dcsimg

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos para Biomedicina

É possível, sim, estudar Biomedicina sem pagar nada. A gente mostra os caminhos!

Biomedicina é um curso que vem chamando a atenção dos estudantes brasileiros, principalmente por agregar conhecimentos de duas áreas muito amadas por aqui: a Biologia e a Medicina.

É, sem dúvidas, uma das profissões mais importantes para a humanidade, pois os biomédicos têm entre suas principais missões encontrar cura para as doenças que afligem as pessoas.

Quem quiser seguir esse caminho vai encontrar mais de 90% das faculdades de Biomedicina na rede privada. Mas é sempre bom saber que existem maneiras de fazer seu curso de Biomedicina pagando pouco ou mesmo totalmente de graça.

Descubra a seguir como conseguir uma bolsa de estudos para Biomedicina e as faculdades que as oferecem!

Como conseguir uma bolsa de estudos para Biomedicina

Existem diferentes maneiras de conseguir uma bolsa de estudos em Biomedicina, mas nenhuma delas é tão popular quanto o Programa Universidade para Todos, o ProUni.

Todo semestre, o governo federal distribui milhares de bolsas em cursos de todas as áreas do conhecimento, sempre em instituições privadas de qualidade – como, por exemplo, a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais ou o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

O programa é direcionado a quem mais precisa – motivo pelo qual o Ministério da Educação restringe a participação no ProUni a estudantes que se encaixam em determinados perfis de renda e formação escolar.

Mas isso é só o começo. Para conseguir a bolsa, é preciso investir nos estudos. O ProUni só concede o benefício a quem teve um bom desempenho no Enem. Para entrar na disputa é necessário ter feito o Enem mais recente e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Se você tiver (muita) sorte, vai conseguir bolsa com uma pontuação um pouco acima do mínimo exigido, por volta de 470 pontos.

Nas faculdades mais concorridas, a nota mínima para entrar pode ultrapassar os 730 pontos. A média para conseguir bolsa em Biomedicina é de 630 pontos.

O ProUni concede bolsas parciais e integrais, de acordo com a renda familiar do candidato.

Outros caminhos para conseguir uma bolsa de estudos em Biomedicina

Às vezes é bom dar uma olhada na faculdade onde você quer estudar, pois muitas delas oferecem bolsas parciais e integrais a estudantes que se dão bem no vestibular da instituição.

Normalmente o benefício vai para os primeiros lugares nas provas.

Outras tantas faculdades distribuem bolsas parciais a quem tira boa nota no Enem por meio do ingresso direto – aquele sistema de seleção que leva em conta a nota do exame e dispensa o candidato de prestar vestibular.

Muitas bolsas também são concedidas por programas da prefeitura e do governo do seu estado. Entre em contato com as secretarias de educação de cada um deles para conhecer as alternativas.

O que fazer se não conseguir bolsa em Biomedicina

Se você não se enquadra nos critérios de participação do ProUni, ou não conseguiu bolsa pelo processo seletivo do programa, não significa que terá de adiar o sonho de estudar Biomedicina.

Existem outras alternativas interessantes de fazer o curso com algumas facilidades.

Estamos falando, por exemplo, dos programas de financiamento estudantil.

Alguns deles, como o FIES, ajudam a pagar as mensalidades e a dívida só começa a ser cobrada depois da formatura, diluída em várias parcelas e com uma taxa de juros bem baixinha.

É uma saída legal para quem não quer mais adiar a formação na área.

Mas assim como o ProUni, o FIES também impõe alguns requisitos de renda aos participantes. O desempenho mínimo para tentar um financiamento é de 450 pontos na média das provas de qualquer edição do Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação.

Se ainda assim você não tem perfil para tentar o FIES, pode optar pelos programas de crédito estudantil oferecidos por algumas faculdades – especialmente aquelas que pertencem às grandes redes.

Normalmente, esses programas permitem parcelar o valor das mensalidades em até duas vezes o tempo do curso, com juros baixos e facilidade de obtenção do benefício – normalmente não é preciso ter feito o Enem nem comprovar baixa renda.

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), por exemplo, conta com o crédito pelo PraValer e pelo Novo Creducsul.

Onde fazer uma faculdade de Biomedicina

O mais importante na hora de buscar sua faculdade de Biomedicina é verificar se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação.

Se ela participar do ProUni, oferecer bolsas e financiamentos estudantis, melhor ainda!

Conheça algumas faculdades de Biomedicina que a gente separou para você:

Veja também:

Biologia ou Biomedicina: qual a melhor opção?

Vai tentar bolsa em Biomedicina pelo ProUni ou por outro caminho? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin