Entenda onde e como pedir a isenção do Enem 2020

Quer fazer o Enem 2020, mas não pôde pagar a taxa de inscrição? Então veja onde e como solicitar isenção!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorre todos os anos, e em 2020 terá uma novidade, as provas poderão ser feitas no formato digital ou presencial.

Independente da forma que escolher para fazer o Enem 2020 será cobrado uma taxa de inscrição, mas o valor dela não deve ser o mesmo para todos os estudantes, pois no formato digital os custos para o MEC são menores. 

Se você não pode arcar com o valor da inscrição do Enem 2020, é possível pedir isenção dessa taxa e realizar o exame gratuitamente. 

Veja agora onde e como solicitar a isenção do Enem 2020 e o que fazer com a sua nota!

Onde e como pedir a isenção do Enem 2020 

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, o estudante deverá acessar o site oficial do Enem, ir até a área do candidato e preencher todas as informações, até o sistema confirmar a solicitação.

Antes de pedir a isenção, você deve verificar se está enquadrado em pelo menos um dos requisitos necessários para realizar esse pedido. Eles são:

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano do exame, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos).

Faltei no Enem 2019, posso pedir isenção do Enem 2020?

Se você tinha solicitado a isenção do Enem 2019 e faltou a prova, terá que justificar a sua ausência para que possa solicitar uma nova isenção. 

Para justificar a ausência, é obrigatório apresentar documentos que comprovem o incidente. Esses documentos devem ser anexados no site, no mesmo período dos pedidos de isenção. 

Veja alguns motivos aceitos como justificativa de ausência:

  • Assalto ou furto 
  • Acidente de Trânsito 
  • Casamento
  • Morte na Família (cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado)
  • Maternidade ou Paternidade

Quando sai o resultado do pedido de isenção do Enem 2020?

O resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 deverá ser divulgado ainda no mês de abril, antes das inscrições. 

Para saber se seu pedido foi aceito, basta acessar o site oficial do Enem, ir em área do candidato e colocar o seu CPF e senha cadastrada. 

Você será direcionado a página e caso o seu pedido seja indeferido, ou seja, não aceito, será possível entrar com um recurso.

Quando será o Enem 2020?

O Enem 2020 ocorrerá nos formatos digital e presencial. Cada um deles será aplicado em dois domingos seguidos, o digital em outubro e o presencial em novembro.

Confira as datas da aplicação do Enem 2020:

  • Enem digital: 11 e 18 de outubro.
  • Enem presencial: 1 e 8 de novembro.

No primeiro dia de aplicação do Enem, de ambos os formatos estarão as provas das seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

E no segundo dia serão as provas de:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Ao todo, o Enem 2020 vai conter 180 questões objetivas e uma Redação. 

Como usar a nota do Enem 2020? 

Você pode utilizar a nota do Enem 2020 para iniciar um curso superior através de um dos processos seletivos abaixo: 

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – No Sisu você concorre a vagas em universidades públicas de todo o país. 
  • ProUni (Programa Universidade para Todos) – Com o ProUni você concorre a bolsas de estudo de faculdades particulares. Essas bolsas podem ser parciais ou integrais, dependendo da sua renda familiar. 
  • Fies (Financiamento Estudantil)Com o Fies, você concorre ao financiamento completo do seu curso. É possível que consiga até juros zero, o que depende da sua renda familiar.
  • Ingresso direto pelo EnemCom o ingresso direto você entra em uma faculdade particular sem precisar realizar vestibular e ainda concorre a bolsas e descontos diretamente com a instituição. 

Confira algumas instituições que participam do ProUni e Fies, e ainda dispõem do ingresso direto pelo Enem

Todas as faculdades acima possuem programas de bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios, sem nenhuma burocracia! 

Veja mais:

Fies 2020: Descubra tudo sobre o financiamento 

Descubra quais documentos precisa para o ProUni 2020

Já sabe o que fazer com a nota do Enem 2020? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin