dcsimg

Descubra quais são as faculdades mais baratas de Guarulhos

Quer iniciar a sua graduação em Guarulhos? Então, veja as faculdades mais baratas da região!

Iniciar uma graduação não é tão fácil, pois sabemos que é preciso ter uma boa estrutura financeira para manter todos os custos. Por isso que, antes de iniciar essa jornada, sempre indicamos que o estudante pesquise muito sobre os valores das mensalidades, estrutura do curso e da instituição escolhida.

Outra estratégia é escolher cursos com menores tempos para a conclusão, como cursos superiores tecnológicos, que geralmente possuem de 2 a 3 anos.

Cursos a distância também são uma boa opção para quem deseja retirar do orçamento os valores de alimentação e transporte, com grande diferença no final do mês.

Agora vamos descobrir as faculdades mais baratas em Guarulhos!

Faculdades mais baratas de Guarulhos

Antes de escolher a faculdade na qual vai se matricular, é bom verificar a estrutura física, o corpo docente e também se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois só assim poderá emitir diploma válido e você poderá exercer a sua profissão.

Veja agora a lista das faculdades mais baratas de Guarulhos:

Bolsas e financiamentos em Guarulhos

Para pagar mais barato, ou até não pagar nada, existem algumas opções de programas governamentais, que estão com inscrições abertas duas vezes ao ano. Estas opções são: Sisu, ProUni ou FIES.

Veja um pouco sobre elas:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Como os outros processos seletivos, o Sisu abre as inscrições duas vezes ao ano para facilitar o ingresso dos estudantes às universidades públicas do país. Para concorrer a uma vaga pelo Sisu, é necessário ter realizado o último Enem antes do processo e não ter zerado a redação.  

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O ProUni disponibiliza milhares de bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%), para estudantes que não tem condições de manter uma faculdade particular.

Para concorrer a bolsas parciais, a renda familiar bruta deverá ser de até três salários mínimos por pessoa  e, para as bolsas integrais, o candidato deve ter a renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O candidato também deve obedecer pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, também na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura (nesse caso não há requisito de renda).

Financiamento Estudantil (FIES)

No FIES, o candidato financia todo o seu curso e inicia o pagamento logo após a sua formação. Para concorrer, é necessário ter a renda familiar de no máximo 2 salários mínimos e meio por pessoa, ter realizado o Enem, obtido nota igual ou maior que 450 pontos e não ter zerado a redação.

Outra forma de ingressar em uma faculdade em Guarulhos

Para quem não conseguiu realizar o último Enem ou uma vaga em um dos processos que citamos acima, existe uma forma muito mais fácil e rápida de ingressar em uma faculdade: ingresso direto pelo Enem.

O ingresso direto pelo Enem está disponível em diversas faculdades e, para participar desse processo, é necessário ter realizado alguma edição do Enem, desde 2010, não sendo necessário ter obtido uma nota mínima.

Todas as faculdades abaixo disponibilizam esse tipo de ingresso, além de terem o acesso direto pelo vestibular, sem precisa de Enem. Essas instituições são reconhecidas pelo MEC e possuem bolsas e financiamentos próprios, sem burocracia e com muita facilidade:

Veja também:

Faculdades em Guarulhos

As melhores faculdades de Direito

Vai fazer qual curso em Guarulhos? Conte pra gente aqui no comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin