Conheça 17 temas que podem cair na sua redação

A redação é uma parte importante de qualquer vestibular, e pode ser o que define a entrada de um estudante na faculdade. Por isso, todo ano os alunos prevêem e estudam os possíveis temas que podem cair na redação do Enem, considerada como referência de exame vestibular.

temas de redação enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso no ensino superior público do país. Com a nota do exame também é possível conseguir bolsas de estudos, descontos e financiamento estudantil.

Por isso, a prova está cada vez mais disputada. Afinal, é a porta de entrada para se realizar o sonho de ingressar em uma universidade. Portanto, vale a pena o esforço de se preparar para tirar uma boa nota no exame.

O Enem é composto por quatro provas objetivas – de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – e uma redação.

A redação do Enem merece uma atenção especial, pois ela representa 20% da nota total da prova. Ela vale de zero a mil pontos e, a cada edição, aborda um tema diferente. Durante o ano, os estudantes se preparam escrevendo redações sobre diferentes temas que podem cair na redação.

Veja aqui exemplos de redações do Enem que tiraram nota mil.

Como é a redação do Enem?

O Enem exige uma redação no formato dissertativo-argumentativo. Nesse tipo de texto, o autor precisa defender seu ponto de vista, ou tese, sobre o tema proposto com argumentos sólidos. No caso da prova do Enem, ainda é preciso finalizar com uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos.

Dica de leitura: Saiba tudo sobre a redação da prova do Enem

Na hora da correção, a banca avalia cinco competências na redação, cada uma valendo 200 pontos. Veja quais são os critérios avaliativos da redação do Enem, disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC):

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

➡️ Está se preparando para o Enem 2020? Baixe o Guia de Redação gratuito e arrase na prova!

O que é o tema de redação?

O tema de redação é o assunto que deve ser abordado no texto. As propostas de redação do Enem são problemas que afetam a sociedade toda em diferentes temáticas: educação, saúde, economia, política, segurança, meio ambiente, cultura, entre outros.

Em geral, os temas são específicos e os estudantes devem tomar cuidado para não fugir do tema, pois isso é um dos erros que zera a redação. Para ajudar os candidatos, o tema de redação sempre é acompanhado de alguns textos motivadores.

Nas últimas edições da prova, alguns temas abordados foram:

  • A persistência da violência contra a mulher no Brasil;
  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • Caminhos para combater o racismo no Brasil;
  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • Consequências da busca por padrões de beleza idealizados;
  • Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Quais os atuais temas que podem cair na redação do Enem?

Em geral, os professores recomendam que os vestibulandos não percam tempo tentando adivinhar o tema de redação. O mais importante é treinar o estilo de texto dissertativo-argumentativo do Enem. Esse é um tipo de texto que exige introdução, argumentação e conclusão.

Uma dica é escrever variados temas de redação, para que você conheça informações e dados sobre diferentes áreas. A construção de um repertório sociocultural é imprescindível para redigir uma boa redação.

Para treinar, confira 17 possíveis temas de redação sugeridos pela professora Miriele Alves em entrevista à Revista Quero:

  1. Mobilidade urbana sustentável;
  2. Educação a distância;
  3. Analfabetismo total e funcional;
  4. O combate às epidemias no Brasil;
  5. Obesidade no Brasil;
  6. Aumento das DSTs entre jovens brasileiros;
  7. O combate à depressão na sociedade brasileira;
  8. A evasão escolar em questão no Brasil;
  9. Como combater o bullying nas escolas do Brasil?;
  10. O perigo da escassez da água no Brasil;
  11. A problemática do descarte de lixo no Brasil;
  12. Caminhos para alcançar a inclusão digital no Brasil;
  13. Os perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente;
  14. Desafios para a inclusão dos refugiados na sociedade brasileira;
  15. Os problemas relacionados à adoção no Brasil;
  16. Caminhos para combater os maus-tratos aos animais;
  17. As consequências do humor sem limites no Brasil.

Além desses temas, é importante que o candidato esteja atento às questões atuais da sociedade. Portanto, é importante participar de discussões sobre esses temas e acompanhar os noticiários. Estar ciente do que acontece no país e no mundo pode fazer a diferença na hora de escrever a redação.

Conquistar esse repertório pode ajudar o candidato não só a construir uma base de conhecimento sobre possíveis temas que podem cair na redação, mas ter informações, dados e conhecimentos que sustentarão as argumentações e referências utilizadas no texto, de acordo com o que é solicitado nas competências avaliadas.

Saiba mais:

Dica extra: podcasts para acompanhar

E quem disse que se preparar para a redação do Enem deve ser algo chato? Claro que é preciso treinar – e muito – para escrever um bom texto. Mas nas horas vagas, no transporte ou quando quiser se distrair um pouco, você pode ouvir podcasts e ao mesmo tempo aumentar seu repertório sociocultural.

Confira alguns programas que apresentam e debatem assuntos da atualidade que inclusive são temas que podem cair na sua redação do Enem:

Mamilos

Podcast semanal que busca nas redes sociais os temas mais debatidos e polêmicos, para um aprofundamento do assunto com diversos argumentos e visões.

Café da Manhã

Diariamente pela manhã, o podcast da Folha apresenta de forma leve e simples os assuntos do momento no Brasil e no mundo, com os pontos fundamentais e mais importantes do tema e muitas vezes com a presença de um convidado especialista.

Xadrez Verbal

Toda sexta-feira, apresenta as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate.

Dica extra 2: youtubers

Para quem gosta de vídeos, há muitos canais interessantes sobre assuntos da atualidade e que são possíveis temas que podem cair na redação.

Rita Von Hunty – Tempero Drag

Um exemplo é o Tempero Drag, em que Rita Von Hunty, persona drag queen criada pelo professor Guilherme Terreri Lima Pereira, aprofunda temas sociais e políticos com humor e arte.

Nerdologia

Há também o Nerdologia, que oferece análises científicas sobre Ciência e História. O canal torna mais leve assuntos considerados complexos, com um toque de cultura pop e nerd.

Onde estudar com a nota no Enem

Com a nota do Enem, é possível ingressar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O resultado do Enem ainda te ajuda a entrar em uma faculdade particular pagando menos. Muitas universidades particulares oferecem bolsa de estudos e descontos na mensalidade com a nota do Enem e sem burocracia. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem boas condições aos ingressantes:

Leia também: Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Você já tem sua aposta de tema de redação para a próxima edição do Enem? Compartilha com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin