Descubra quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

A gente mostra como conferir os resultados e fazer as provas sem pagar a taxa de inscrição do Enem 2020!

Fazer o Enem sem pagar nada pode ser uma boa para milhares de brasileiros que estão numa situação financeira delicada.

Isso é possível por meio do programa de isenção da taxa. Com ele, dá para economizar mais de R$ 80!

Mas para conseguir a isenção em 2020 é preciso olho vivo. O processo fica apenas alguns dias no ar, e começa bem antes da abertura das inscrições para o exame.

A seguir, descubra como solicitar e quando sai o resultado da isenção do Enem 2020!

Como solicitar a isenção do Enem 2020

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem deve começar entre o final de março e o início de abril de 2020.

Só saberemos as datas exatas depois da divulgação do edital oficial do Enem, o que deve acontecer em março de 2020.

Até lá, você já pode ir se preparando.

Com base nas edições anteriores, sabemos que, por exemplo, o processo de isenção fica cerca de 10 dias no ar – e quem perder o prazo só vai conseguir fazer as provas se pagar a taxa de inscrição.

Também sabemos que a isenção é direcionada a três perfis de candidatos:

1 – Estudantes que estão no último ano do ensino médio, matriculados regularmente em escolas da rede pública.

2 – Pessoas que concluíram o ensino médio em escola da rede pública e têm renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. O mesmo vale para quem estudou em escola privada como bolsista integral durante todo o período.

3 – Interessados que estejam em situação de vulnerabilidade social e possuem Número de Inscrição Social (NIS) válido e único. A renda familiar mensal bruta total, nesse caso, não pode ultrapassar três salários mínimos.

Para participar, o candidato deve acessar o site oficial do Enem durante o período, informar CPF, data de nascimento e preencher cuidadosamente todos os dados solicitados.

Depois é só esperar os resultados.

Quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

Os resultados saem poucos dias depois de finalizado o período de solicitação de isenção.

Para saber se conseguiu ou não a isenção da taxa do nem 2020, o candidato precisa acessar o site oficial com seus dados pessoais. A resposta vem logo na sequência.

Se a isenção for concedida, o felizardo só precisa esperar até a abertura das inscrições gerais e fazer o processo normalmente. Isso deve acontecer em maio.

Se a isenção for negada, o candidato poderá contestar a decisão do MEC e tentar o benefício novamente. Para isso são concedidos uns dias a mais, imediatamente após a divulgação dos resultados. Pode ser que o participante precise comprovar sua situação com alguns documentos extras. Se conseguir a isenção, terá de fazer a inscrição normalmente, em maio.

Caso não consiga a isenção depois de contestar o resultado, só vai conseguir fazer o Enem 2020 se pagar a taxa de inscrição.

Motivos para fazer o Enem 2020

A gente lista pelo menos quatro motivos pelos quais vale a pena fazer o Enem 2020:

  1. Entrar na universidade pública – com o Sisu 2021 é possível tentar vaga em centenas universidades públicas brasileiras usando a nota do Enem 2020. Para participar das duas edições previstas para 2021 o candidato só precisa ter nota acima de zero na redação do Enem mais recente.
  2. Ganhar bolsa de estudos – Com o ProUni 2021 o participante do Enem 2020 pode tentar bolsa de estudos em faculdades privadas de alta qualidade por todo o país. O programa exige que os candidatos tenham pontuação de pelo menos 450 na média das provas, sem ter zerado a redação. A renda familiar mensal bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa e é preciso ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou em escola particular como bolsista integral). Vale para cursos presenciais e a distância em todas as áreas.
  3. Financiar os estudos a juros zero – Com o FIES possível fazer uma faculdade privada sem se preocupar com as mensalidades. O financiamento é concedido a juro zero (ou bem baixos, dependendo do perfil do candidato) e o prazo para pagamento da dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura, é bem longo. Para tentar o FIES o candidato precisa ter feito qualquer Enem a partir de 2010, desde que atenda aos critérios de renda, desempenho nas provas e formação escolar determinados pelo MEC.
  4. Entrar na faculdade sem vestibular – Essa facilidade é possível porque diversas faculdades privadas brasileiras passaram a oferecer ingresso direto aos candidatos que fizeram o Enem. Eles podem tentar vagas automaticamente em cursos presenciais e a distância em todo o país, só apresentando as notas obtidas no exame.

Somando todos esses processos seletivos, a gente tem um universo enorme de faculdades onde estudar, especialmente se o objetivo é entrar numa instituição privada.

Por isso é preciso saber escolher – e escolher bem.

O principal requisito deve ser a avaliação do MEC. Quanto maior, mais qualidade a faculdade tem e mais o diploma é valorizado no mercado de trabalho.

Abaixo, a gente separou algumas opções para quem ainda está procurando uma boa faculdade para estudar.

Conheça:

Veja também:

Veja quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 700

Vai tentar isenção do Enem 2020? Deixe sua mensagem para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin