dcsimg

Conheça as opções do que fazer com o resultado do Encceja

Veja como conferir seu resultado do Encceja 2018 e conheça as opções para aproveitar sua nota!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) permite que pessoas que não puderam terminar os estudos na idade certa comprovem seus conhecimentos e obtenham o certificado do ensino fundamental ou médio.

As provas da edição de 2018 do Exame ocorreram no dia 5 de agosto e falta muito pouco para  a divulgação dos resultados pelo Inep (órgão ligado ao MEC responsável pela aplicação do Encceja).

Continue lendo para descobrir quando sai o resultado do Encceja e saber o que fazer com sua nota!

Quando sai o resultado do Encceja?

De acordo com informações do Inep, os resultados do Encceja 2018 serão divulgados a partir de 12 de novembro de 2018.

Vale mencionar que os gabaritos das provas já estão disponíveis no site do Inep, mas, como os cadernos de questões não foram divulgados e os candidatos não puderam levá-los para casa depois de prestar o Encceja, isso não tem muita utilidade, infelizmente.

A solução é esperar até novembro para conferir os resultados individuais na Página do Participante, no site do Encceja-Inep. Isso vale tanto para quem tentou a certificação para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

Como conferir seu resultado do Encceja 2018 passo a passo

Veja como consultar seu resultado individual do Encceja assim que o Inep liberar as notas:

1. Vá até até a Página do Participante no site do Encceja-Inep.

2. Informe o número do seu CPF no campo correspondente.

3. Digite a senha que você cadastrou quando fez sua inscrição. Caso tenha esquecido a senha, clique em “esqueci minha senha”, siga as instruções e depois volte para a Página do Participante.

4. Selecione a imagem que corresponde à palavra apresentada.

5. Clique em “Enviar” e espere abrir a nova janela.

6. Selecione as opções “Encceja 2018” e depois “Resultado”. Pronto, acabou o suspense!

O que fazer com o resultado do Encceja

Se você conseguir a nota mínima (100 pontos) em cada uma das provas do Encceja, poderá solicitar seu certificado do ensino fundamental ou médio junto à instituição certificadora escolhida no ato da inscrição.

Para solicitar o certificado, você deve entrar em contato com a instituição certificadora (instituto federal ou secretaria de educação do seu estado) para se informar sobre os documentos necessários para pedir o certificado e saber qual o prazo para expedição.

Geralmente é preciso apresentar o boletim do participante (impresso), identidade e CPF. O documento leva de 45 a 60 dias para ser emitido.

Com o certificado do ensino fundamental, você pode dar seguimento aos estudos (fazer o ensino médio) e conseguir oportunidades de trabalho que pedem esse grau de escolaridade.

Já quem consegue o certificado do ensino médio pode entrar na faculdade e aumentar muito as chances de conseguir um bom emprego e ganhar salários mais altos, além de poder concorrer a vagas que exigem o ensino médio.

Como entrar na faculdade com o resultado do Encceja

Com o resultado do Encceja, você pode fazer a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e depois tentar uma vaga em universidades públicas de todo o país através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Só que, para isso, seu sonho de começar a faculdade terá que esperar no mínimo mais um ano…

Porém, existe outra maneira muito mais rápida de começar um curso superior com o resultado do Encceja: estudar em uma faculdade particular.

Além de poder começar logo seus estudos, ao escolher uma faculdade particular você terá mais opções de cursos a distância, que oferecem grande flexibilidade de horários e dão direito a um diploma exatamente igual ao de um curso presencial.

Só é preciso conferir se a faculdade é reconhecida pelo MEC antes de se matricular, pois somente assim você garante um diploma válido em todo o país depois da formatura.

Vale mencionar que você não precisa esperar seu certificado do ensino médio sair para fazer a matrícula na faculdade.

Ao solicitar o certificado, você receberá um protocolo. Quando procurar a faculdade onde pretende estudar, você pode apresentar esse protocolo e deixar para levar o documento oficial quando o mesmo for expedido.

Onde estudar

Abaixo você confere algumas boas faculdades reconhecidas pelo MEC para iniciar seus estudos com o resultado do Encceja.

São instituições que oferecem muitos cursos em diferentes áreas (Saúde, Humanas, Exatas etc.), presenciais e a distância.

Além disso, essas faculdades disponibilizam facilidades para os alunos, como bolsas de estudo, crédito estudantil sem burocracia (para financiar a faculdade e começar a pagar só depois de se formar) e descontos variados. Confira:

Veja também:

Descubra como funciona uma faculdade a distância

Entenda de uma vez por todas como funciona o Enem

Depois de saber quando sai o resultado do Encceja 2018 e o que fazer com seu certificado, pedimos sua opinião nos comentários: você pretende entrar na faculdade com seu resultado do Encceja? Qual curso vai escolher?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin