Descubra 5 novas áreas do Direito para trabalhar

O Direito é um dos ramos de atuação que mais passa por transformações. Pensando nisso, descubra 5 novas áreas do Direito para trabalhar.

O surgimento de novas áreas de trabalho no Direito é comum pois, assim como a sociedade muda, as leis também precisam mudar. Conforme novos agentes influenciadores surgem no convívio das pessoas, os profissionais de Direito precisam pensar em métodos para alcançar um certo equilíbrio.

Para os advogados formados ou os estudantes, essas novas áreas representam boas oportunidades de trabalho. Se você tem essa profissão, descubra 5 novas áreas do Direito para trabalhar.

novas áreas do Direito

Leia mais: Saiba tudo sobre a faculdade de Direito e veja onde estudar

Descubra quais são as áreas de atuação de Direito

Direito Digital

Se antes qualquer pessoa podia agir da forma que julgasse adequada na Internet, hoje existem regras e leis que dão diretrizes sobre o comportamento online. O Direito Digital é uma das novas áreas para trabalhar que tem como campo de atuação o mundo virtual. 

O advogado vai defender os interesses do seu cliente, que pode ser uma reparação por ofensas online, prejuízo em e-commerces ou uso indevido de dados.

Como essa área ainda é bem nova, a maioria dos materiais de estudo para se especializar estão no formato PDFs, com livros e artigos de pesquisadores do Brasil e do mundo.

Para estudar, a dica é baixar o PDF e, posteriormente, converter o PDF para Word, para permitir edições e acréscimos de observações.

Esse processo pode ser feito com o auxílio da plataforma Small PDF, que consegue transformar um PDF nos mais diversos formatos editáveis. Assim, você consegue estudar sobre o tema, anotando ainda suas próprias ideias.

Direito da Saúde

Uma das novas áreas do Direito para trabalhar surgiu graças ao aumento da procura das pessoas pela telemedicina. A telemedicina é um tipo de atendimento médico realizado à distância, por meio de chamadas de vídeo.

O conceito já existia, mas foi com a pandemia que o segmento teve um crescimento considerável. E abriu espaço para o Direito da Saúde.

No Direito da Saúde, os profissionais vão gerenciar as questões jurídicas desse tipo de atendimento, como preços, contratos e até a receita de remédios. E ainda que, em breve, as clínicas médicas voltem a funcionar plenamente, esse modelo de atendimento tem tudo para continuar após a pandemia.

Compliance e ética

Já faz algum tempo que a Lei Anticorrupção entrou em vigor, em meados de 2014, com a proposta de criar ambientes corporativos mais éticos. Apesar disso, muitas empresas ainda estão se adaptando à essa regulamentação.

Por isso, uma das novas áreas do Direito para trabalhar que tem se destacado é o Compliance e ética. Esse segmento cuida da ética corporativa, direcionando esforços para as auditorias internas e a criação de códigos de conduta.

Além disso, é o Compliance de uma empresa que intermedia problemas entre os profissionais, como os casos de denúncia de abuso de poder. Como as empresas buscam se adequar ao que pede a lei, essa área do Direito tem tudo para continuar crescendo.

Recuperação judicial e de crédito

O cenário econômico do Brasil e de outros países do mundo, neste momento de enfrentamento da pandemia, não é dos melhores. Por conta disso, muitas empresas estão fechando suas portas. Aos antigos donos, cabe realizar uma série de atividades burocráticas, para encerrar o negócio da forma correta ou entrar em recuperação.

Assim, uma das novas áreas do Direito para trabalhar, com bom nível de demanda, é a recuperação judicial e de crédito. Nesse sentido, o advogado vai representar empresas em fase de recuperação judicial perante os bancos, além de prestar assessoria no fechamento de negócios.

Direito Ambiental

O Direito Ambiental não é uma novidade. Porém, cada vez mais pessoas buscam informações sobre o conceito Eco-Friendly e a sustentabilidade. Com o aumento da conscientização ambiental, os advogados que defendem essa causa serão mais procurados.

Nessa área, o advogado pode prestar consultoria para empresas que querem inserir a sustentabilidade em seus valores, ou defender o interesse de instituições em relação a áreas protegidas.

O velho e o novo no Direito

O Direito está entre os ramos de estudo e trabalho mais antigos da humanidade. Em muitos países, o curso foi o primeiro a chegar nas universidades.

Apesar de ser algo antigo, o Direito se renova ano após ano. Afinal, as relações humanas se transformam e é preciso um profissional para intermediar conflitos que surgem.

Assim, ao descobrir essas 5 novas áreas do Direito para trabalhar, estudantes e advogados conseguem aumentar o leque de possibilidades de atuação. E, como consequência, a comunidade ganha profissionais ainda mais preparados!

Onde estudar Direito?

Atualmente, existem diversas universidades que oferecem a graduação em Direito. São mais de mil instituições de ensino públicas e privadas que oferecem este curso, o que coloca o Brasil na posição de país com mais faculdades de Direito no mundo!

Com tantas opções para escolher, o primeira dica é verificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para te ajudar, separamos algumas faculdades de Direito reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, confira:

Leia mais: Direito e Advocacia: saiba mais sobre a profissão

Conheça as áreas mais bem pagas do Direito

E você, já sabe em qual área do Direito quer trabalhar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!