Entenda o que faz um coach e como se tornar um

O termo “coaching” é uma expressão da língua inglesa que passou a ser usada em 1950 nos Estados Unidos para se referir à capacidade de gerenciar pessoas em diferentes projetos. A partir de então, diversas técnicas de desenvolvimento de pessoas foram criadas ou aperfeiçoadas.

Atualmente, esse ramo profissional não é regulamentado, isto é, não há uma formação específica ou um curso determinado de graduação que habilite alguém a trabalhar na área. Por isso, há coach com diversas formações, de graduados em Psicologia a graduados em Economia.

Outra característica é que, apesar de não se regulamentado, os profissionais de coach têm se profissionalizado por meio de cursos específicos, reconhecidos por associações da área.

Qual é a diferença entre coach, coaching e coachee?

Os três termos citados acima pertencem à língua inglesa. Conheça o significado de cada um deles:

Coaching

O “coaching” é o nome do curso, do processo e do acompanhamento realizados. No caso, eles precisam ser feitos a partir de uma metodologia que visa tanto o cumprimento de metas como auxiliar nas tomadas de decisão. 

Coach

O “coach” é o profissional que vai orientar e conduzir o processo. Em outras palavras, ele é o orientador. 

Coachee

O “coachee” é o aluno, a  pessoa que será conduzida ao longo do curso e da preparação

Qual é a função de um coach?

A função de um coach é desenvolver e orientar uma pessoa no âmbito pessoal ou profissional. Isso porque existem coachings de finanças, carreira, relacionamentos, entre outros.

É importante saber que esse processo deve ser feito a partir de uma metodologia que estabelece metas e visa o aprimoramento diário, com a criação de uma rotina e dinâmicas que ajudem o coachee a atingir o que foi estabelecido. 

Qual é a formação do coach?

Há várias formações que podem habilitar uma pessoa a ser coach. Isso acontece porque, como vimos,  há diversos tipos de coachings. Veja, abaixo, algumas formações que podem ajudar quem quer ser coach:

Coach de finanças

O coach de finanças ajuda os coachees na missão de adquirir uma educação financeira. Em geral, aprende-se não apenas a poupar, mas a investir em de modo seguro e rentável. Isso porque uma parte do sucesso nos investimentos está relacionado ao autoconhecimento: qual é o seu perfil de investidor? Quais assuntos você já domina? As respostas a essas perguntas podem ser obtidas ao longo do coaching.

coach finanças

Graduação em Administração

O profissional formado em Administração é capaz de gerenciar recursos humanos e materiais, além de saber planejar estratégias de competitividade e crescimento por meio da melhoria na eficiência. Assim, um administrador desenvolve uma visão sistêmica sobre as situações, o que auxilia nas tomadas de decisão.

Graduação em Ciências Contábeis

O contador, ou contabilista, é um profissional com capacidade de planejar e gerir as finanças de uma instituição. Na graduação, o aluno aprende a criar e a orientar estratégias financeiras. Ao final do curso, o graduado na área pode prestar serviços de assessoria contábil.

Graduação em Economia

O profissional da área de Economia estuda e gerencia processos de distribuição de renda, produção de bens e serviços. Ao final da graduação, o economista terá grande conhecimento tanto matemático quanto  das relações humanas.

Coach de carreira

O coach de carreira ensina ao coachee como construir uma carreira. Isso porque carreira é diferente de emprego. Ter capacidade de planejamento, objetivos bem definidos e estratégias traçadas não é para qualquer um. Por isso, um profissional que entenda como os processos seletivos são formados e quais habilidades são desejadas pelo mercado de trabalho, podem te ajudar a desenvolver uma carreira.

coach carreira

Graduação em Relações Públicas

O graduado em Relações Públicas é habilitado a construir, a promover e a preservar a imagem e a reputação de uma empresa, marca ou mesmo pessoa, por meio de assessoria e projetos de comunicação. Além disso, ao longo do curso, o profissional desenvolve uma visão estratégica sobre os negócios e as políticas de relacionamento entre o público e as organizações.

Coach de relacionamentos

O coach de relacionamento pode ensinar como construir relacionamentos saudáveis. E não apenas os amorosos, as amizades e outros tipos de relacionamentos também. No caso, o profissional ajuda o aluno a entender quais são as próprias limitações e como lidar com elas para atingir os objetivos desejados.

coach relacionamento

Graduação em Psicologia

Os profissionais de Psicologia estudam e lidam com o comportamento humano, podendo analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente para ajudá-lo a identificar e a superar alguns problemas. O formado na área pode trabalhar no setor de Recursos Humanos de uma empresa, com assistência social ou ainda como autônomo, em uma clínica ou consultório particular. 

Coach empresarial

O coach empresarial não ensina apenas uma pessoa, mas um grupo, uma equipe. Em geral, esse tipo de serviço mescla conhecimentos sobre administração, gestão de pessoas e marketing.

coach empresa

Graduação em Marketing

A graduação em Marketing forma profissionais que são capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado. Além disso, ao final do curso, o aluno pode se especializar como um administrador especializado em aumentar as vendas e criar estratégias de mercado. Em relação ao mercado de trabalho, o formado pode trabalhar em uma empresa ou agência de comunicação, além de poder trabalhar como freelancer, de modo mais autônomo.

Quanto ganha um profissional de coach?

salario coachA profissão de coach é desregulamentada, existindo profissionais de diversas formações seguindo essa carreira, conforme vimos. Por isso, é difícil estabelecer uma quantia média exata sobre quanto ganhar um coach. Ainda assim, nós podemos mostrar qual é o salário médio indicado em um dos portais de carreiras do país, o Glassdoor.

Segundo o site, o salário médio de um coach é de R$ 5.300,00. É importante ter em mente que grande parte dos coachs trabalham como profissionais liberais, de modo que eles ganham de acordo com o número de sessões ou de compromissos assumidos. 

Quem pode se tornar um coach?

profissoes coach

Embora esteja em crescimento, a carreira de coach ainda não foi regulamentada no Brasil. Assim, profissionais de diferentes formações podem trabalhar como coach. O importante, neste caso, é o profissional ter experiência profissional, repertório técnico e teórico sobre o que será ensinado e, também, conhecer e saber aplicar a técnica coach, que consiste em estabelecer metas e buscar atingi-las por meio do desenvolvimento pessoal. Desse modo, graduados em diferentes áreas podem atuar nessa área profissional, até porque é de administradores, por exemplo, possuem mais facilidade para lidar com contas e finanças do que um profissional de comunicação, por exemplo.

O importante é ter mente que ao longo da faculdade são ensinadas diversas técnicas e teorias que podem ser somadas à metodologia coaching.

Onde estudar para ser coach:

Como vimos, há diversas formações que podem te auxiliar a construir uma carreira de coach. O importante, neste caso, é procurar instituições de ensino superior que sejam de qualidade e reconhecidas pelo MEC. Os cursos como Administração, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Marketing, Psicologia, entre outros, abordam muitos conceitos e conhecimentos também utilizados no coaching.

Se interessou por algum desses cursos? Então, confira esta lista de faculdades privadas, de ensino presencial e a distância, bem avaliadas pelo MEC. São instituições que oferecem descontos em suas mensalidades, além de participarem de programas de bolsas e de financiamento estudantil do governo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!