dcsimg

Entenda como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Saiba como entrar na faculdade sem fazer vestibular e conheça boas instituições onde estudar com a sua nota do Enem!

Atualmente, a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizada como um dos principais critérios nos processos seletivos que concedem vagas a novos alunos no ensino superior. 

Programas governamentais, como o Sisu e o ProUni, são adotados pelas universidades, que deixaram de realizar o vestibular tradicional.

Além disso, há diversas instituições particulares que aceitam a nota do Enem para ingresso direto em seus cursos de graduação, sem  burocracia e sem a necessidade de prestar vestibular.

Hoje você vai entender como é possível entrar na faculdade sem fazer vestibular! Confira:

Processos seletivos que substituem o vestibular

Há várias maneiras de ingressar em um curso superior sem passar pelo vestibular. As principais são:

  • Sisu, em universidades públicas
  • ProUni, em faculdades particulares
  • Ingresso direto com a nota do Enem, em faculdades particulares

Para disputar uma vaga em universidade pública, você deve se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Algumas instituições reservam apenas uma parcela das vagas para os candidatos inscritos no programa, enquanto outras disponibilizam 100% das vagas.

Já quem prefere estudar em uma faculdade particular, pode se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de 50% ou 100% para alunos de baixa renda.

Outra alternativa é utilizar a nota do Enem para se matricular diretamente na graduação escolhida em instituições privadas que adotam o sistema de ingresso direto.

Como entrar na faculdade pública sem fazer vestibular

Veja como disputar uma vaga na faculdade pública sem prestar vestibular:

Por meio do Sisu

O Sisu é um programa criado pelo Governo Federal que concede vagas nas universidades públicas participantes. Mais de 120 instituições, espalhadas em todas as regiões do Brasil, aderiram ao Sisu para selecionar novos alunos.

Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem mais recente e alcançado nota acima de zero na redação. A classificação para a vaga é feita de acordo com a pontuação geral do exame: assim, quem atinge as maiores notas tem mais chances de entrar.

O Sisu acontece duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Os candidatos podem se inscrever nas duas edições do programa.

Veja algumas universidades públicas que substituíram o vestibular tradicional pelo Sisu:

  • Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Como entrar em faculdade particular sem fazer vestibular

Entenda como entrar em uma faculdade particular com a sua nota do Enem:

Por meio do Prouni

Assim como o Sisu, o ProUni também é um programa governamental. Por meio dele, são concedidas bolsas de estudo parciais (de 50%) ou integrais (100%) para estudantes de baixa renda em faculdades particulares de todo o país.

Para participar, é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem e alcançado nota igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

Além disso, o candidato deve ainda atender a determinadas exigências do MEC, como:

  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular, como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino.

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Em algumas instituições pode ser pedido que o candidato realize uma avaliação.

Por meio do ingresso direto

O Enem é um exame que reflete o nível de conhecimento dos alunos do conteúdo visto no ensino médio. Assim, inúmeras faculdades particulares aceitam a nota obtida no exame como critério suficiente para aceitar o candidato em seus cursos superiores.

As regras para entrar na faculdade pelo ingresso direto variam de acordo com a instituição: algumas exigem apenas nota acima de zero na redação, enquanto outras solicitam uma pontuação mínima nas provas objetivas.

Em geral, o sistema costuma ser muito simples: basta que o aluno informe a sua nota do Enem no ato de inscrição, e automaticamente ele será informado se conseguiu ou não a vaga. Caso positivo, a matrícula poderá ser realizada, sem nenhuma burocracia.

O ingresso direto está disponível para qualquer curso superior, presencial ou a distância, exceto Medicina.

Faculdades que selecionam alunos pela nota do Enem 

Selecionamos as principais instituições privadas, reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), onde você pode ingressar em um curso superior presencial ou a distância com a nota do Enem e ainda conseguir bolsas a partir da pontuação obtida no exame. Conheça:

As faculdades listadas acima ainda oferecem uma série de benefícios financeiros, como descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Confira quais são os cursos menos concorridos no vestibular

Vai disputar uma vaga na universidade? Conta para a gente nos comentários qual processo seletivo você pretende tentar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin