Descubra qual é o horário da prova do Enem 2021

Confira os horários de entrada e início da prova do Enem 2021 para não se atrasar e fazer o exame com tranquilidade para tirar uma boa nota!

O horário da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causa confusões em muitos participantes todos os anos. Não é incomum ver a cada edição da prova uma nova leva de pessoas barradas nos portões dos locais de prova, pois acabaram se confundindo ou perdendo a hora no deslocamento de casa até lá.

Apesar da “chuva de memes” que inundam as redes sociais durante os domingos de aplicação do exame, esse é um momento muito triste para os participantes que depositam no Enem a esperança para conseguir uma vaga na faculdade.

A melhor forma de evitar este constrangimento e de chegar na prova com toda a tranquilidade necessária para não se desconcentrar é se planejar, compreendendo bem os horários de entrada e de duração da prova.

Neste artigo, você saberá cada detalhes sobre os horários da prova do Enem 2020 e algumas dicas de organização do tempo para conseguir resolver todas as questões.

Que horas começa o Enem?

O Enem 2020 será realizado, pela primeira vez, em dois formatos: o Enem Impresso e o Enem Digital. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a possibilidade de 100 mil estudantes realizarem a prova em um computador. Será um teste, pois a intenção é que o Enem não tenha mais a versão impressa em alguns anos.

Sendo assim, a primeira coisa a se atentar é a data das provas, realizadas em quatro domingos consecutivos. Quem se inscreveu na versão impressa deve comparecer aos locais de prova nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Os inscritos na versão digital farão as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Agora é o momento para se atentar aos horários. Eles serão sempre referentes ao horário de Brasília (DF) e iguais para as versões impressa e digital do Enem 2020. A prova começa no mesmo instante em todo o país. Portanto, se você mora nos estados da região Norte e Centro-Oeste em que o fuso horário é diferente, acerte o seu relógio com o de Brasília.

Muita gente se confunde com o horário de abertura dos portões e início da prova. O participante deve ingressar no local de prova entre 11h30 e 12h59. O portão fecha às 13h e o edital é claro: nenhuma pessoa pode entrar após este horário.

Todos os participantes devem se dirigir para as suas salas de aplicação designadas no Cartão de Confirmação do Enem. A prova será iniciada às 13h30.

Quanto tempo tem a prova do Enem 2020?

As provas têm a mesma duração para todos os participantes regulares do Enem. Apenas quem solicitou atendimento especial, como as lactantes ou pessoas com deficiência, têm direito a um horário de prova diferenciado.

No primeiro dia de prova do Enem 2020, o participante precisará fazer uma redação e terá 5 horas e 30 minutos para realizar toda a prova. Ou seja, o término da aplicação é às 19 horas.

Para o segundo dia são disponibilizadas 5 horas para solucionar todas as questões e entregar o gabarito preenchido. O encerramento da aplicação será às 18h30. 

Os fiscais de prova disponibilizam nas lousas o tempo para finalização da prova e não permitem que o gabarito seja preenchido após o horário. Portanto, planeje-se para começar a responder o gabarito e passar sua redação a limpo a tempo.

Que horas pode sair do Enem 2020?

Os participantes devem ficar na sala de aplicação da prova por, pelo menos, duas horas. Quem sair do local de prova antes das 15h30 será eliminado do Enem 2020.

Quem desejar levar o caderno de questões para casa precisa ficar na sala de aplicação até às 18h30 no primeiro dia e até às 18h no segundo dia.

Como se planejar para não se atrasar no Enem 2020?

Com organização e planejamento, as chances de algo dar errado no dia da prova são bem menores. Tudo começa com o Cartão de Confirmação, disponível no site da Página do Participante do Enem 2020.

No Cartão estão disponíveis o endereço e sala exata em que você irá realizar o Enem 2020. O próprio Ministério da Educação (MEC) indica que você leve esse cartão impresso nos dois dias do Exame.

Confira com antecedência o seu trajeto até o local de prova. Se você vai de transporte público, lembre-se que no domingo os horários costumam ser diferentes dos dias úteis. O trânsito também pode ficar caótico nos locais próximos ao exame. Verifique quanto tempo demora para chegar lá e considere chegar antes do meio-dia.

O Enem 2020 será realizado em meio a uma pandemia de covid-19. Portanto, os seguranças não permitirão a entrada de qualquer participante sem máscara de proteção individual cobrindo nariz e boca. Para sua segurança, leve máscaras extras para trocar durante a prova, que tem longa duração.

Antes de sair de casa, teste suas canetas esferográficas de tinta preta, fabricada em material transparente, e verifique se realmente está levando seu documento oficial com foto.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Com a nota do Enem é possível participar dos principais programas de ingresso no Ensino Superior do Governo Federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Além deles, algumas faculdades substituem a necessidade de fazer vestibular pela nota do Enem. Esse formato de ingresso é chamado de ingresso direto e é feito de forma rápida e sem burocracia.

Na lista a seguir, separamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC e que permitem que você use sua nota do Enem para ingresso direto:

A sua nota do Enem pode garantir outra vantagem no ingresso direto: bolsas de estudo! Entre em contato com uma das faculdades da lista acima e peça mais informações.

Leia também: Veja o passo a passo de como fazer uma redação do ENEM nota mil

Agora já está tudo certo para chegar no horário correto no seu local de prova e fazer o Enem 2020 com calma! Você acha que o tempo para realizar a prova é suficiente? Deixe sua opinião nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!