dcsimg

Saiba o que faz o fisioterapeuta e comece esse curso

Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda as estruturas e funções do corpo humano, visando a preservação e reabilitação da integridade dos órgãos e sistemas. Assim, o fisioterapeuta é o profissional capaz de prestar auxílio no tratamento de pacientes com lesões e disfunções, acelerando o processo de recuperação.

A função do fisioterapeuta é se ocupar de reabilitação dos movimentos dos pacientes através de exercícios físicos e massagens. Ele também atua na prevenção de doenças ocupacionais, ocasionadas pela rotina de trabalho.

Para exercer a profissão, os fisioterapeutas devem ser formados em cursos superiores de Fisioterapia autorizados pelo MEC e ser registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Saiba mais sobre a função do fisioterapeuta, as áreas em que pode atuar e veja onde estudar para ter um diploma reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho!

O curso de Fisioterapia

É possível cursar Fisioterapia de duas formas: na modalidade presencial e a distância. Em ambos os casos, o curso tem duração de cinco anos (10 semestres) e forma profissionais aptos a trabalhar na prevenção e promoção da saúde, bem como na reabilitação de pacientes com disfunções causadas por problemas de saúde e acidentes.

A graduação em Fisioterapia é de grau bacharelado e os alunos estudam disciplinas focadas nas ciências biológicas associadas a matérias das ciências humanas e sociais, aprendendo técnicas de diagnóstico cinético-funcional fisioterapêutico.

Para se formar, é obrigatório que o aluno realize um estágio, que costuma ser feito em hospitais, clínicas ou unidades básicas de saúde. Também é obrigatória a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

O que faz um fisioterapeuta?

É função do fisioterapeuta realizar um diagnóstico fisioterapêutico através da análise de exames e laudos médicos. Ele identifica as lesões e observa os movimentos do paciente, verificando se há presença de dor ou dificuldade motora.

Feito o diagnóstico, o fisioterapeuta indica o tipo de tratamento que deverá ser realizado. Em geral, o tratamento costuma envolver práticas terapêuticas como exercícios físicos, aplicação de massagens, treinamentos à base de frio e calor e exercícios na água.

Essas práticas são conduzidas pelo profissional de Fisioterapia, que acompanha e orienta o paciente durante seus exercícios e avalia o progresso do tratamento. Além disso, o fisioterapeuta também ensina os movimentos e atividades que o enfermo deverá realizar em casa, para potencializar o procedimento fisioterapêutico.

É responsabilidade do profissional avaliar o paciente com regularidade, acompanhando seu quadro de saúde e identificando o progresso no tratamento. 

Áreas de atuação do fisioterapeuta

Ao se formar na graduação e obter o registro, o fisioterapeuta pode encontrar vagas em locais como:

  • Hospitais, unidades de saúde, clínicas e consultórios
  • Academias e clubes esportivos
  • Centros de reabilitação
  • Indústrias de equipamentos fisioterapêuticos
  • Empresas que necessitam de cuidados ergonômicos
  • Clínicas de estética

Além disso, o profissional pode também se dedicar à pesquisa acadêmica e clínica, por meio de cursos de pós-graduação.

A seguir, mostraremos algumas das áreas em que o fisioterapeuta está habilitado a atuar. Confira:

Saúde Preventiva

É a área que visa prevenir problemas de saúde. O profissional que trabalha com Fisioterapia preventiva deve avaliar o estado de saúde, a rotina e os hábitos do paciente, a fim de prescrever um tratamento personalizado, com base em relaxamento muscular, alongamento corporal e exercícios respiratórios.

O objetivo da Fisioterapia preventiva é diminuir a tensão muscular, amenizar sintomas e evitar lesões por esforço repetitivo, além de também atuar no controle da ansiedade, insônia e sintomas da depressão.

Fisioterapia do Trabalho

Esta área se ocupa das possíveis doenças ocupacionais que acometem o trabalhador. A função do fisioterapeuta será investigar as atividades dos funcionários de determinada empresa, a fim de poder elaborar um programa de práticas que envolvem orientações a respeito da melhor postura para a realização de tarefas, ginástica laboral e exercícios.

O fisioterapeuta do trabalho também pode atuar prestando consultorias, com realização de palestras e treinamentos sobre postura e prevenção de lesões, e elaborando laudos ergonômicos, propondo melhorias e adaptações ao ambiente de trabalho. Ele ainda pode participar de exames de admissão, de acompanhamento e demissão.

Fisioterapia Desportiva

Nesta área, o fisioterapeuta se ocupa da saúde e do condicionamento físico de atletas, por meio de avaliações periódicas. Seu trabalho envolve a prescrição do melhor recurso terapêutico preventivo para cada tipo de atividade física realizada pelo desportista e o tratamento de traumas e lesões sofridos por ele.

O fisioterapeuta desportivo costuma atuar em clubes e equipes esportivas.

Fisioterapia Neurológica

Uma das áreas de atuação mais conhecidas do fisioterapeuta está na prestação de atendimento a pacientes que sofrem de distúrbios neurológicos, vítimas de derrame cerebral, paralisias e afins. O tratamento envolve a reabilitação dos movimentos corporais do paciente, com exercícios que auxiliam na locomoção e coordenação motora. 

Ortopedia e Traumatologia

Outra área bastante conhecida, aqui o fisioterapeuta atua em parceria com o médico ortopedista, atendendo pacientes vítimas de fraturas, traumas ou luxações. Seu trabalho é prescrever um tratamento que auxilia no alívio da dor e da recuperação dos movimentos do enfermo.

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Nesta área, o fisioterapeuta se especializa em atender pacientes que sofrem de doenças cardíacas e respiratórias, atuando tanto no tratamento quanto na prevenção, incluindo etapas pré e pós operatórias.

A prática fisioterapêutica envolve exercícios ligados aos aparelhos respiratórios e circulatórios.

Indústria de Equipamentos

Uma área de atuação menos conhecida é a da indústria de equipamentos fisioterapêuticos. Aqui, o fisioterapeuta atua na realização de testes e avaliações de produtos já existentes no mercado, bem como no desenvolvimento de novos equipamentos, que deverão ser utilizados na fisioterapia clínica.

Onde estudar Fisioterapia

Para exercer a função de fisioterapeuta, é necessário se formar em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação. Isso porque apenas essas instituições estão autorizadas a emitir um diploma válido no mercado de trabalho.

Por isso, montamos para você uma breve lista com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que oferecem o curso de Fisioterapia. Conheça:

Além do ensino de qualidade, essas instituições oferecem ainda benefícios que auxiliam os alunos a arcar com as mensalidades, como o ProUni e o FIES (disponível apenas para cursos presenciais).

Para quem prefere mais comodidade e menos burocracia, há ainda opções de bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios, que tornam acessível aos alunos a realização do sonho de obter o diploma de ensino superior.

Veja também:

Descubra o que se estuda em Fisioterapia

Quanto ganha um fisioterapeuta?

Agora que você sabe tudo o que faz um fisioterapeuta, conta para a gente nos comentários em que área da Fisioterapia gostaria de atuar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin