dcsimg

Descubra que nota precisa no Enem pra passar em Biomedicina

Veja a nota que é preciso tirar no Enem para entrar na faculdade de Biomedicina pelo Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

Quem decide estudar Biomedicina pode usar a nota do Enem em diferentes processos seletivos para conquistar a tão sonhada vaga na universidade.

Mas, seja pelo Sisu, ProUni ou FIES, para ser selecionado é preciso ter atingido uma nota mínima no Enem, a famosa nota de corte.

Neste artigo vamos apresentar a nota mínima necessária para passar em Biomedicina. Acompanhe!

Que nota tirar no Enem para passar em Biomedicina

Existem 4 alternativas que permitem usar a nota do Enem para entrar na faculdade de Biomedicina (ou em outros cursos):

Sisu. Sistema informatizado do MEC que oferece vagas em instituições públicas.

ProUni. Programa do governo federal que concede bolsas integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas.

FIES. Programa do governo que permite financiar as mensalidades da faculdade particular a juros baixos e começar a pagar o saldo devedor só depois da formatura.

Ingresso direto. Usar a nota do Enem para ingressar em faculdades particulares sem fazer a prova do vestibular.

A seguir falaremos sobre a nota mínima que é preciso tirar no Enem para passar em Biomedicina através do Sisu, ProUni, Fies e Ingresso direto.

Porém, é preciso deixar claro que as notas apresentadas são aproximações, calculadas com base nas edições anteriores de cada processo seletivo.

Pontuação mínima no Enem para passar em Biomedicina: Sisu

O Sisu tem as notas de corte mais altas para Biomedicina, quando comparamos com o ProUni e FIES. Justamente por permitir o acesso às instituições públicas, onde o aluno não terá nenhum gasto com mensalidades ou taxas.

Mais uma vez, vale ressaltar que a nota de corte varia a cada edição do Sisu, de acordo com a instituição escolhida, o turno e a modalidade da vaga (ampla concorrência ou cotas).

A nota de corte média do Sisu para Biomedicina fica em torno de 725 pontos. A nota mínima é de aproximadamente 680 pontos e a mais alta pode chegar a 830 pontos.

Nota de corte do Enem para Biomedicina pelo ProUni

Estudar Biomedicina em uma faculdade particular sem pagar mensalidade ou pagando apenas a metade parece uma boa ideia, você concorda?

Sem falar que só participam do ProUni instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e a Universidade de Franca (UNIFRAN), por exemplo.

Para se inscrever no programa, é preciso ter feito a última edição do Enem, e ter alcançado pontuação mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Mas apenas cumprir esses pré-requisitos não garante uma bolsa para Biomedicina. A nota de corte do ProUni para o curso pode variar entre 573 a 731 pontos, o que dá uma média de 639 pontos, aproximadamente.

Existem ainda critérios de renda familiar e formação escolar para ter acesso às bolsas parciais e integrais.

Nota de corte do FIES

No geral, a concorrência no FIES é menor do que no Sisu e ProUni. E isso também vale para o curso de Biomedicina!

A nota de corte média do Enem para conseguir um financiamento pelo programa é de 564 pontos. As notas mínima e máxima vão de 457 a 685. Dá para notar que a disputa é menos acirrada que no Sisu e no ProUni.

Para participar do FIES é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com pontuação geral igual ou maior que 450 e sem ter zerado na redação.

O programa disponibiliza diferentes modalidades de financiamento, de acordo com a renda familiar do candidato.

Assim como no ProUni, as instituições que participam do FIES precisam ser bem avaliadas pelo MEC.

Temos como exemplo a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) e a Faculdade das Américas (FAM), que costumam oferecer vagas para Biomedicina pelo programa.

Ingresso direto com a nota do Enem

Essa é uma opção muito interessante para entrar na faculdade de Biomedicina sem ter que enfrentar toda a concorrência e burocracia dos programas do MEC.

Basta procurar uma instituição particular que aceite a nota do Enem no processo seletivo, apresentar a documentação solicitada e começar os estudos!

Nesse caso, não temos como informar uma nota de corte do Enem. Mas pode ter certeza de que as notas sempre ficam muito abaixo das do Sisu, ProUni e FIES.

Se você não zerou na redação do Enem, provavelmente conseguirá entrar em Biomedicina por ingresso direto.

Até aqui, tudo ótimo, mas, e a questão da mensalidade, como fica? Boas notícias: várias faculdades privadas oferecem programas próprios de bolsas de estudo e crédito estudantil.

Conheça agora 6 instituições reconhecidas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem para ingressar de forma direta no curso de Biomedicina e que possuem programas próprios de bolsas de estudo e crédito estudantil:

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Biomedicina a distância
Quanto ganha um biomédico?

Depois de saber quanto é preciso tirar no Enem para passar em Biomedicina, responda nos comentários: você quer fazer essa graduação? Vai tentar pelo Sisu, ProUni, FIES ou prefere o ingresso direto?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin