dcsimg

Existe lista de aprovados do Enem? Descubra!

Veja aqui se tem como acessar o listão com os nomes de todos que passaram no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem!

O Enem é o maior e mais importante exame do Brasil.

Nas últimas edições tem registrado cerca de 5 milhões de inscritos, de todos os cantos do país.

Não é de se espantar, portanto, que haja tantas dúvidas envolvendo todos os procedimentos exigidos para participar de algo tão grandioso.

A seguir, descubra se existe uma lista de aprovados no Enem!

Existe uma lista de aprovados do Enem?

Essa dúvida é muito comum por quem vai fazer o Enem: é possível passar nas provas? Existe uma lista de aprovados?

A resposta para todas essas perguntas é uma só: não!

O Enem é um exame que avalia o grau de conhecimento dos participantes sobre assuntos do ensino médio.

O exame, por si só, não aprova ou reprova ninguém. Também não divulga uma lista de aprovados, como aquelas que estamos acostumados a ver nas universidades que ainda aplicam o vestibular tradicional.

O que aprova/reprova são os programas usam as notas dos exames para distribuir vagas no ensino superior.

Vamos entender como funciona e como ver a lista de aprovados de cada um deles!

Os processos seletivos que usam a nota do Enem

Quem faz o Enem tem pelo menos quatro caminhos para entrar numa faculdade pública ou particular.

Veja em detalhes:

Ingresso direto

É o processo seletivo que abre antes mesmo da divulgação dos resultados do Enem. Ele permite entrar na maioria das faculdades particulares sem fazer vestibular, só por meio da nota do exame.

Aqui geralmente dá para usar a pontuação de qualquer edição a partir de 2010, desde que não tenha zero na redação. É só apresentar a nota e, se for suficiente, fazer a matrícula. O processo se estende por várias e várias semanas e permite usar também a nota do Enem mais recente, sem falar que está disponível em um número impressionante de faculdades por todo o Brasil.

Sisu

O Sisu é o primeiro grande programa do governo federal que abre após a divulgação dos resultados oficiais do Enem. É bastante procurado porque distribui vagas nas concorridas universidades públicas brasileiras. Para participar é necessário ter feito a edição mais recente do Enem e não ter nota zero na redação.

O Sisu não tem uma lista de aprovados. A consulta para saber se foi aprovado ou não é individualizada, feita através do próprio site oficial, por meio de login e senha, poucos dias após o encerramento do processo seletivo.

ProUni

O ProUni é o segundo grande programa no calendário de ampliação do acesso ao ensino superior do governo federal. Com ele, dá para fazer uma faculdade particular com bolsa de estudos parcial ou integral. A seleção é feita com base na nota do Enem mais recente. O programa é direcionado a quem tem renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa e fez o ensino médio em escolas da rede pública.

Assim como no Sisu, no ProUni também não existe lista de aprovados. Os candidatos saberão se conseguiram uma bolsa de estudos de forma individualizada, por meio do site oficial do programa.

FIES

O FIES é o terceiro e último programa de governo federal que ajuda o estudante a cursar o ensino superior. Trata-se de uma linha de crédito estudantil facilitada voltada a quem quer fazer uma faculdade particular. Para participar é necessário ter perfil de renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa e ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que apresente pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.

A grande vantagem do FIES é oferecer juros baixos e prazo longo para pagamento da dívida. A cobrança só começa após a formatura. Aqui mais uma vez, o estudante não terá acesso a uma lista de aprovados. A consulta também é individualizada, por meio do sistema oficial do programa.

Tanto o ingresso direto quanto os programas governo federal acontecem duas vezes por ano, no início do primeiro e do segundo semestre.

Faculdades para tentar vaga com a nota do Enem

Se somarmos o número de todas as faculdades que aceitam a nota do Enem, vamos chegar a uma quantidade impressionante de instituições espalhadas por todo o país.

Em todos eles, o Enem pode ser usado para disputar vaga em cursos de todas as áreas, inclusive Medicina, Direito e Engenharia.

Como já era de se esperar, a imensa maioria das faculdades que aceitam o Enem está na rede particular de ensino.

Com tantas opções à mão, é preciso saber escolher. Nossa dica é: procure sempre as faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, pois são elas as que rendem os diplomas mais conceituados no mercado de trabalho.

A seguir, a gente separou alguma delas para você conhecer:

Veja também:

Entenda como fazer o pedido de isenção do Enem

Entendeu a diferença entre o Enem e os processos seletivos que usam as notas do exame? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin