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Carreira

Social Media: o que é, o que faz e como se tornar um

13 de dezembro de 2021
social media
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Escrito porRedacao

A profissão de social media surgiu com o aumento do uso das redes sociais. Elas estão presentes no cotidiano de bilhões de pessoas para conectar amigos, familiares, famosos e seus fãs ou até servir como fórum para desconhecidos com interesses em comuns. Um local assim é um terreno amplo e fértil para as empresas.

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As marcas em geral, famosos, profissionais e instituições podem usar as redes sociais como uma ferramenta poderosa para alcançar seu público e criar uma relação forte com seus clientes ou admiradores.

Por essa razão, não dá para deixar um serviço com esse peso na mão de amadores ou do “sobrinho” que mexe na internet. A gestão de redes sociais precisa ser feita por quem entende do assunto. E este profissional se chama “social media”.

A seguir, vamos abordar todos os aspectos que envolvem a profissão para que você saiba o que é preciso para ser um social media. Entenda o significado do termo, as funções desse profissional, o que é preciso estudar e como está o mercado de trabalho na área.

O que significa social media? 

O social media é o nome usado para descrever qualquer profissional de marketing que tem como cargo principal criar estratégias e conteúdos para perfis nas redes sociais. Essas pessoas também podem ser chamadas de analistas de redes sociais e esse também é um nome que pode ser encontrado nas vagas de emprego.

Na prática, o Social Media pode cumprir papéis diferentes em uma empresa, desde os mais operacionais até os estratégicos. Contudo, as mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo que tenha essa multiplicidade na área, já que em muitas vezes, exige uma adaptação rápida para que os perfis, pessoal ou profissional, da marca continue relevante. Por isso, o profissional precisa estar de olho em tudo o que acontece nesse universo.

O grande objetivo das empresas que marcam presença nas mídias sociais é garantir o fluxo constante de clientes. Para isso, todas precisam criar uma estratégia de marketing que envolve o seu foco principal: o público-alvo.

Nessa rotina de gerir de maneira correta as redes sociais de uma marca, ser eficiente em meio a tantos processos é realmente desafiador, mas não impossível. Como qualquer profissional de qualquer área, a eficiência é algo que pode ser desenvolvido ao longo do tempo e é claro que com muita dedicação.

Buscar por ferramentas, trocas de ideias e recursos para melhorar na prática as redes sociais dos clientes com outros profissionais de social media faz parte da rotina.

social media

O que faz um social media? 

Tentar definir exatamente o que faz um social media pode ser um pouco complicado e até mesmo polêmico. Isso porque a profissão ainda não possui qualquer regulamentação oficial, então ao delimitarmos as funções talvez possa haver algumas diferenças em relação ao dia a dia de alguns profissionais da área.

Muitas empresas ou contratantes esperam que o social media entregue a produção referente a uma agência de publicidade inteira sem sequer pagar um valor suficiente para um profissional da área de marketing e comunicação.

São cinco as principais funções “oficiais” de um social media:

  • Gerenciamento de Redes Sociais;
  • Planejamento de conteúdo;
  • Análise de Métricas;
  • Responder comentários e mensagens;
  • Criar estratégias.

Conforme os tópicos acima, dá pra compreender que esse profissional é a pessoa que controla, domina e analisa a produção de conteúdo de uma página nas redes sociais para entregar a melhor estratégia de acordo com o combinado com seu cliente. 

Ou seja, o social media não é um fotógrafo, designer, diagramador, videomaker, editor, apresentador, ou afins.

É claro que o social media pode agregar qualquer uma destas funções ao seu serviço. Mas para isso deve cobrar o valor correspondente adicional.

Saiba mais: + Como trabalhar com marketing digital? Descubra tudo

Qual a diferença entre blogueira, influencer e social media?

Algumas pessoas não imaginam e até acham que o social media, blogueiro e influencer são a mesma pessoa, mas não é bem assim. As diferenças são claras e vamos te explicar:

O blogueiro é um termo brasileiro designado para uma pessoa que publica coisas em blog. De fato, esse termo é um pouco mais antigo, pois os blogs existem há um certo tempo na era da internet e, essa pessoa, pode ter ou não um certo número de leitores. 

No início do movimento de celebridades na internet, eram os blogueiros e blogueiras que comandavam tudo. 

Já o influencer é um termo utilizado para designar aquelas pessoas que formam opinião na era digital, tendência ou influenciam outros pela sua rede social. Elas podem ou não ter um blog, mas geralmente, usam o Facebook, Instagram e TikTok para expor sua opinião e criar seus conteúdos.

As blogueiras ou influencers não precisam entender absolutamente nada de social media. Pois é! Apesar de ganharem dinheiro com as redes sociais, todo o trabalho pode ser feito por uma equipe de mídias sociais que talvez nunca vai aparecer na frente das lentes e sim atuar nos bastidores.

Aqui vai um exercício comparativo. Imagine como um programa de TV. O apresentador não é a pessoa que prepara todo o conteúdo, filma, edita e coloca a produção no ar. Ele, claro, precisa estudar a pauta, ser comunicativo e ter uma boa relação com a sua imagem. Blogueiras e influencers trabalham basicamente da mesma forma.

Muitos influencers começam o trabalho de social media em suas páginas por conta própria. Mas conforme sua fama cresce e novos trabalhos vão surgindo, é essencial ter uma equipe dedicada para cada aspecto da sua carreira.

O que precisa estudar para ser um social media? 

Provavelmente, já conseguimos deixar um pouco clara a importância do social media para empresas, certo? Portanto, para seguir a carreira trabalhando diretamente com a gestão de redes sociais, é preciso ter uma série de habilidades, seja para criar conteúdo visual ou converter o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

De fato, muitos profissionais da área de marketing também conhecem as posições generalistas e, hoje em dia, decidem mudar para as redes sociais como uma forma de explorar ainda mais a capacidade da empresa.

Alguns até se especializam em uma plataforma específica, o que se torna uma estratégia eficaz para seguir uma carreira de social media freelancer, por exemplo.

Para quem deseja ingressar na área de social media, mas está começando do zero, provavelmente terá que começar em uma função de marketing básica. Entender as redes sociais é o ponto principal para se tornar um profissional de redes sociais.

Porém, se você deseja se especializar, você pode seguir alguns passos para se tornar um profissional ainda mais completo para o mercado, como:

  • Aprender habilidades de marketing voltadas para redes sociais;
  • Estabelecer uma presença nas mídias sociais;
  • Expandir a sua rede profissional.

+ Marketing: áreas de atuação, perfil e onde estudar

Qual a formação de um social media?

De fato, para adquirir as habilidades e competências para exercer a profissão que cuida das redes sociais dos clientes, é preciso que os interessados tenham formação em cursos da área de comunicação como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outros relacionados, ou tenha uma especialização em Marketing Digital.

Mesmo com a formação em nível superior, as atualizações na qualificação são fundamentais, pois as atualizações nas plataformas atuais são constantes, como já dissemos anteriormente. Portanto, para manter uma boa entrega de resultados é preciso dominar sua ferramenta de trabalho, que no caso são as redes sociais.

Qual faculdade fazer para ser social media?

O mercado educacional está se adaptando muito rapidamente às necessidades do mercado de trabalho. Com a popularização dos cursos tecnológicos, voltados para formação profissional rápida, já existe graduação em Gestão de Mídias Sociais.

O curso dura em torno de dois anos e é considerada uma formação de nível superior e é oferecida no formato EAD ou presencialmente em algumas cidades. Confira a grade que encontramos em uma faculdade que oferece este curso:

  • Cultura e Convergência Midiática
  • Empreendedorismo Cultural, Inovação Social e Criatividade
  • Fundamentos das Ciências Sociais
  • Fundamentos de Marketing
  • Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
  • Comportamento do Consumidor
  • História da Mídia
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
  • Negócios Eletrônicos
  • Planejamento de Mídia e Redes Sociais
  • Assessoria de Imprensa e Rp Digitais
  • Mídias Digitais e Arquitetura da Informação
  • Novos Negócios e Empreendedorismo
  • Pesquisa e Análise de Tendências de Consumo
  • Sistema de Informação e Pesquisa de Mercado
  • Edição de Conteúdos Multiplataformas
  • Métricas de Performance – Analytics
  • Mídias Sociais Contemporâneas e Tendências
  • Planejamento Estratégico para o Cenário 4.0
  • Storytelling

Como esta é uma graduação recente, existem profissionais bacharéis de outras faculdades atuando na profissão. Muitas vezes eles somam pós-graduações ou cursos livres na área de social media para ter um currículo turbinado. Algumas dessas graduações populares na área de social media são:

  • Comunicação Social
  • Marketing
  • Marketing Digital
  • Publicidade e Propaganda
  • Relações Públicas
  • Jornalismo

Apesar da pouca ou nenhuma relação do curso, até mesmo profissionais de cursos de Letras são vistos trabalhando como social media. Os cursos da lista acima oferecem um leque maior de possibilidades de trabalho aos seus formandos, mas também duram mais tempo.

A sua escolha por uma faculdade depende da sua vocação e também quais são seus objetivos a curto, médio e a longo prazo. 

Além disso, existem muitos profissionais de mídias sociais autodidatas, aprendendo com o conteúdo na internet e cursos livres (sem reconhecimento do Ministério da Educação).

Qual o melhor curso de social media?

Existem alguns cursos que podem ajudar você nessa busca para se tornar um profissional de social media que o mercado precisa e entender um pouco mais dessa carreira. Abaixo, confira alguns deles e ingresse agora mesmo nessa nova carreira:

  • Introdução ao Inbound Marketing – RD University (grátis);
  • Inbound Marketing – Hubspot Academy (grátis);
  • Gestão de Mídias Sociais – Rock University;
  • Marketing no Instagram – Rock University;
  • Marketing no Facebook – Rock University;
  • Gere conteúdo para promover sua empresa – Google Ateliê Digital (grátis);
  • Social Media Design 2.0 – Hotmart;
  • Redes Sociais como Ferramenta de Marketing – Senac;
  • Certificado Profissional de Marketing em Mídias Sociais – Facebook Blueprint (grátis);
  • Google Analytics para iniciantes – Analytics Academy (grátis).

Quanto ganha um social media?

Essa resposta depende da forma de trabalho do social media, que pode ser contratado de uma agência ou por uma empresa, ou que trabalha por conta própria e gerencia seus contratos e freelance.

Um profissional contratado no formato CLT, em caráter inicial, pode ganhar em torno de R$1.500 a R$2.500. O valor é muito variável conforme o porte da agência ou empresa, localização, experiência e volume de trabalho.

Já um profissional que prefere empreender por conta própria vai ter uma renda variável conforme os serviços que fechar naquele mês. Esta quantificação depende do nível dos negócios, volume de trabalho, entre outros fatores que vão depender da negociação e tempo livre para serviço disponível.

social media

+ Comunicação Social: saiba mais sobre essa carreira

Para quem este curso é indicado? 

Procurar uma formação superior para obter conhecimento, estágios, networking e experiência é algo fundamental hoje em dia. Você viu nos tópicos anteriores que várias graduações diferentes podem oferecer disciplinas que ensinam ferramentas necessárias a um social media.

Com isso, podemos dizer que o curso de social media é indicado tanto para quem já atua na área e deseja se especializar, como um publicitário ou profissional de relações públicas, como aquela pessoa que simplesmente adora mexer nas redes sociais.

De fato, não é uma obrigação hoje ter um ensino superior para entrar na área de social media, mas como já mencionamos acima, é preciso ter algum ponto inicial. Dominar as ferramentas de uso diário é uma forma de garantir isso.

Porém, é sempre importante lembrar que o ensino superior pode abrir novas portas nesse caminho que você deseja trilhar. 

Que tal procurar uma faculdade que tenha sua cara, amplie suas oportunidades de trabalho como social media e tenha tudo a ver com você? Nós te ajudaremos nesta missão mais que especial!

Mas se você já torceu o nariz pensando “Nossa! Mas uma faculdade custa tão caro!” saiba que a gente também pensou nisso. Na lista a seguir selecionamos algumas faculdades brasileiras reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) com condições imperdíveis.

Onde estudar para ser social media?

Quer iniciar os estudos e se tornar um social media, mas não sabe por onde começar? Separamos algumas universidades que ofertam cursos na área e são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de possuírem mensalidades muito acessíveis, elas possuem ensino presencial e EAD com unidades em todo o Brasil. E se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode conseguir uma bolsa de estudos ou financiamento para pagar só depois de formado com o Prouni e o Fies. Vale a pena conferir todas condições e opções disponíveis!

Leia também:

+ 10 Dicas de Como se Comportar nas Redes Sociais

+ Dicas de Como Usar a Rede Social para Buscar Emprego

E, aí? Gostou de saber o que é preciso para ser um social media e está animado para iniciar os estudos? Conte para a gente o que achou!

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