Descubra qual a nota mínima para passar no Enem 2020

O resultado do Enem pode ser usado de diversas maneiras para ingressar em uma graduação!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais avaliações do país, e muitos candidatos dedicam muitos períodos de estudo focados para alcançarem um bom desempenho nessa prova.

Isso porque muitas universidades utilizam esse resultado para admissão em seus cursos. Mas qual a nota mínima para passar no Enem 2020 e garantir a tão sonhada matrícula na faculdade?

A resposta para essa pergunta não é tão simples, pois depende muito de quais cursos e quais programas o candidato tem interesse em passar, pois cada um exige uma nota mínima no Enem.

Continue a leitura deste artigo para descobrir quais os principais programas que utilizam o resultado do Enem para admitir candidatos e quais as notas mínimas exigidas por eles.

Como usar a nota do Enem?

São diversas as maneiras de aproveitar a nota do Enem para ingressar em uma universidade. O governo possui uma série de programas que beneficiam os estudantes com boa pontuação no Enem, como Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além dos programas governamentais, muitas universidades, públicas e particulares, aderiram ao Enem como seu próprio vestibular ou parte do processo de seleção.

E o candidato poderá usar a nota do Enem para se inscrever em diversos processos seletivos ao mesmo tempo. Contudo, não basta apenas fazer o Enem, pois alguns dos programas exigem outros requisitos, que variam da renda familiar ao grau de escolaridade. Há, também, os prazos de inscrição específicos de cada processo.  

Além disso, esses programas que aceitam a nota do Enem exigem uma nota mínima para participar, geralmente conhecida como “nota de corte”. Confira a seguir qual a nota mínima para passar no Enem 2020 em diferentes programas.

Nota mínima do Enem 2020 para passar no Prouni

O Prouni utiliza o resultado do Enem para conceder bolsas de estudo, integrais ou parciais, em faculdades particulares. Contudo, o programa exige uma nota mínima tanto para a inscrição quanto para o processo seletivo nas instituições de ensino selecionadas pelo candidato.

Para se inscrever no Prouni, o estudante precisa acertar, no mínimo, 450 pontos na prova objetiva e, ainda, não zerar na redação. Além disso, o candidato deve ter feito a edição vigente do Enem, pois a nota de provas anteriores não é aceita pelo programa.

Já para o processo seletivo, a nota de corte, ou seja, a nota mínima do Enem que o candidato precisa ter tirado depende do curso e instituição selecionados e também da modalidade de seleção. Cursos mais concorridos, como Medicina e Engenharia, possuem nota de corte maior, enquanto os menos procurados geralmente exigem notas menores.

Para ter uma expectativa de qual será a nota de corte para o processo vigente, o candidato pode conferir a última edição do processo na instituição e curso escolhidos, pois geralmente as notas de corte se aproximam entre uma edição e outra.

E é importante ressaltar que as bolsas de estudo do Prouni são destinadas a candidatos com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. Quem já possui um diploma de graduação também não pode se candidatar ao programa.

Saiba mais: O que é e como funciona o Prouni?

Nota mínima do Enem 2020 para passar no Fies

Para participar do Fies, o candidato precisa se enquadrar nos requisitos de renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa e nos critérios indicados no edital vigente.

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o candidato precisa ter participado do Enem a partir de 2010, obtendo a nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas finais das edições que participou. Além disso, assim como no Prouni, o estudante não pode ter zerado na redação.

Quem já é graduado também pode se inscrever no processo do Fies, desde que se enquadre nos requisitos dispostos no edital vigente. E o candidato que tiver bolsa parcial do Prouni pode usar o Fies para financiar a parte não coberta pela bolsa.

Saiba mais: O que é e como funciona o Fies?

Nota mínima do Enem 2020 para passar no Sisu

Já para o Sisu, diferente do Prouni e do Fies, não há requisitos de renda familiar máxima. O único critério para inscrição é que o candidato tenha realizado a edição mais recente do Enem e não tenha zerado na redação. Esse programa utiliza a nota do Enem para classificar candidatos em cursos de faculdades públicas sem que precise fazer o vestibular.

O Sisu não exige nota mínima no Enem para inscrição, contudo são selecionados apenas os melhores candidatos, e por isso ter uma boa pontuação no Enem pode fazer a diferença. Quanto maior a nota total do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga em universidades públicas. E semelhante aos vestibulares tradicionais, os cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, exigem notas maiores.

Saiba mais: O que é e como funciona o Sisu?

Nota mínima para passar no Enem 2020 e entrar numa faculdade particular 

Muitas universidades particulares utilizam o resultado do Enem como substituto do vestibular próprio. Ou seja, o candidato que participar do Enem pode optar por não realizar o vestibular da faculdade, desde que apresente o desempenho no exame e atinja a pontuação necessária para a matrícula.

Nesse caso, o processo de avaliação do desempenho no Enem como forma de ingresso na graduação varia de faculdade para faculdade. Cada uma possui suas próprias regras, se há pesos diferentes entre prova objetiva e redação, e as notas mínimas exigidas para a matrícula. Dessa forma, o aluno precisará conferir essas informações junto à instituição de ensino escolhida.

Confira algumas faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) nas quais você poderá ingressar com o resultado do Enem 2020, sem precisar fazer o vestibular:

Além disso, as instituições abaixo participam de programas como Prouni e Fies, e também contam com programas próprios de bolsas de estudos, parcelamentos, convênios, parcerias e descontos.

Leia também: Veja 7 dicas valiosas para passar no Enem 

E aí, já decidiu qual curso irá fazer e onde estudar? Compartilhe aqui com a gente quais suas expectativas.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!