dcsimg

Saiba se existe Sisu no segundo semestre

Descubra se é possível concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu no meio do ano e conheça uma alternativa para aproveitar sua nota do Enem!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vem se tornando a principal forma de acesso ao ensino superior público no Brasil.

Por meio desse sistema eletrônico, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), instituições públicas de todo o País oferecem vagas em seus cursos, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Uma dúvida comum entre os estudantes que pretendem participar do Sisu é: o processo seletivo ocorre apenas uma ou duas vezes por ano? Veja a resposta a seguir!

Existe Sisu no segundo semestre?

Sim. O Sisu costuma ter duas edições ao ano:

  • Uma no primeiro semestre, com período de inscrições no mês de janeiro, após a divulgação do resultado do Enem
  • Outra no segundo semestre, cujo período de inscrições geralmente ocorre no mês de junho.

É importante deixar claro que mesmo quem não participou da edição do início do ano pode se inscrever no Sisu do segundo semestre, já que são duas edições diferentes do processo seletivo.

Portanto, o Sisu do meio do ano tem um edital próprio, com todas as informações importantes sobre o programa. Esse documento deve ser lido com atenção pelos candidatos.

Como participar do Sisu do meio do ano

Para concorrer às vagas do Sisu no segundo semestre, é preciso ter feito a última edição do Enem. Por exemplo, para participar do Sisu 2/2020, é preciso ter feito o Enem 2019.

O único pré-requisito em relação à nota do Enem é não ter zerado a redação. Logo, não existe pontuação mínima.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sisu, dentro do prazo estipulado em cada edição (costuma ser no mês de junho).

O Sisu segundo semestre também permite que os candidatos optem por vagas de ampla concorrência, reservadas à Lei de Cotas ou de ações afirmativas das próprias instituições públicas.

Os estudantes que não conseguem passar na primeira nem na segunda opção de vaga igualmente podem se inscrever em uma lista de espera.

Embora as regras de participação sejam praticamente as mesmas para o Sisu do primeiro e segundo semestre, a edição do meio do ano costuma oferecer um número de vagas bem menor.

Para ter uma noção, em 2018 foram oferecidas mais de 239 mil vagas no primeiro semestre, enquanto no Sisu do meio do ano foram aproximadamente 57 mil.

Alternativa ao Sisu segundo semestre

Existe uma excelente opção ao Sisu para entrar na faculdade com a nota do Enem: matricular-se em uma instituição privada sem fazer a prova do vestibular e, ainda, conseguir um desconto nas mensalidades!

Ocorre que várias faculdades particulares oferecem bolsas de estudos para novos alunos que prestaram o Enem. Além disso, esses candidatos ficam dispensados de fazer a prova do vestibular (ingresso direto).

Um exemplo é o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), que oferece bolsas de até 100% em seus cursos presenciais e a distância para os candidatos ao ingresso direto com a nota do Enem.

Mesmo que o estudante não consiga uma bolsa integral, o valor da mensalidade pode ficar bem reduzido.

Além disso, nas faculdades privadas a oferta de cursos tecnológicos (de menor duração) e a distância é muito maior que nas instituições públicas.

Sem falar que fica muito mais fácil passar para cursos mais disputados, como Direito, Odontologia e Medicina, devido ao maior número de vagas ofertadas na rede privada, que torna a concorrência bem menor do que na pública.

Só é preciso ter o cuidado de escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC, pois isso garante que seu diploma será válido em todo o País.

Onde estudar com a nota do Enem

Conheça agora quatro faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto.

Essas instituições oferecem várias facilidades que ajudam a fazer o preço da mensalidade caber no seu bolso, como bolsas de estudo, descontos variados e crédito educativo sem burocracia:

Veja também:

Vale a pena fazer faculdade particular?

Tem ProUni no meio do ano?

Depois de saber que existe sim Sisu no segundo semestre e conhecer uma alternativa de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade, conte para a gente nos comentários: qual curso você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin