10 dicas para você aprimorar sua redação

Ser um estudante destaque na redação não é uma missão impossível. Melhorar a sua escrita depende do conhecimento de técnicas e muito treino. No começo, este processo de aprimoramento pode até parecer cansativo, mas vale muito a pena. A redação é uma das partes mais importantes de qualquer vestibular e até em concursos públicos..

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Aprenda a seguir dicas de ouro para aprimorar a sua redação e como desenvolver suas habilidades para arrasar na sua prova com a nota máxima!

Por que é importante melhorar a redação?

A redação tem um peso muito importante em qualquer vestibular. Em muitos deles, é o principal critério que irá desempatar a nota dos estudantes após a prova com questões de múltipla-escolha. É a principal chance de quem está atrás para subir posições na lista de classificação.

Além disso, a redação te prepara para ser uma pessoa que sabe organizar as ideias e expor argumentos de forma concisa. Irá te ajudar a ir melhor em trabalhos e provas da faculdade e em outros momentos da vida profissional.

Quanto vale a prova de redação no Enem?

A prova do Enem é composta por 180 questões, divididas em quatro áreas, e uma redação. Cada uma dessas partes tem uma nota que vale de 0 a 1000. Todas as partes da prova são importantes, claro, mas a redação precisa de uma atenção especial. Vamos explicar o motivo.

Leia também: Saiba tudo sobre a redação da prova do Enem 

A redação é como o coração da prova. É o único quesito que se for zerado pode deixar você de fora de programas do governo como o Prouni, SiSU e FIES. E basta uma fuga do tema para que mesmo com um texto bem escrito a sua nota seja zero.

Quais são as dicas de quem tirou nota 1000 na redação do Enem?

Em entrevista para o Diário do Pernambuco, disponível na íntegra no vídeo abaixo, o estudante Thiago Nakazone ofereceu algumas de suas dicas sobre como conseguiu chegar na nota máxima na redação do Enem 2019.

Confira: Exemplos de redações nota 1000 do ENEM para você se inspirar 

A primeira delas é manter a prática contínua. Ele fazia, pelo menos, de duas a três redações por mês. Além disso, gosta de diversificar sua leitura de notícias e busca aumentar o repertório cultural pelas músicas e filmes.

Os especialistas da instituição que organiza o Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), fizeram a correção comentada de sete redações nota mil. Baixe e leia estes documentos (é necessário um leitor de .pdf), pois é uma ótima forma de compreender o que mais chama a atenção dos corretores.

10 dicas para melhorar sua redação

1 – Treinar, treinar e treinar

Não existe forma melhor de estudar para a redação do que fazendo várias redações. Busque os temas de anos anteriores, de outros vestibulares, sugestões da internet, entre outros e pratique a sua escrita. Ao terminar, ouça com atenção as correções indicadas pelo seu professor.

dicas redação2 – Se mantenha atualizado

Um vestibulando precisa acompanhar os noticiários e assuntos que estão pautando o debate nacional e internacional. Assista a telejornais, documentários, discussões; leia colunas de jornais, sites e revistas; ouça podcasts com especialistas. Diversifique as suas fontes de informação e colete diferentes pontos de vista sobre o que está acontecendo no mundo.

3 – Tenha na ponta da língua informações sobre coisas básicas

Vivemos em um país em que as questões sociais, raciais, políticas e ambientais fervilham a todo o tempo. Principalmente para o Enem, você precisa compreender os fatores que levam a nossa sociedade a ter tanta desigualdade e como os problemas acabam se desencadeando, assim como soluções que possam ajudar a combatê-las. Estude mais sobre este assunto.

4 – Saiba como desenvolver suas ideias no espaço adequado

As bancas normalmente indicam um espaço mínimo e um espaço máximo para a redação. Portanto, independentemente do tema, você precisará saber dosar a quantidade de informações e argumentos para não ter sua nota descontada. Evite copiar trechos dos textos de apoio, pois os corretores podem descontar esses pedaços do total de linhas, considerar cópia ou achar que é apenas enrolação e zerar sua redação.

5 – Leia com atenção o enunciado e os textos de apoio

Muita gente peca nesse quesito e acaba se dando mal. Ler apenas o tema da redação e começar a escrever o texto pode ser um erro fatal! Confira com atenção o que o enunciado da redação pede, sobre o que os textos de apoio expõem, e aí sim comece a escrever seu texto. Assim você evita descumprir alguma regra exigida pela banca ou até mesmo fuga e tangenciamento do texto.

6 – Conheça as estratégias argumentativas

Para que seu texto dissertativo-argumentativo consiga expor o problema proposto, é necessário usar algumas estratégias argumentativas que detalham a sua exposição. As principais formas citadas pelos corretores para convencimento são:

  • exemplos;
  • dados estatísticos;
  • pesquisas;
  • fatos comprováveis;
  • citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
  • pequenas narrativas ilustrativas;
  • alusões históricas; e
  • comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

7 – Lembrar das 5 competências essenciais

Os corretores do Enem avaliam a redação com base em cinco critérios básicos, dando nota de 0 a 200 para cada um deles.

Competência 1 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

8 – Melhore a sua caligrafia

Essa dica pode até parecer vinda de alguém muito chato, mas pense com a gente: quem gosta de ler algo feio, que não consegue entender? Os corretores possuem milhares de redações para corrigir e caso não compreendam o que você escreveu, simplesmente irão ignorar e descontar a nota. Escrever de forma legível é sua obrigação.

Você não precisa ter a caligrafia mais bonita do mundo, mas pode evitar que os famosos “garranchos” falem mais pela sua redação do que as suas ideias.

9 – Apresente repertório sociocultural

Os corretores apreciam muito quando o estudante apresenta uma referência sociocultural ao tema em seu texto. Cuidado apenas para não utilizar algo extremamente desconhecido ou específico que possa soar como invenção e o corretor não possa checar.

10 – Tenha calma

Controlar a sua ansiedade antes e durante o Enem ou qualquer outro vestibular é essencial para não perder a concentração e focar no que importa. Com a prática, você saberá qual é a melhor estratégia para não se afobar, controlar o tempo, pensar nos argumentos e não se distrair.

Faculdades que aceitam a nota do Enem para ingresso direto

Depois de muitos meses de estudo e treino, a prova do Enem finalmente é aplicada e alguns meses depois chega a sua nota! Você já começou a pensar onde vai estudar? Qual curso te agrada mais? Qual fica mais perto da sua casa ou trabalho? Vai estudar no formato presencial ou EAD? Prefere uma faculdade pública ou particular?

São muitas as dúvidas que cercam os estudantes nesse momento. É uma decisão que precisa ser tomada com consciência e calma, para não cair em roubadas. Por exemplo, escolher um curso que não tenha o devido reconhecimento do MEC para funcionamento. Já pensou estudar por anos e só no final descobrir que aquela faculdade não é legalizada?

É um problemão que ninguém quer passar! Por isso, vamos te ajudar nessa busca com algumas faculdades com presença ampla em todo o Brasil e que possuem a qualidade de ensino reconhecida pelo MEC. Além disso, você pode conseguir bolsas de estudo de até 80% que são válidas por todo o curso! Conheça cada uma delas na lista abaixo:

Leia mais:

Conheça 17 temas que podem cair na sua redação

Veja como começar a redação no ENEM 

Se você pudesse escolher um tema para a redação do seu vestibular, sobre o que gostaria de escrever? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin