Confira 6 carreiras para quem gosta de desenhar

A escolha de uma profissão é um processo que deve considerar oportunidades profissionais, vocação, habilidades técnicas, entre outras. Por isso, se você gosta de desenhar e não sabe qual carreira seguir, não se preocupe! Listamos, abaixo, 6 carreiras para quem gosta de desenhar! Conheça a formação necessária, a situação do mercado de trabalho, como é o dia a dia desses profissionais e muito mais!

+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

6 carreiras para quem gosta de desenhar

carreiras para quem gosta de desenharSe você gosta de desenhar, saiba que é possível fazer dessa habilidade uma profissão. Uma não, várias. Isso porque há diversas carreiras em que saber desenhar é um diferencial ou mesmo um requisito.  Veja 6  carreiras para quem gosta de desenhar:

1. Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais aptos a lidarem com a elaboração de projetos para a construção de obras. Ou seja, é necessário gostar de desenho, pois é preciso fazer as chamadas “plantas arquitetônicas” são desenhos, reproduções sobre o que é esperado do projeto em execução.

Atualmente, os profissionais da área não utilizam mais a antiga prancheta em cima de uma mesa grande de apoio. Isso porque há softwares e programas que permitem a elaboração do projeto no meio digital. Ainda assim, é necessário gostar de desenho, já que desenhar continua sendo uma função recorrente na carreira da área.

Isso porque para avaliar e projetar corretamente o conforto, a funcionalidade e a estrutura de um imóvel, o arquiteto precisa entender sobre proporção e ter competência técnica para elaborar e avaliar projetos.

Ainda assim, é importante destacar que não é necessário saber desenhar para iniciar o curso. Só que algumas faculdades aplicam uma prova específica de desenho para os candidatos do curso.

+ 6 filmes indicados ao Oscar para te ajudar no Enem e outros vestibulares

O design gráfico é um profissional apto a elaborar e desenvolver a identidade visual do cliente, seje ele uma empresa, um prestador de serviço ou um autônomo. Assim, o design cria os diferentes materiais solicitados, como sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, campanhas publicitárias, logotipo, entre outros conteúdos.
O curso de Design é abrangente, assim como sua área de atuação profissional. Isso porque o design pode trabalhar em agência publicitárias, empresas tradicionaos, veículos de comunicação, além de  poderem ser freelancer, trabalhando para diversos clientes ao mesmo tempo.

3. Moda

carreiras para quem gosta de desenharA carreira de moda é indicada para quem gosta de desenho e costura. Isso porque profissional da área é o responsável por realizar o design e a confecção de roupas e acessórios.

No curso de Moda, os estudantes desenvolvem a criatividade e a sensibilidade artística, além de adquirirem repertório sobre a área. Ao final da graduação, o estudante deve entender sobre a combinação de cores, estilos, texturas, além de saber identificar tendências da área.

Em relação ao mercado de trabalho, o profissional de moda pode atuar como autônomo ou como prestador de serviço para uma indústria ou comércio. O estilista é o responsável por criar peças. Já o profissional de moda, além de poder desenhar novos modelos, também aprende sobre a produção de roupas, de desfiles, além de entender sobre ensaios fotográficos e ilustrações.

Essa formação é oferecida nas modalidades de bachareladotecnólogo e técnico.

+ 6 cursos superiores para quem gosta de desenhar

4. Engenharia Civil

Em geral, as pessoas acham que quem cursa engenharia precisa entender e gostar de números. Só que, no caso de Engenharia Civil, os estudantes da área também podem gostar de desenhar, pois o profissional da área deve elaborar projetos sobre diversos tipos de obra, como casas, prédios, pontes, rodovias, entre outras estruturas.

Desse modo, ao final da graduação, o estudante deve estar apto a analisar as condições do terreno, identificar as instalações existentes, além de garantir a segurança da obra e gerenciar a equipe responsável.

Por ser uma das carreiras mais tradicionais na área de Engenharia e por existirem diversos tipos de construções, o aluno pode se especializar em um dos diversos segmentos, como transporte, estruturas, hidráulica, gestão de projetos, materiais para construção civil, entre outras. O curso de Engenharia Civil é ofertado nos níveis de bacharelado e de pós-graduação.

5. Artes Visuais

O curso de Artes Visuais, como o nome sugere, trabalha com a percepção visual de diferentes tipos de arte, como a pintura, a escultura, a fotografia, entre outras. Além disso, os formados na área podem trabalhar com a produção, percepção e reflexão sobre a arte desenvolvida.

O mercado de trabalho é amplo: o profissional pode construir carreira como ilustrador, design, fotógrafo, diretor de arte, curador de museus, gestor cultural, cenógrafo, entre outras

O curso é oferecido nas modalidade de bacharelado e de licenciatura. De modo que os profissionais com o segundo tipo de formação pode trabalhar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio como professor. O curso é oferecido em diversos modalidades, confira: bachareladolicenciaturapós-graduação e técnico.

6. Ilustrador

carreiras para quem gosta de desenharO ilustrador é o profissional que trabalha com ilustrações, de diversos tipos, como desenhos, animações e elementos gráficos. Em geral, são montagens para empresas e clientes. A sua função é requisitada para a elaboração da identidade visual de produtos e marcas, como logomarcas, embalagens, rótulos, entre outros produtos.

Não é obrigatório concluir uma graduação para trabalhar na área. Ainda assim, o mercado de trabalho acirrado faz com que uma boa formação seja um diferencial e um facilitar para conseguir empregos.

Onde estudar?

Você ficou interessado em seguir alguma dessas carreiras? Veja, então, onde estudar! E o melhor: com bolsas de estudo de até 80%! Confira, a seguir, a lista de universidades bem avaliadas pelo MEC e que oferecem bolsas de estudo para diversos cursos presenciais e a distância:

Leia mais

+ Preciso saber desenhar para cursar Arquitetura?

+ 8 cursos para quem gosta de artes

Qual carreira quem gosta de desenhar deve seguir?

Atualmente, existem diversas carreiras que podem ser indicadas para profissionais que gostam de desenhar. Confira algumas

Conheça 6 profissões indicadas para quem gosta de desenhar

Veja 6 carreiras indicadas para quem gosta de desenhar e quer fazer da habilidade uma escolha profissional

Onde estudar cursos relacionados a desenho?

Saiba onde estudar com bolsas de estudo de até 80%

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin