dcsimg

Entenda melhor os cursos e mercado de trabalho no Brasil

Confira tudo sobre os cursos que mais empregam e veja onde estudar! 

No Brasil existem mais de 200 cursos superiores, que se dividem entre bacharelados, tecnológicos e licenciaturas.

Os cursos de bacharelado têm duração média de 4 anos e oferecem uma grande carga teórica a seus estudantes. 

Os de licenciatura são direcionados a formar profissionais da área de educação, como professores e coordenadores da educação básica. 

Já os cursos tecnológicos atendem às demandas do mercado de trabalho e possuem curta duração, geralmente duram entre 2 a 3 anos. 

E apesar de mais novos, podem ser encontrados em diversas instituições de ensino superior, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Veja agora os cursos com maior empregabilidade no país e comece a estudar já!

Cursos com maior empregabilidade no Brasil 

Com tantas opções, às vezes fica difícil encontrar um curso superior que se encaixe no nosso perfil e ainda possua um amplo espaço no mercado de trabalho. 

Por isso, separamos uma lista com os principais cursos disponíveis nas faculdades do país, suas funções e seu nível de empregabilidade. Confira: 

Recursos Humanos 

O profissional de Recursos Humanos é responsável por cuidar de tudo que envolve pessoas dentro de uma organização, como: contratação, demissão, pagamento, benefícios, treinamento e carreira. 

Empregabilidade: Esta área é uma das que mais empregam no país, possuindo bons salários e ótimos cargos. 

Formação: O curso de Recursos Humanos tem duração média de 2 anos e é disponibilizado em diversas instituições, nas modalidades presencial e a distância. 

Marketing 

Profissionais desta área são responsáveis por pensar e elaborar novas formas de marketing para uma empresa, seja novos comerciais de TV, outdoors ou panfletos. O profissional de marketing precisa inovar e atrair novos clientes para a empresa em que atua. 

Empregabilidade: Os empregos estão sempre em alta para os formados em Marketing. Estes profissionais são insubstituíveis!

Formação: O curso de Marketing está disponível nos formatos bacharelado (duração de 4 anos) e tecnológico (duração de 2 anos).

Logística 

O profissional de Logística é essencial em empresas com média ou grande produção. Ele é responsável por organizar todo o processo, inclusive a entrega dos produtos, sendo muito valorizado pelas empresas.

Empregabilidade: Pelo Brasil ser um país com muitas indústrias, o mercado de trabalho para o profissional de logística sempre está em alta.

Formação: O curso de Logística é oferecido no formato tecnológico e pode ser encontrado em diversas faculdades do país.

Administração

Quem faz Administração pode atuar em diversos ramos, por exemplo:

  • Controladoria
  • Marketing
  • Logística
  • Recursos Humanos
  • Administração de Empresas
  • Consultoria
  • Comércio Exterior

Empregabilidade: Esta é uma graduação antiga e tradicional, que nunca perde o seu lugar no mercado!

Formação: O curso de Administração pode ser encontrado em diversas instituições do país e tem duração média de 4 anos. 

Direito 

Este curso é um dos mais tradicionais da nossa lista. A graduação em Direito existe há muitos anos no Brasil e no mundo, e tem se tornado uma área cada vez mais popular.

O estudante que conclui o curso de Direito não precisa, necessariamente, atuar como advogado ou juiz, pois existem diversos outros ramos de atuação.

Caso queira ser advogado, poderá atuar nas áreas de:

  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Direito Tributário
  • Direito Ambiental
  • Direito Empresarial
  • Direito Trabalhista
  • Direito do Consumidor
  • Entre outras 

Empregabilidade: O profissional formado em Direito, além de poder trabalhar em empresas privadas, poderá realizar concurso público ou atuar como autônomo. 

Formação: O curso de Direito tem duração média de 5 anos e está disponível em universidades públicas e privadas do país.

Tecnologia da Informação (TI)

Neste curso o estudante terá diversas disciplinas relacionadas à tecnologia, como Gestão da Informação, Programação de Software e Manutenção de Hardware. 

O profissional de TI pode ser contratado para atuar na Administração de Dados, Administração de Rede, Arquitetura da Informação, E- commerce, entre outros campos. 

Empregabilidade: Essa é uma das carreiras mais promissoras da lista. Trata-se de uma área que cresceu muito nos últimos anos e parece que continuará nesse ritmo, pois quanto mais a tecnologia avança, mais esses profissionais são requisitados.

Formação: O curso de Tecnologia da Informação é encontrado no formato tecnológico (com duração média de 2 anos) e pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância.

Ciências Contábeis

O profissional de Ciências Contábeis é responsável por organizar toda a parte financeira de uma organização. Ele controla receitas, despesas e lucros da organização, além de registrar todas as atividades financeiras, escrever relatórios e elaborar o balanço patrimonial.

Empregabilidade: O cientista contábil sempre terá seu espaço na área financeira e, por isso, pode contar com diversas vagas no mercado de trabalho. 

Formação: O curso é disponibilizado no formato bacharelado e tem duração média de 4 anos.

Engenharia de Produção  

O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos e por manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria.

Empregabilidade: Esse profissional é essencial no crescimento das grandes empresas de produção e o mercado de trabalho para esta área é bem amplo.

Formação: O curso tem duração média de 4 anos e pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância.

Onde encontrar os cursos com alto grau empregabilidade 

Veja a lista que separamos para você com boas faculdades que dispõem dos cursos com maior empregabilidade no país: 

As instituições acima são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e dispõem de bolsas, descontos, convênios e financiamentos próprios e sem burocracia para seus novos alunos! 

Veja mais:

Confira quais cursos de tecnólogo existem

Conheça 8 cursos de Licenciatura a distância reconhecidos pelo MEC

Já escolheu o curso que quer fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin