dcsimg

Descubra se a faculdade Faveni é reconhecida pelo mec

Caso tenham te indicado o nome da Faculdade Faveni, é natural que você queira obter informações sobre esta, para formar sua opinião e decidir se convém fazer nela seu curso superior. Neste texto, você tem dados históricos e funcionais acerca da instituição, bem como seu status perante o Ministério da Educação, o MEC.

O que é a Faveni

Faveni é a Faculdade de Venda Nova do Imigrante, cidade da região central serrana do Estado do Espírito Santo. Chega-se a Venda Nova após percorrer cerca de 100 quilômetros na estrada saindo da capital, Vitória, para Belo Horizonte. A instituição particular de ensino superior, fundada em 2002, é mantida pelo Instituto de Educação Século XXI – EPP.

Integra o Grupo Educacional FAVENI, composto por oito faculdades, e que tem 100 polos de apoio por todo o país, contando com mais de 200 mil alunos. Oferece cursos de capacitação, graduação presencial, graduação EAD e pós-graduação EAD. Em 2006, a FAVENI diplomou suas primeiras turmas. Continue nesse texto para saber mais.

Credenciamento, autorização e reconhecimento pelo MEC

O MEC utiliza um procedimento para certificar que uma instituição esteja por ele aprovada, o que é feito em três etapas sucessivas, referidas no título acima. Veja neste artigo como são essas etapas e qual a situação da Faveni em relação a elas.

Credenciamento

É o primeiro vínculo da instituição de ensino superior (IES) com o Ministério. Cabe a ela requerer a formalização de tal vínculo, cuja aceitação ou não, examinada pelo MEC, é por este divulgada.

A Faveni foi credenciada pela Portaria Ministerial nº 2378, de 22 de agosto de 2002, recredenciada pela Portaria nº 780, de 26 de junho de 2017 e credenciada para EAD pela Portaria MEC Nº 1.010 de 20 de maio de 2019. 

Autorização

Após credenciada, a faculdade depende de autorização do MEC para iniciar a oferta de cursos. Estes têm as respectivas propostas analisadas por especialistas e só é autorizado, cada um por sua vez, se a Instituição de Ensino Superior cumprir determinadas exigências. Todos os cursos da Faveni são autorizados.

Reconhecimento

A mais importante etapa da certificação é o reconhecimento, porque sua obtenção pela IES é necessária para que o diploma por ela emitido seja válido em todo o país. Só pode ser solicitado o reconhecimento  se cumprida a proporção de 50% da carga horária do curso de graduação. A faculdade é avaliada por certos critérios, dos quais os dois mais significativos são os seguintes:

  • Índice Geral de Cursos – IGC: leva em conta a média das notas em todos os cursos da solicitante.
  • Conceito Institucional – CI: resultado de inspeções pessoais realizadas por representantes do MEC.

São atribuídas notas de 1 a 5: as notas 3 ou mais correspondem a uma boa avaliação. Já as notas 1 e 2 são negativas. A Faculdade FAVENI se destaca pela qualidade de ensino comprovada pelos resultados do ENADE e pelas boas avaliações dos cursos pelo MEC.

Cursos ofertados pela Faveni, todos reconhecidos ou autorizados

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Enfermagem
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Pedagogia
  • Letras EAD
  • Português EAD
  • Matemática EAD

A importância de uma faculdade ser reconhecida pelo MEC

Nos últimos anos têm surgido no Brasil muitas faculdades, sendo que algumas não estão em condições de proporcionar aos alunos um ensino que forme bons profissionais. Também à vista disso, o MEC faz as já referidas avaliações em todas as instituições de ensino superior, para saber e levar ao conhecimento público como está a qualidade delas.

Além de divulgarem a situação das faculdades, os índices assim atribuídos possibilitam que elas aprimorem continuamente seus cursos e a estrutura para isto necessária. O reconhecimento pelo MEC atesta que a faculdade atende aos padrões impostos por este e que tem a definitiva autorização para funcionamento.

Outras boas faculdades que também são reconhecidas pelo MEC

Além da Faveni, há mais faculdades e universidades reconhecidas pelo MEC, com boa avaliação. Preparamos para você a relação de algumas, que recomendamos por sua longa tradição em cursos superiores e bons índices do MEC.

Todas estas têm convênios, descontos nas mensalidades, bolsas e financiamentos próprios, tudo para facilitar o pagamento dos seus estudos. Conheça:

 Veja também:

Saiba tudo sobre o Fies 2020.2 e tente sua vaga

Enem 2020 digital: Conheça o novo jeito de fazer o Enem

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin