dcsimg

Saiba quantos pontos precisa no Enem pra passar em Nutrição

Seu sonho é entrar em Nutrição para trabalhar com alimentação e saúde? Veja com qual desempenho no Enem você garante vaga nessa faculdade!

Nutrição é um curso de bacharelado com duração média de quatro anos. A concorrência é grande, mas a oferta universitária é ampla e há milhares de vagas em todo o país.

Você pode fazer essa graduação em faculdades públicas ou particulares, de forma presencial ou a distância – a modalidade de Nutrição a distância é geralmente oferecida no sistema semipresencial.

Seja qual for a rede de ensino ou modalidade, saiba de uma dica importante: dá para cursar Nutrição com a nota do Enem!

A pontuação necessária varia bastante, dependendo do caminho a seguir. Aqui a gente vai contar tudo. Acompanhe!

Caminhos para estudar Nutrição com o Enem

Há mais de uma forma de usar o Enem para estudar Nutrição. Três desses caminhos passam por programas governamentais (Sisu, ProUni e FIES).

E há ainda a possibilidade de acesso direto a algumas faculdades particulares que aceitam as notas do Enem como critério de seleção, sem depender dos programas do governo. Vamos dar uma olhada em cada uma dessas alternativas.

Faculdade de Nutrição pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serve para quem pretende entrar em universidades federais ou estaduais. Como o número de faculdades e de vagas é mais baixo se comparado às particulares, a disputa é mais acirrada e a nota de corte aumenta.

Para concorrer, é preciso ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado na redação.

Faculdade de Nutrição pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudo parciais e integrais em cursos presenciais e a distância em boas faculdades particulares de todo o Brasil.

Para concorrer, também é preciso ter feito o último Enem e, além disso, obtido pelo menos 450 pontos na média geral das provas, com nota acima de zero na redação.

O ProUni foi criado para atender a estudantes de baixa renda que, sem o benefício, não teriam como pagar as mensalidades de uma faculdade particular. Por esse motivo, a inscrição está condicionada a determinadas situações socioeconômicas do candidato.

Faculdade de Nutrição pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também está voltado a estudantes de baixa renda. Para participar, portanto, você tem que se encaixar no perfil socioeconômico solicitado pelo programa.

O FIES ajuda a pagar a mensalidade da faculdade particular e só vale para cursos presenciais.

Os juros são baixos e a dívida só começa a ser paga depois da conclusão do curso, parcelada em muitos meses.

Para se inscrever, vale apresentar o desempenho em edições mais antigas do Enem, a partir de 2010. Também é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral e mais do que zero na redação.

Faculdade de Nutrição por acesso direto

Outra possibilidade, adotada já por muitas universidades brasileiras, é usar o desempenho no Enem para acesso direto, sem depender dos programas do governo e, muitas vezes, sem precisar fazer vestibular.

As regras variam de acordo com cada instituição. Procure a universidade de seu interesse para saber direitinho como fazer para conseguir sua vaga com a nota do Enem. Em muitos casos, a partir de 300 pontos já dá pra começar a concorrer.

Na Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo, por exemplo, você pode participar do processo seletivo para Nutrição presencial usando as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010. Não precisa fazer vestibular e, dependendo da pontuação, ainda pode ganhar bolsa de estudos parcial até o fim do curso.

Pontos no Enem que você precisa para entrar em Nutrição

Agora vamos ver a pontuação necessária para ingressar em Nutrição a partir dos programas governamentais.

Os números que vamos mostrar estão baseados nas notas de corte de edições recentes. Eles podem mudar de um ano para outro, mas a tendência é que sigam essa média.

Para o Sisu, que é o programa mais concorrido, a menor nota de corte ficou em 650, a maior em 806 e a média nacional se situa em 695.

No ProUni, a nota mínima de quem conseguiu vaga em Nutrição foi de 555, a nota de corte máxima de 713 e a média nacional fica em 621.

O FIES é o mais tranquilo de todos. A partir de 450 já dá pra pensar em vaga para Nutrição em algumas faculdades. As notas de corte máximas ficam por volta dos 693, enquanto a média nacional é de 558.

Faculdades onde você pode estudar Nutrição com a nota do Enem

Anote agora algumas faculdades que aceitam o Enem para acesso direto e também trabalham com os programas do governo.

Todas elas oferecem cursos de Nutrição reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade do diploma em todo o território nacional, e oferecem programas específicos de bolsas, descontos e financiamento.

Confira:

Veja também:

Nutrição: profissão, carreira e mercado de trabalho

Está animado para entrar em Nutrição? Acha que vai ter pontuação suficiente? Conte tudo aqui para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin