Descubra o que fazer com a nota do Enem 2020

Ainda não sabe o que fazer com a nota do Enem 2020? Confira aqui todas as suas opções e não perca a chance de ingressar no Ensino Superior!

Que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para o Ensino Superior, muita gente sabe, mas poucos realmente conhecem todas as formas de ingresso e sabem o que fazer com a nota do Enem 2020.

Com as mudanças no calendário e o adiamento da prova, algumas datas e regras de processos seletivos acabaram ficando confusas. Para te ajudar a entender como tudo funciona, preparamos um guia super completo para você não perder nenhuma oportunidade e largar na frente dos demais concorrentes. Veja a seguir!

Tudo sobre as mudanças no Enem 2020

Quem está de olho nas notícias sabe que o Enem 2020 apresentou novidades desde o anúncio da edição. Isso porque pela primeira vez, além das provas impressas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, irá aplicar a prova também de forma digital. 

Veja a seguir as datas de aplicação do exame:

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021;
  • Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021;
  • Reaplicação do exame: 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Em 2021, 96.086 mil dos 5.687.271 milhões de inscritos realizarão a prova digitalmente. Assim que o resultado for liberado no dia 29 de março de 2021, grande parte dos participantes irá correr para se inscrever nos principais processos seletivos do país.

E você, já sabe o que fazer com a nota do Enem 2020? Agora que já está por dentro das mudanças chegou a hora de ver suas opções.

Afinal de contas, o que fazer com a nota do Enem 2020?

Com a nota do Enem em mãos, você pode tentar ingressar no Ensino Superior de quatro formas diferentes, e terá pelo menos duas chances de se classificar: no primeiro ou no segundo semestre. Por conta da mudança de calendário, alguns processos abrirão até três vezes, sabia? Confira!

Ingressar numa universidade pública com a nota do Enem 2020

Para ingressar em uma universidade pública com a nota do Enem 2020, você precisa se inscrever no site do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. A abertura da primeira edição do processo seletivo está prevista para abril de 2021, logo após a liberação do Boletim de Desempenho do Enem.

Para participar, é necessário que o aluno tenha comparecido aos dois dias de prova e não tenha zerado a redação. Além disso, o processo apresenta duas modalidades: ampla concorrência e ações afirmativas, sendo a segunda destinada a estudantes de baixa renda vindos de escolas públicas, negras, pardas ou indígenas.

Durante os dias do processo seletivo, cabe ao estudante avaliar se com a nota que possui e sua colocação será possível conquistar uma vaga nas instituições federais e estaduais. Mas caso não seja possível, você ainda pode usar a nota do Enem para entrar em uma universidade particular.

Tentar uma bolsa de estudos numa faculdade privada

Em caráter especial, na edição 2021/1 do Programa Universidade Para Todos (Prouni), os estudantes deverão utilizar a nota do Enem 2019 para disputar uma vaga no processo seletivo.

O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em diversas universidades privadas do Brasil, e visando respeitar o calendário acadêmico, o processo não aguardará a liberação das notas do Enem 2020 ? em março ? tornando necessária a inscrição com o resultado do ano anterior.

Neste ano, as inscrições para o Prouni 2021/1 estão previstas para os dias 12 a 15 de janeiro de 2021. A seleção irá utilizar as notas do Enem 2019, mas o Ministério da Educação (MEC) já afirmou que irá fazer mais uma edição após o resultado do Enem 2020, em meados de abril.

Para participar basta não ter zerado a redação e possuir média superior a 450. O candidato também necessita se encaixar em alguns perfis de renda e escolaridade determinados pelo governo para concorrer a uma bolsa, seja ela parcial ou integral.

Financiar os estudos com a nota do Enem

Outra modalidade que funcionará em caráter especial este ano é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Assim como o Prouni, o Fies, em sua primeira edição de 2021 aceitará apenas as notas dos exames realizados entre 2010 e 2019. As inscrições do Fies 2021/1 estão previstas para os dias 26 a 29 de janeiro de 2021.

Com o Fies o aluno pode iniciar a graduação com tranquilidade, e pagar as parcelas referentes ao financiamento do curso apenas após a formatura.

O programa aceita inscrições de qualquer candidato que não zerou a redação e tem renda familiar mensal compatível com o perfil socioeconômico requerido. Ah, e uma boa nota! Não precisa ser das mais altas, mas as chances aumentam e muito com notas superiores a 450.

Passar numa faculdade privada sem fazer vestibular

Se os programas apresentados anteriormente não te atendem e você está preocupado por não conseguir uma bolsa ou financiamento, saiba que é possível estudar sem prestar vestibular e pagando pouco por meio do ingresso direto.

Este modelo permite que qualquer concorrente que fez o exame a partir de 2010 consiga realizar o curso desejado desde que tenha a pontuação requerida pela faculdade desejada.

Cada universidade conta com programas próprios de bolsas de estudo e valores especiais, sem depender dos programas do governo. Portanto vale a pena visitar as instituições desejadas ou pedir mais informações no site.

Onde estudar com a nota do Enem?

Se você chegou até aqui e está decidido a cursar uma faculdade privada, mas ainda não sabe qual, o Guia da Carreira pode te ajudar!

Pouco importa se você escolheu Prouni, ingresso direto ou Fies, antes de realizar sua inscrição é essencial que você escolha a instituição que deseja estudar baseado em suas credenciais. Uma delas é a certificação do MEC. Seja para ensino a distância ou presencial, opte sempre por instituições reconhecidas pelo MEC.

As faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC, além de garantia de qualidade oferecem diplomas bem conceituados no mercado de trabalho, o que te coloca um passo à frente na construção de sua carreira. Que tal conhecer algumas e incluir na sua lista?

Veja também: Regras Enem 2020: Saiba todas e se prepare para a prova!

E então, já sabe o que fazer com a nota do Enem 2020? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!