dcsimg

Saiba que nota precisa no Enem pra passar em Serviço Social

Após realizar o Enem, a maioria das pessoas buscam utilizar a nota obtida para conquistar uma vaga na faculdade. Se esse é o seu caso, confira agora que nota precisa tirar no Enem para  começar o curso de Serviço Social!

O assistente social planeja e executa políticas públicas e programas sociais destinados ao bem-estar das pessoas e a integração do indivíduo em nossa sociedade.

Atua com questões relativas à exclusão social, buscando formas de melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos. Para isso desenvolve campanhas de saúde, alimentação, educação e recreação por meio da implementação de projetos assistenciais. Seu trabalho também pode ser realizado em penitenciárias ou abrigos de menores, visando reintegrar os marginalizados na sociedade.

Saber que nota precisa tirar no Enem para passar em Serviço Social é a dúvida de muitos vestibulandos. Primeiro você precisa saber que para  entrar para esse curso você tem algumas opções, realizar o vestibular próprio da faculdade ou realizar o Enem. Com o Enem você tem ainda mais chances de conseguir uma vaga na universidade, pois com a nota dele você consegue participar de vários programas.

Com a nota do Enem, você pode participar do processo seletivo do Sisu, ProUni, FIES. Também utilizá-la como forma de ingresso direto em faculdades particulares que aceitam a nota do exame no lugar do vestibular. São muitas opções, não é mesmo? Para você entender melhor cada uma, explicaremos as características de cada uma baixo. Também vamos informar a nota de corte de cada uma delas. Confira!

Que nota precisa tirar no Enem para passar para o curso de Serviço Social?

Antes de prosseguirmos, é importante frisar que não tem como saber a nota de corte exata de cada curso, em cada programa. O que temos são estimativas com base nas notas de corte dos anos anteriores.

A nota de corte é a nota mínima necessária para ser aprovado no processo seletivo. O que acontece nesse caso é que a nota varia de acordo com a concorrência. Para entrar no curso universitário, o fator mais determinante para definir a nota de corte é a pontuação que os candidatos concorrentes obtiveram no Enem.

Quanto maior for a nota dos seus concorrentes, maior será a nota de corte, afinal passa no processo seletivo aquele que tiver a maior pontuação. Além disso, os cursos mais concorridos também possuem uma nota de corte maior.

Agora que já compreendemos essa parte, vamos as estimativas de notas de corte!

Que nota precisa tirar no Enem para passar para o curso de Serviço Social no Sisu?

Sisu significa Sistema de Seleção Unificada. Trata-se de uma plataforma que o MEC (Ministério da Educação) gerencia na internet. Nela as universidades públicas participantes do Sisu registram as vagas disponíveis em suas dependências.  O pré-requisito para concorrer a essas vagas é ter feito do Enem.

Assim que as inscrições para o Sisu forem abertas, você deve usar a pontuação do Enem para se candidatar às vagas disponíveis. Como o processo de inscrição dura cerca de 4 dias, diariamente a nota de corte muda. No final do dia você consegue ter uma estimativa, com base nas inscrições realizadas até aquele momento. Porém, a nota definitiva você só saberá quando as inscrições forem encerradas.

Para garantir que você consiga, de fato, ingressar na faculdade, é permitido usar a pontuação do Enem para se candidatar em até 3 vagas. Assim, se você não conseguir passar na sua opção principal, tem a chance de ser aprovado em vagas similares, escolhidas previamente por você. Em todo caso, se você não conseguir ser aprovado de primeira em nenhuma das 3 opções, tem ainda a lista de espera.

Para você que pretende cursar Serviço Social, a nota de corte varia de 564 até 754. Em algumas universidades a nota fica na faixa dos 600. Mas na maioria dos casos as notas variam entre 635 e 700.

Que nota precisa tirar no Enem para passar em Serviço Social no ProUni?

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é destinado a candidatos de baixa renda que desejam conseguir uma bolsa para estudar em faculdades particulares. O programa oferece bolsas de 50% a 100%.

Para conquistar uma bolsa, a renda bruta familiar mensal deve ser de até 3 salários mínimos. Além da renda exigida, a participação no Enem também é pré-requisito. Deve-se ter uma pontuação mínima de 450 pontos e não pode zerar a Redação do exame.

A nota de corte para conquistar uma bolsa varia de 483 a 634. Mas a maioria fica em torno de 500 a 580.

Que nota precisa tirar no Enem para passar para o curso de  Serviço Social no FIES?

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) oferece um empréstimo aos candidatos aprovados, para que eles consigam bancar as mensalidades de curso superior. Ao finalizar a faculdade e estar trabalhando, o aluno deve pagar esse financiamento em parcelas que cabem no seu bolso, com juros baixos.

Como no ProUni, além da participação no Enem ser pré-requisito essencial, sendo necessário pelo menos 450 pontos e não zerar a prova de Redação, também há exigências quanto a renda do candidato.

Porém, acerca do FIES, as exigências são um pouco mais democráticas, abrangendo uma maior parte da população. Isso porque, existem duas modalidades do programa, FIES e o P-Fies.

No primeiro caso é exigido que o candidato tenha uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos. Já na segunda modalidade o candidato deve ter renda familiar mensal de até 5 salários mínimos. A diferença entre os dois está na fonte do financiamento e nos juros quando o aluno for pagar esse valor de volta.

A nota de corte para ser aprovado no curso de Serviços Sociais pelo FIES varia entre 471 e 485.

Não fui aprovado em nenhum programa, ainda tenho chance?

Por se tratar de programas muito concorridos, muitas vezes acontece do candidato não conseguir ser aprovados em nenhum deles. Mas se entrar na faculdade é o seu sonho, você não precisa desistir dele por causa disso. Tem ainda a opção de ingresso direto em faculdades particulares.

Para ingressar no ensino superior dessa forma, basta que você apresente sua pontuação do Enem a universidade. Se sua nota for a mínima exigida pela instituição, basta você fazer sua matrícula e aguardar o início das aulas, sem burocracia.

Sabemos que muitas pessoas acreditam ser impossível arcar com as altas mensalidades de faculdades particulares. É verdade que algumas instituições cobram mensalidades muito caras, porém existem diversas faculdades, muito bem avaliada no MEC, que oferecem cursos com mensalidades bem acessíveis.

Para colaborar, selecionamos abaixo algumas opções de faculdades particulares onde você pode fazer o ingresso direto por meio do Enem. Todas elas oferecem o curso de Serviço Social e possuem mensalidades super em conta. Confira!

Onde estudar por meio do ingresso direto?

Todas as faculdades apresentadas a seguir são reconhecidas pelo MEC, além disso elas também participam de programas como ProUni e FIES, portanto se você for aprovado em um destes programas, poderá utilizar a bolsa em uma delas.

Vale ressaltar que todas também contam com bolsas próprias e programas de descontos nas mensalidades.

Veja também:

Enem

Entenda como funciona o SISU

Entenda de uma vez por todas como funciona o FIES

Agora que você já sabe que nota precisa tirar no Enem para passar no curso de Serviço Social conte para gente onde pretende usar sua pontuação!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin