Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Conheça mais sobre os cursos de graduação tecnológica, que duram a partir de dois anos, também são de nível superior e têm alta empregabilidade!

ciencias-sociais

Os cursos superiores de tecnologia, também chamados de tecnológicos e cursos de tecnólogo, permitem concluir uma faculdade em apenas dois anos e são muito procurados por quem quer ter um diploma de curso superior em pouco tempo.

Este tipo de curso de curta duração também dá ao aluno qualificação superior, como as faculdades tradicionais. Em um curso tecnológico, o estudante que se forma recebe o título de Tecnólogo. São cursos criados para atender às necessidades do mercado de trabalho por mão de obra de nível superior. Por isso, quem se forma em graduações tecnológicas tem alta empregabilidade.

O foco desse tipo de curso é bem mais voltado para o mercado de trabalho, por isso, se você busca por algo com uma pegada mais acadêmica, talvez seja interessante ir atrás de outras possibilidades. Agora, se seu foco é realmente mais para aprimorar o currículo em busca de oportunidades variadas de emprego, o tecnólogo atenderá bem às suas necessidades.

Quais são os cursos superiores de menor duração?

Se você quer ter um diploma de curso superior para complementar o currículo e consequentemente complementar (ou aumentar!) a sua renda, provavelmente já se pegou pensando em qual deles é mais rápido de ser feito.

Para quem tem vontade de fazer uma faculdade em menos de quatro anos, saiba que isso é super possível por meio dos cursos superiores de tecnologia. O diploma destes cursos é válido e eles não perdem em nada para diplomas de graduação com duração de quatro anos ou mais!

Por isso, conheça algumas possibilidades de cursos superiores e tecnológicos que vão te fazer ter um diploma em mãos em pouquíssimo tempo, em torno de dois anos.

+ O que é tecnólogo? Veja dúvidas comuns sobre esse tipo de graduação

Qual a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura?

Pode ser que você tenha ficado com dúvidas ao nos ver falando sobre um tecnólogo. Mas e então, é ou não considerado como faculdade?

Quem faz um curso tecnólogo tem sim diploma em curso superior. Entretanto, um diploma mais voltado às necessidades e exigências do mercado de trabalho.

faculdade de dois anosAgora, quem faz bacharelado (o tipo mais comum de graduação), possui um currículo com aplicabilidade diferente. E nos casos de quem escolhe cursar licenciaturas, o curso é mais voltado para aqueles que têm o desejo de lecionar.

Quer um exemplo mais prático? Vamos pensar na área das ciências da natureza e biológicas. Se você fizer um tecnólogo em Gestão Ambiental, sua atuação profissional permite um leque de possibilidades, geralmente voltadas à preservação ambiental em diversos locais.

Agora, se fizer bacharelado em biologia, poderá atuar também em reservas ambientais, indústrias, pesquisas, dentre outros. Já o aluno que opta por uma licenciatura em biologia, todo esse conhecimento é voltado para a aplicabilidade em sala de aula, em especial para alunos do ensino básico e médio.

De qualquer forma, nos três casos o aluno recebe, ao final do curso, um diploma de curso superior.

+ Vantagens e desvantagens do EaD

Cursos Superiores Tecnólogos de curta duração:

Os cursos superiores de menor duração são os tecnológicos. Existem mais de 100 opções de cursos tecnológicos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Eles estão organizados em 13 áreas do conhecimento, ou “eixos tecnológicos”. Dentro destes eixos tecnológicos, existem opções variadas de cursos disponíveis – os quais veremos em seguida.

Primeiro, vamos dar uma olhada nas 13 áreas de conhecimento (ou eixos tecnológicos) disponíveis:

  1. Ambiente e Saúde
  2. Apoio Escolar
  3. Controle e Processos Industriais
  4. Gestão e Negócios
  5. Hospitalidade e Lazer
  6. Informação e Comunicação
  7. Infraestrutura
  8. Militar
  9. Produção Alimentícia
  10. Produção Cultural e Design
  11. Produção Industrial
  12. Recursos Naturais
  13. Segurança

Estes tecnológicos podem ter uma carga horária entre 1.600 e 2.400 horas, que deve ser concluída em 2 ou 3 anos.  Eles podem ser encontrados em faculdades bastante conhecidas e tradicionais, como a Anhanguera .

A duração dos cursos superiores tecnológicos varia entre 1.600 e 2.400 horas, sendo que os mais curtos, com duração de dois anos, são os seguintes:

Onde encontrar faculdade em dois anos?

Ainda em dúvida se deveria ou não fazer um curso tecnólogo? Então dá uma olhadinha nesse vídeo da Quero Bolsa falando sobre “Tudo sobre Tecnólogo: vale a pena fazer este tipo de curso?” e tire as suas dúvidas!

E aí, você gostou das opções que colocamos até aqui? Bom, como você pôde ver, elas são ótimas para quem deseja ter um diploma de curso superior no menor prazo possível. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação) – ou seja, com diplomas válidos em todo Brasil – a oferecer cursos superiores tecnológicos que duram dois anos:

Existe faculdade em 2 anos a distância?

O curso de tecnólogo a distância é uma ótima opção para quem precisa de um diploma de nível superior para entrar rapidamente no mercado de trabalho, mas não tem como se deslocar todos os dias até uma faculdade.

Profissionais que já estão trabalhando e precisam de uma graduação universitária para conseguir um salário melhor e dar aquela turbinada na carreira também se beneficiam dos cursos de tecnólogo a distância. Trata-se da modalidade ideal para conciliar trabalho e estudo.

Outra vantagem para quem faz o curso superior de tecnologia no formato EAD (ensino a distância) é a economia. Isso porque, além das mensalidades serem mais acessíveis, o estudante economiza com alimentação e transporte.

+ Veja a lista de cursos Tecnólogos EaD

Vale lembrar que qualquer faculdade que pretenda oferecer um curso superior a distância, seja ele de bacharelado, licenciatura ou tecnológico, precisa cumprir uma série de requisitos e ser autorizada pelo MEC (Ministério da Educação).

O MEC avalia as instalações dos polos presenciais, grade curricular, qualificação dos professores, recursos didático-pedagógicos e infraestrutura tecnológica, entre outros aspectos.

Faculdade rápida a distância? É possível!

Por que não unir a praticidade de um ensino EAD e a rapidez de um curso tecnológico? Parece até mentira, mas é mais real do que imagina. Pois é! Agora ficou um pouco mais fácil ir em busca daquele tão sonhado diploma de curso superior, não é verdade?

Dá uma olhadinha em alguns cursos possíveis na modalidade EAD para o grau de tecnólogo são:

+ Quanto um curso EaD é mais barato do que o presencial?

+ Confira a lista das maiores faculdades EaD do Brasil

Você está pensando em fazer um curso de tecnólogo e concluir a faculdade em dois anos? Qual curso vai escolher? E você que já começou ou que até mesmo concluiu um tecnólogo: você gostou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin