Saiba quando sai o resultado do Encceja

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) acontece todos os anos com o objetivo de atestar os conhecimentos de milhões de candidatos no ensino fundamental ou médio, que não tiveram a oportunidade de finalizar seus estudos na idade adequada.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja garante aos participantes um certificado de conclusão de curso. O documento é necessário para continuar sua jornada acadêmica, prestar concursos e até mesmo conseguir melhores oportunidades e salários mais elevados no mercado de trabalho.

Desde o último dia 29 de agosto, estudantes de todo o Brasil que realizaram a prova estão aguardando a divulgação do resultado oficial e procurando gabaritos na internet.

Se você faz parte desse grupo, continue lendo este artigo para ver quando sai o resultado do Encceja, onde encontrar os gabaritos e o que fazer quando for aprovado! 

Qual a data de divulgação do resultado do Encceja?

A expectativa pela liberação do resultado do Encceja vem crescendo a cada dia para quem realizou a prova. Como de costume, o Inep não divulga uma data exata quando lança o edital, mas pelo que observamos nos anos anteriores o resultado deve ser liberado em até 100 dias após a realização da prova.

No ano de 2019, por exemplo, as provas foram aplicadas em 25 de agosto e os resultados foram disponibilizados no fim do ano, no dia 6 de dezembro. Portanto, é bem provável que o Inep siga o mesmo padrão do ano anterior para o Encceja 2020.

Guia da carreira - mulher coloca calendário na parede

Pode parecer distante, mas é importante acompanhar com frequência o portal do Encceja para não perder nenhuma data sobre o resultado ou gabaritos. Veja a seguir como ficar por dentro das novidades do Encceja.

Onde vejo o resultado do Encceja?

Como comentamos anteriormente, o resultado da prova do Encceja 2020 ainda foi divulgado, mas assim como o Enem, o ProUni e o Fies, as notas também serão disponibilizadas online através do portal utilizado para realizar a inscrição. Isso significa que assim que o resultado estiver no ar, você poderá consultar se foi aprovado ou não através da tela do seu computador ou celular de forma muito prática. Acompanhe o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do Encceja;
  • Dentro do site, clique em “Página do Participante”;
  • Informe seu CPF, digite sua senha cadastrada no ato da inscrição, selecione a figura de teste indicada e clique em “Enviar”;
  • Na próxima tela, você terá acesso ao seu cartão, que contém as informações sobre sua inscrição e suas notas.

Bem simples, não é? Para não ficar perdido no futuro, salve este artigo na sua barra de favoritos para não perder o passo a passo quando precisar acessar seu resultado.

Onde posso encontrar o gabarito do Encceja?

Se você está ansioso demais para esperar pelo resultado do Encceja, que tal dar uma olhadinha no gabarito da prova? O Inep divulgou no dia 1º de setembro, os gabaritos oficiais das provas objetivas e os Cadernos de Questões do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Nele é possível conferir tanto as respostas das provas do ensino fundamental, quanto as do ensino médio.

Apesar de não ser o resultado oficial, com base nele é possível ter uma ideia aproximada de como foi o seu desempenho na prova. Ainda assim, será preciso aguardar o resultado oficial para saber se seu resultado atingiu o mínimo para a aprovação no exame, principalmente no que diz respeito à redação, que será avaliada individualmente, e por esse motivo não possui gabarito. 

Qual é a pontuação necessária para passar no Encceja? 

Para conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, o candidato precisa ter um bom desempenho na prova. O Inep estipula as seguintes diretrizes para avaliar a performance dos alunos:

  • O candidato precisa apresentar nota igual ou superior a 100 pontos em cada uma das disciplinas do exame. Ao todo são 30 questões por matéria;
  • Na redação, o aluno precisa alcançar nota superior a 5. A redação vale de 0 a 10 pontos.

Com estes resultados o aluno poderá dar o próximo passo e emitir seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Como solicitar o certificado do Encceja?

Para solicitar o certificado de conclusão de curso, o estudante deve procurar a instituição certificadora (que foi escolhida no ato da inscrição) com os seguintes documentos:

  • CPF (original e cópia).
  • Carteira de identidade (original e cópia).
  • Boletim impresso com o resultado, que estará disponível na página do participante dentro do site do Encceja. 

Lembrando que cada instituição certificadora possui prazos e critérios específicos. 

O que fazer caso não passe no Encceja?

Se o candidato não conseguir atingir a pontuação necessária para solicitar o certificado de conclusão, mas alcançar ao menos 100 pontos em pelo menos uma das provas, será possível solicitar uma declaração parcial de proficiência e realizar as demais provas no ano seguinte.

Com a declaração parcial, ao tentar o Encceja novamente, o aluno fará apenas as provas nas quais foi reprovado e não o exame completo.

O que fazer após ser aprovado no Encceja? 

Com o certificado do Encceja, o candidato pode dar continuidade aos seus estudos em qualquer instituição de ensino.

Os candidatos que fizeram o Encceja para concluir o ensino fundamental podem iniciar o ensino médio em uma escola pública ou particular ou até mesmo matricular-se em um curso técnico. Já os estudantes que fizeram o Encceja com o propósito de concluir o ensino médio podem fazer uma graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com uma graduação podem alcançar remuneração até 140% maior do que aqueles que não possuem. Para fazer parte deste grupo seleto, você pode utilizar seu certificado de conclusão do Ensino Médio para se inscrever no Enem.

Mas se quiser ingressar logo em um curso superior, é possível encontrar ótimas faculdades reconhecidas pelo MEC com mensalidades acessíveis e ainda concorrer a bolsas de estudo e descontos diretamente com a instituição. Seja por vestibular interno ou Ingresso Direto, com o certificado de conclusão do ensino médio concedido pelo Encceja em mãos, um mundo de possibilidades se abre. Basta escolher uma boa instituição para dar o próximo passo.

Onde estudar com o certificado do Encceja? 

A escolha de uma faculdade para cursar o ensino superior não é tão fácil quanto parece! Para que o diploma seja aceito em todo o território nacional é necessário que o curso seja autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira aqui algumas opções de faculdades de qualidade, certificadas pelo MEC, nas quais você pode começar a sua jornada de estudos.

Todas essas acima possuem financiamentos próprios, sem burocracia para os seus alunos! Que tal dar uma chance?

Veja mais:

Já sabe como vai usar o certificado de conclusão do Encceja? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin