dcsimg

Descubra como se inscrever no Encceja

Descubra como fazer a sua inscrição no Encceja e entenda como fazer esse exame pode te ajudar a realizar o sonho de cursar a faculdade!

Conquistar um diploma universitário é um importante passo para quem busca subir um degrau no mercado de trabalho e conquistar uma maior remuneração. A graduação no ensino superior é, também, uma porta que se abre para inúmeras possibilidades de cursos e especializações.

A boa notícia é que atualmente, mesmo para quem não finalizou os estudos e não obteve o diploma do ensino superior ou médio, é possível realizar o sonho de conquistar um diploma superior no curso desejado!  

Isso porque o Encceja, sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, oferece aos brasileiros a chance de ganhar seu diploma da educação básica.

Como fazer a inscrição no Encceja

O Encceja é uma avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país. Voltada àqueles que buscam o diploma do ensino fundamental ou médio, sua inscrição é gratuita, basta preencher um formulário eletrônico no site do Encceja Nacional, do Inep – Instituto de Estudos e Pesquisa. As inscrições são abertas duas vezes ao ano.

Por diversos motivos, muitas pessoas não conseguem concluir os estudos. Para essas pessoas, o Encceja é uma solução e um meio de encerrar a primeira etapa dos estudos e começar uma nova.

Quem pode fazer o Encceja?

O Encceja é uma prova nacional destinada a qualquer um que não tenha concluído o ensino médio ou fundamental. Para fazer a prova de obtenção do diploma do ensino fundamental, é preciso ter mais de 15 anos completos na data de realização do Exame. No caso da prova para obter diploma para o ensino médio, qualquer pessoa pode fazer o exame, contanto que tenha, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do mesmo.

Aqueles que não concluíram o ensino fundamental e queiram obter o diploma do ensino médio, podem fazê-lo realizando apenas uma prova! Isso mesmo, você não precisa ter o diploma do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio. Basta ter, no mínimo, 18 anos.

Como o Encceja te ajuda a entrar na faculdade

O Encceja é um exame pensado para avaliar e atestar se um estudante detém os conhecimentos do currículo dos ciclos fundamental e médio. Com uma boa nota nessa prova, é possível obter o diploma do ensino médio, ou fundamental, e começar a cursar um curso superior.

Contudo, é necessário obter pontuação mínima no Exame. Para conseguir o diploma, tanto para o ensino médio quanto para o fundamental, é preciso obter ao menos 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Conheça algumas faculdades validadas pelo MEC

Quem deseja continuar os estudos e busca o Encceja para poder fazer uma faculdade encontra diversas opções de instituições de ensino superior disponíveis no mercado, a exemplo do  Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Outro ponto muito vantajoso é o fato de haver uma ampla oferta de cursos a distância, cujo diploma é equivalente ao de cursos presenciais, e permite ao aluno uma maior flexibilidade em seus estudos — o que pode ser uma verdadeira mão na roda para quem precisa trabalhar e estudar.

Os cursos na modalidade a distância são ideais para quem busca uma maior autonomia em sua rotina de estudos e aulas. Essa modalidade, por ser realizada inteiramente online, possibilita que o aluno escolha livremente os dias, locais e horários em que assistirá suas aulas. Para isso, basta um computador conectado à internet.

Se esse é o seu caso, saiba que atualmente há inúmeras boas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem ótimos cursos EAD.

Outra vantagem é que os cursos EAD costumam ter mensalidades acessíveis, e opções de pagamentos com vantagens financeiras como bolsas, descontos, Sisu e outros.

A seguir, veja algumas opções:

Leia mais:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe como conquistar seu diploma do ensino médio, é hora de pensar na faculdade que irá cursar. Conta pra gente nos comentários qual curso pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin