Descubra onde ver o resultado da Bolsa Universidade

Será que você está entre os sortudos que vão conseguir uma bolsa de estudos em faculdade privada pelo Bolsa Universidade?

O Bolsa Universidade é um programa de incentivo à formação de nível superior oferecida pela prefeitura de Manaus, no Amazonas.

O programa permite que mais de 17 mil estudantes consigam fazer aquela graduação tão sonhada sem ter de arcar com os custos totais da faculdade.

Será que seu nome vai aparecer na lista de aprovados? Descubra onde ver o resultado da Bolsa Universidade a seguir!

Como participar do Bolsa Universidade

O Bolsa Universidade é um programa conduzido pela prefeitura de Manaus e é direcionado a estudantes de baixa renda que vivem na cidade.

São mais de 17 mil bolsas, entre integrais (100%) e parciais (75% ou 50% de desconto), somente em cursos presenciais ofertados por faculdades privadas de Manaus.

Para participar, o interessado deve ficar atento ao período de inscrição, que geralmente começa em meados de novembro e se estende por cerca de 15 dias.

O processo é realizado inteiramente pelo site do programa (bolsa.manaus.am.gov.br). Para entrar, o candidato precisa informar o CPF e responder a todas as questões presentes no formulário. O programa é destinado a estudantes de baixa renda que não tenham curso superior.

Os requisitos da concorrência são:

  • Ser brasileiro e comprovar que reside em Manaus.
  • Ter concluído ou estar no último ano do ensino médio.
  • Comprovar renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família.
  • Não ter diploma de nível superior.
  • Não estar matriculado em qualquer faculdade ou instituição de ensino superior pertencente à rede pública (universidades federais, estaduais, IFs, etc.).
  • Não estar inscrito em outros programas de acesso ao ensino superior, como FIES, ProUni e afins.

O Bolsa Universidade permite que o candidato escolha até três cursos entre as opções disponíveis no sistema.

Todo o processo é feito de forma online e gratuita. Ao concluir a inscrição, o candidato deve imprimir o comprovante de renda familiar que é gerado no próprio site e aguardar a divulgação dos resultados.

Onde ver o resultado do Bolsa Universidade

Os resultados do Bolsa Universidade saem poucos dias após o encerramento das inscrições.

Para verificar se conseguiu o benefício, o participante só precisa acessar o site oficial do programa informando seu CPF e a senha cadastrada.

Caso tenha conseguido, ele deve levar toda documentação necessária (inclusive a declaração impressa) até a faculdade escolhida dentro do prazo estabelecido. Se estiver tudo certo, a bolsa passa a valer em pouco tempo.

Em caso de informações erradas ou imprecisas, a organização do Bolsa Universidade repassa o benefício a outro candidato. Por isso, muita atenção na hora de preencher os dados.

O candidato não aprovado em primeira chamada é automaticamente incluído numa lista de espera. O programa pode ir convocando novos selecionados nas semanas seguintes.

Como funciona a seleção do Bolsa Universidade

O Bolsa Universidade tem um sistema de seleção bem simples.

Em vez de escolher alunos por meio de desempenho em provas, seleciona com base na informação de renda. Quanto menor for a renda comprovada, mais chances de ganhar.

É a situação socioeconômica que determina se a bolsa concedida irá cobrir 100%, 75% ou 50% do valor das mensalidades. A bolsa vale por todo o curso.

Cerca de 5% das vagas totais são destinadas a pessoas com deficiência (PcDs) e 2% a candidatos com mais de 60 anos.

Alternativas ao Bolsa Universidade

Não dá para falar de programas de bolsas de estudos sem citar o ProUni.

Trata-se de um dos maiores programas de acesso ao ensino superior do Brasil, com mais de 400 mil vagas oferecidas em cursos presenciais e a distância em todo o Brasil (inclusive em Manaus).

A diferença é que a participação não é tão simples quanto no Bolsa Universidade. Aqui, o candidato precisa ter feito o Enem mais recente, obtido um bom desempenho e ainda atender a diversos requisitos de renda e formação escolar.

Por ser um programa de alcance nacional, a concorrência geralmente é altíssima. Assim como o Bolsa Universidade, o ProUni também é destinado a pessoas de baixa renda – só que, no caso, pode participar quem tem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Anualmente as seleções acontecem em duas edições, uma por semestre.

Fora o ProUni, os interessados em bolsas de estudos podem entrar em contato com a faculdade desejada e conhecer todas as opções disponíveis.

Geralmente tem descontão para quem passa com mérito no vestibular, para quem tem bom desempenho escolar ou boa nota no Enem, vem transferido de outras faculdades, etc.

Abaixo, a gente selecionou algumas faculdades privadas bem interessantes onde você pode tentar bolsa pelo ProUni ou por outras modalidades. Todas elas contam com unidades em Manaus.

Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos para Medicina 

Vai tentar vaga pelo Bolsa Universidade ou por algum outro programa? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin