia forense – O biólogo está entre os profissionais que podem trabalhar com perícia criminal e biologia forense. Trata-se de uma atividade que ajuda a desvendar casos policiais ou crimes ambientais.

Biotecnologia – Esse biólogo integra conhecimentos das Ciências Biológicas e da tecnologia na busca pelo melhoramento de materiais na indústria (manipulação genética de frutas e sementes, por exemplo), criação de animais mais saudáveis, aceleração de processos naturais (fermentação, por exemplo).

Biossegurança – Trabalha com a redução de risco de contaminação por ativos biológicos em diferentes tipos ambientes, especialmente na indústria.

Terapias alternativas – Pesquisa métodos alternativos de tratamento que utilizam elementos pouco convencionais: extratos vegetais, tecidos animais, células-tronco.

Gestão ambiental – O biólogo pode trabalhar como gestor ambiental na recuperação de áreas degradadas ou contaminadas, no tratamento de efluentes e resíduos, no desenho de projetos para empresas e governos e na gestão de parques e áreas de preservação.

Biodiversidade urbana – Área que vem crescendo bastante. Trabalha com melhorias ambientais em grandes centros urbanos: arborização de cidades, paisagismo, manejo de nascentes, gestão ambiental urbana, parques, hortas comunitárias, auditoria ambiental.

Monitoramento ambiental – O profissional da biologia pode trabalhar em empresas que fazem monitoramento de áreas de preservação ou biomas ameaçados por atividades ilegais (garimpo, desmatamento, etc.) ou por acontecimentos naturais (incêndios, enchentes, etc.).

Ecoturismo – Ajuda na elaboração de roteiros turísticos: o que pode, o que não pode e a melhor forma de manter preservado o ambiente a ser visitado.

Por que fazer Biologia?

Biologia é uma graduação bastante procurada. No país inteiro, mais de 110 mil estudantes estão matriculados em quase 600 faculdades, entre presenciais e online.

A duração é de quatro anos. É possível optar entre o bacharelado e a licenciatura – ou, para ter mais oportunidades no mercado de trabalho, fazer os dois!

O grande trunfo da Biologia é estudar todas as formas de vida – vegetais e animais –, sua estrutura e suas relações com o meio ambiente. Esse caráter generalista faz com que os biólogos possam trabalhar de forma multidisciplinar com praticamente qualquer outra área: comunicação, administração, computação, engenharia, sociologia, arquitetura, agronomia e por aí vai.

O curso desperta o interesse para o estudo da composição e do potencial de transformação que cada forma viva tem no planeta.

Por exemplo: qual tipo de alga pode ajudar a purificar água poluída? Qual planta pode ser oferecida como alimento a determinadas espécies? Como obter um determinado processo químico misturando este ou aquele elemento?

A educação ambiental e a valorização da biodiversidade estão entre os conhecimentos-chave para o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

É um conhecimento valiosíssimo que, nas últimas décadas, tem sido bastante solicitado por indústrias e organizações de praticamente todas as áreas de atuação.

Os cursos de Biologia a distância fazem bastante sucesso. Eles permitem que os estudantes acompanhem as aulas de casa, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem cheio de recursos audiovisuais. As atividades em laboratório são feitas de forma presencial, nos polos de apoio. O diploma tem aval do Ministério da Educação (MEC).

Onde estudar Biologia

Biologia, ou Ciências Biológicas, espera por você em centenas de faculdades por todo o Brasil.

Dados mais recentes do censo da educação superior apontam que 60% dos alunos matriculados estão na licenciatura.

Os números impressionam e dão a ideia da concorrência que espera pelos futuros biólogos no mercado de trabalho.

Por isso não dá para investir num ensino mais ou menos e tentar correr atrás do prejuízo depois. Procure estudar em faculdades reconhecidas pelo MEC e que tenham boa receptividade no mercado de trabalho, independentemente se você busca um bacharelado, uma licenciatura ou os dois.

Essa mesma lógica vale para as mais de 60 faculdades que oferecem Ciências Biológicas no formato a distância. Fique ligado.

Não sabe por onde começar sua pesquisa?

Então se liga nas faculdades que a gente separou. Nelas você encontra o curso de Ciências Biológicas em diversas modalidades:

Veja também:

Descubra quanto custa uma faculdade de Biologia

Com qual área da Biologia você se identificou mais? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin