dcsimg

Conheça os programas de desconto em faculdades

Descubra agora mesmo quais são as melhores opções para estudar com qualidade pagando menos!

No Brasil, ter diploma universitário não é mais um diferencial. É praticamente um pré-requisito para conquistar um lugar ao sol no concorrido mundo do trabalho!

Hoje, a imensa maioria de vagas do ensino superior – principalmente naqueles cursos que têm maior apelo mercadológico – está na rede privada.

E a rede privada, como você deve saber, tem faculdades ótimas e outras não tão boas. Em comum, todas elas cobram mensalidades quem nem todo mundo consegue pagar.

Mas aqui a gente traz uma boa solução. Vamos explicar quais são e como funcionam os programas de desconto para você poder cursar uma faculdade com o bolso mais folgado.

Confira!

Os tipos de programas de desconto

Para atrair e reter alunos, as faculdades oferecem uma ampla gama de benefícios. Além de bolsas de estudos e financiamento facilitado, existem também os famosos descontos.

Cada instituição tem seus próprios programas de incentivo, com nomes diferentes e regras próprias. Aqui, separamos os dez tipos mais comuns:

  • Convênios
  • Dificuldades Financeiras
  • EAD
  • Enem
  • Matrícula
  • Parentes
  • Pontualidade
  • Primeira mensalidade
  • Promoções pontuais
  • Segunda graduação

A seguir, saiba mais sobre cada um deles.

Convênios

Esse benefício é bem interessante para quem já trabalha. Muitas faculdades firmam convênios com empresas e entidades da região. Filhos de funcionários e associados dessas instituições também podem ter esse tipo de desconto, que varia bastante entre as faculdades.

Dificuldades Financeiras

Conscientes de seu papel social e preocupadas em não perder bons alunos, algumas faculdades oferecem descontos para quem está passando por dificuldades financeiras e não consegue pagar a mensalidade integral.

Uma delas é o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA). Se você já estuda ou quer estudar lá e está com problemas de grana, converse sobre o caso na secretaria para entender as possibilidades de desconto.

EAD

Encontramos muitas faculdades oferecendo descontos para seus cursos a distância. Eles podem ser aplicados na inscrição para o vestibular, na matrícula, na mensalidade ou em todos esses boletos.

Considerando que os cursos EAD já são normalmente mais em conta, é uma ótima pedida para quem quer economizar na mensalidade sem perder a vantagem de um diploma reconhecido.

Lembre-se apenas de buscar apenas faculdades de qualidade atestada pelo Ministério da Educação (MEC). Vamos listar algumas ao final deste texto.

Enem

Quem faz o Enem tem vários benefícios. Além de poder entrar na faculdade sem fazer vestibular, uma boa pontuação no exame pode garantir descontos de até 100%!

E quem não alcançou grandes pontuações também pode se beneficiar de ter feito o exame. Muitas faculdades dão desconto para quem fez o Enem, principalmente na matrícula.

Matrícula

Descontão na matrícula é um benefício bem comum. Dependendo do curso e da faculdade, você pode se livrar do primeiro boleto ou ganhar um belo abatimento. Fique de olho!

Parentes

Dar descontos para irmãos que estudam na mesma instituição é uma prática bem comum em escolas do ensino fundamental e médio. Em faculdades, encontramos esse benefício também. Pais, irmãos e filhos que estudam juntos podem fazer uma bela economia.

Pontualidade

Pagar o boleto em dia pode garantir até 10% de desconto na mensalidade, o que representa uma quantia considerável ao fim do semestre. Se puder, organize suas contas para fazer o pagamento até a data determinada pela faculdade.

Primeira mensalidade

Volta e meia encontramos promoções desse tipo. A primeira mensalidade grátis já ajuda um bocado, não é mesmo?

Recomendamos que você preste atenção no valor total do semestre e verifique se as demais mensalidades do semestre vão caber no seu bolso.

Promoções pontuais

Aqui, o céu é o limite. São vários os tipos de desconto e vantagens que podem aparecer de uma hora para a outra. Muitas vezes, as promoções combinam descontos com outros benefícios, como acesso grátis a um curso de idiomas, por exemplo.

Nossa dica aqui é sempre ficar de olho nos sites de boas faculdades.

Segunda graduação

Quem já tem diploma universitário conta com vários incentivos para voltar às salas de aula. Muitas universidades privadas oferecem descontos e facilidades para atrair graduados – de abatimentos na mensalidade a desconto na matrícula, passando por isenção de vestibular.

Boas faculdades que oferecem descontos

Sabe aquele velho ditado que avisa que quando a esmola é demais, o santo desconfia?

Pois ela se aplica bem à nossa situação.

É sempre bom ficar atento à qualidade de ensino proporcionada pela faculdade, para o barato não sair caro. Só aceite entrar em instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, a garantia de que seu diploma será bem aceito e valorizado em todo o país.

Para ajudar sua busca, separamos algumas boas faculdades que oferecem diferentes tipos de descontos. Dê uma olhada:

Veja também:

Saiba quais carreiras e profissões estarão em alta até 2025

O que achou dos descontos oferecidos pelas faculdades? Vai tentar algum deles? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin