dcsimg

Descubra se é possível conseguir vaga no Fies sem Enem

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) proporciona aos estudantes que concluíram o ensino médio financiar todo o seu curso de graduação.

Para obter esse financiamento, é necessário se inscrever neste processo seletivo no início ou meio do ano. Após a inscrição, o interessado deve apresentar os documentos na faculdade e depois no agente bancário.

Todos os cursos de graduação podem ser financiados pelo FIES, porém eles não podem ser nas modalidades semipresencial ou a distância, apenas presencial.

Um dos requisitos principais do FIES é a nota do Enem? Mas será que tem como se inscrever no programa sem esse exame? Descubra agora!

Posso conseguir vaga no FIES sem Enem?

Muita gente perde o prazo para se inscrever no Enem, falta a prova e até não gosta de realizar esse exame. Porém, sem essa nota, não é possível ingressar em alguns programas do governo federal, como o FIES.

Infelizmente, hoje não é mais possível realizar inscrição do FIES sem a nota do Enem. Então, caso queira participar desse programa, será necessário realizar o próximo exame e obter nota acima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Como ingressar em uma faculdade sem o Enem?

Mesmo sem o Enem é possível ingressar em uma faculdade.

Você poderá tentar o ingresso de diversas formas, como:

  • Vestibular tradicional – essa forma está disponível, na maioria das instituições, duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres.
  • Vestibular específico para Medicina – já que a concorrência para o curso de Medicina é grande, mesmo em faculdades particulares, a seleção para esse curso tem data diferenciada. Para ingressar no primeiro semestre, geralmente os vestibulares são aplicados entre os meses de setembro e novembro e, para o segundo semestre, entre março e maio.
  • Vestibular agendado – se você não conseguir fazer o vestibular tradicional, poderá agendar a sua prova e realizá-la em um dia e horário mais confortáveis.
  • Transferência de outras faculdades – se já está matriculado em alguma instituição, mas não gostou do seu método de ensino, qualidade da estrutura física ou teve algum outro problema, poderá transferir o seu curso e continuá-lo em outra faculdade.
  • Segunda graduação – já está formado, mas quer ter mais qualificações profissionais e aumentar o seu currículo? Ingresse em uma faculdade sem precisar fazer vestibular e ainda elimine disciplinas, caso o curso escolhido seja da mesma área.

Ingresso sem vestibular

Já que estamos falando sobre como cursar uma faculdade, também trouxemos uma nova forma de você começar a estudar sem precisar fazer prova, o ingresso direto.

Apesar de precisar da nota do Enem, nessa forma de admissão você pode inserir as notas de qualquer edição do exame. Assim, fica isento de provas e taxas de inscrição e ainda tem o resultado imediato.

Com o ingresso direto, também é possível conseguir uma bolsa de desconto, que pode chegar a 100%, de acordo com a sua nota do Enem.

Onde estudar com ou sem o Enem

Se você procura instituições para iniciar a sua graduação, trouxemos algumas que são reconhecidas pelo MEC e possuem diversas formas de ingresso, além de terem disponíveis várias bolsas, descontos e financiamentos que não necessitam da nota do Enem.

Confira a nossa lista:

Veja mais:

Descubra todas as informações sobre o ProUni 2019

Descubra tudo sobre os cursos da Anhanguera

Vai ingressar na faculdade com ou sem o Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin