Saiba o que faz um agente administrativo e como se tornar um

A profissão de agente administrativo é muito buscada pelas pessoas que gostam da área administrativa e sonham em trabalhar em escritórios e repartições públicas. Neste artigo, você conhece mais sobre essa profissão e como se tornar um.

O que faz um agente administrativo?

O agente administrativo é o profissional que dá suporte administrativo nas áreas de administração, recursos humanos, departamento pessoal, financeiro e logística de empresas privadas ou públicas.

Esses profissionais tratam dos processos burocráticos das empresas e organizações nas mais diversas áreas. Seja lidando com pessoas ou finanças, eles garantem a rotina, organização e bom funcionamento do ambiente corporativo.

No setor administrativo, é comum que o agente administrativo organize, encaminhe, tire cópias e arquive documentos, faça o controle das contas a pagar, e cuide do envio de malotes e documentos.

Nas áreas de recursos humanos e departamento pessoal, o agente administrativo organiza documentos e arquivos, cadastra colaboradores, recebe correspondências e tira as dúvidas financeiras e gerais dos colaboradores.

Já no setor financeiro, o agente administrativo é o profissional que controla as contas a pagar, monitora os gastos, auxilia nas compras, cria relatórios e despacha documentos para a contabilidade.

De acordo com Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os agentes administrativos também podem atender fornecedores e clientes; fornecer e receber informações sobre produtos e serviços; tratar de documentos diversos; conceder microcrédito a microempresários; atender e prospectar clientes em agências e comunidades.

Qual a diferença entre agente administrativo e auxiliar administrativo?

O agente administrativo e o auxiliar administrativo desempenham funções muito parecidas. A diferença básica entre eles está no nível de complexidade nas tarefas que executam. Em geral, o auxiliar administrativo está subordinado ao agente administrativo.

O assistente administrativo dá suporte e executa tarefas menos complexas e que exigem menor conhecimento técnico e teórico. Já o agente administrativo tem um escopo de atividades mais complexas, mas sua remuneração é maior.

Qual é a função de um agente administrativo?

Os agentes administrativos desempenham diversas funções para manter a rotina administrativa, entre elas:

  • Atender ao público por telefone, e-mail ou pessoalmente;
  • Elaborar e redigir redações, correspondências, ofícios, memorandos, e-mails e outros documentos;
  • Controlar o fluxo de materiais de expediente, por meio de protocolos;
  • Acompanhamento, registro e conferências de atividades e documentos;
  • Acompanhamento e controle de processos administrativos;
  • Atualização de informações cadastrais;
  • Apoio administrativo aos profissionais do seu departamento.

Qual é o salário de um agente administrativo?

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), levantadas pelo site Salario.com.br, a média salarial do agente administrativo no Brasil é de R$ 1.869,88.

Onde o agente administrativo pode trabalhar?

Os agentes administrativos podem trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais (ONGs) nas mais diversas áreas. No setor público, há uma grande oferta e procura de concursos para agente administrativo.

Ainda segundo site Salario.com.br, os segmentos que mais contrataram esses profissionais foram serviços de escritório e apoio administrativo, transporte rodoviário, atividades de contabilidade, atividades de atendimento hospitalar e atividades de teleatendimento.

O que é preciso para se tornar um agente administrativo?

Para se tornar um agente administrativo é preciso ter o perfil de profissional organizado, responsável, dinâmico, metódico e prático. Também é importante lidar bem com o público e com prazos.

A maioria das empresas e concursos para essa profissão pedem apenas o ensino médio completo, mas ensino superior e conhecimentos básicos em informática e cálculos são essenciais para se destacar.

Em geral, os concursos públicos para agente administrativo cobram conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática, Conhecimentos Específicos e Atualidades.

Segundo o site Vagas.com, a formação mais comum dos agentes administrativos é Administração. Mas, outros cursos de graduação das áreas administrativa, financeira, comercial e pública fornecem os conhecimentos necessários para esse profissional.

Veja alguns cursos recomendados para quem deseja trabalhar no setor administrativo:

Onde estudar para ser um agente administrativo?

Se interessou por algum desses cursos superiores? Antes de escolher uma instituição para estudar, é preciso ver suas avaliações da instituição no Ministério da Educação (MEC), conhecer sua estrutura e comparar suas mensalidades.

Existem faculdades privadas oferecem ótimos descontos e ingresso sem burocracia, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular digital. Confira dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Veja também: Administração de Empresas: conheça a profissão e o mercado

E você, já decidiu qual curso quer fazer para seguir carreira administrativa? Comente sua escolha nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin