O ensino a distância é a modalidade que mais cresce no mercado educacional brasileiro.
E a gente sabe bem por quê: além de ser uma forma diferente de aprender, esse tipo de formação agrega tecnologia e conhecimento em um modelo mais flexível e adaptado aos dias atuais, sem fronteiras.
Sem falar na economia, que é um dos tantos pontos fortes da modalidade.
É por isso que muita gente se pergunta se os grandes programas do governo federal de acesso ao ensino superior – e entre eles está o ProUni – também valem para cursos EAD.
Se você está curioso para saber a resposta, basta rolar a tela!
O ProUni vale para cursos EAD?
O Programa Universidade para Todos distribui bolsas parciais integrais em cursos superiores por todo o país.
A resposta à pergunta que a gente lançou no início do texto é: sim, o ProUni também vale para cursos EAD!
E se você quer uma notícia melhor ainda, fique sabendo que o ProUni tem uma oferta gigantesca de cursos EAD, que vão desde os mais conhecidos, como Administração e Pedagogia, até os que há pouco tempo ainda não eram oferecidos nessa modalidade, como Engenharia, Gastronomia e Arquitetura!
Conseguir vaga em um deles pode ser mais simples do que você imagina.
Fique ligado que a gente vai explicar na sequência.
Como entrar em um curso EAD pelo ProUni?
Primeiramente, para conseguir participar do ProUni é necessário ter feito o Enem mais recente e atingido uma pontuação igual ou superior a 450 na média das provas, sem ter tirado zero na redação.
Preste bastante atenção: só é aceito o Enem mais recente.
Além disso, é preciso ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa para participar. Também é necessário ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública – ou na rede particular, desde que na condição de bolsista integral.
O programa é vetado a quem já tem diploma de nível superior.
Caso atenda a todos os requisitos, o candidato interessado poderá fazer a inscrição. São duas oportunidades, no início e no meio do ano.
Todo o processo é feito por meio do site oficial do ProUni. A seleção é bastante concorrida entre os cursos presenciais, mas dá uma boa aliviada entre os EAD — o que pode ser bastante positivo para aquelas pessoas que não tiveram uma nota muito alta no Enem.
Como funciona a seleção do ProUni?
Quando abrirem as inscrições para as bolsas do ProUni, os candidatos que estiverem aptos a participar podem escolher até duas opções de vaga. Cada opção é uma combinação de curso, faculdade, unidade ou polo de apoio, turno (no caso de cursos presenciais) e modalidade de concorrência (cotas ou geral).
Durante quatro dias, aproximadamente, a seleção vai acontecendo pela internet. O benefício vai para os candidatos que tiverem as maiores notas no Enem.
As notas de corte podem ir mudando conforme novos inscritos vão chegando à disputa. Por isso é bom acompanhar de perto o processo seletivo durante todo o período.
Caso o curso que você quer mude de patamar e passe a exigir uma nota maior do que a que você tem, o sistema permite mudar de opção quantas vezes for necessário, até o último dia.
Esse acompanhamento pode ser feito pelo site ou aplicativo oficial do ProUni.
Caso seja pré-aprovado no processo seletivo, o candidato terá um prazo determinado para comprovar toda a documentação na faculdade onde conseguiu a bolsa e assim fazer a matrícula.
Faculdades que oferecem cursos EAD e participam do ProUni
Uma das vantagens imbatíveis do ProUni é que o programa só trabalha com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. A ideia é garantir um ensino de qualidade a todos os participantes do programa.
Devido ao número de faculdades participantes – que por vezes é superior a 1.500 instituições – é bom chegar com foco à seleção. Isso ajuda o candidato a encontrar a vaga certa no local ideal.
Pensando nisso, a gente separou algumas sugestões de faculdades EAD bem avaliadas que participam do ProUni e podem ser encontradas em boa parte do Brasil. Conheça algumas:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Unicesumar
Quer conhecer alguns dos cursos EAD que elas oferecem? Então pule para o próximo tópico!
Cursos EAD que podem ser encontrados no ProUni
Como a gente já adiantou lá em cima, o ProUni conta com uma variedade inacreditável de cursos a distância. Só para você ter uma ideia, a gente separou uma pequena parte (pequena mesmo) do que encontramos por lá nas últimas edições:
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciências Biológicas
- Ciências Contábeis
- Design de Interiores
- Design Gráfico
- Educação Física
- Engenharia Civil
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Software
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Estética e Cosmética
- Gastronomia
- Gestão da Produção Industrial
- Gestão da Qualidade
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Gestão Pública
- História
- Jornalismo
- Letras
- Logística
- Matemática
- Nutrição
- Pedagogia
- Publicidade e Propaganda
- Relações Públicas
- Serviço Social
- Sistemas para Internet
Veja também:
Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?
Está pensando em tentar bolsa em um curso a distância pelo ProUni? Conte para a gente qual seria sua primeira escolha!