dcsimg

Descubra se a Uninove é boa e veja sua nota no MEC

Qualquer estudante que deseje realizar um curso superior de qualidade e excelência, pode se basear nas notas que o MEC (Ministério da Educação) atribui às instituições de ensino superior para escolher onde se matricular.

Isso porque as notas do MEC são reflexo do desempenho das faculdades em avaliações realizadas pelo órgão, as quais têm o intuito de verificar se essas instituições e seus cursos possuem um padrão mínimo de qualidade para que possam ser reconhecidos.

A Uninove possui uma avaliação institucional bastante positiva, com notas acima da média, além de contar com cursos de graduação com notas também excelentes.

Confira a seguir como o MEC realiza as avaliações das instituições de ensino superior e de seus cursos, e descubra porque a Uninove é boa.

Critérios de avaliação do MEC para as faculdades

O Ministério da Educação utiliza basicamente dois critérios para realizar a avaliação das instituições de ensino superior de todo o país, e cada um deles recebe uma pontuação que vai de 1 a 5. Os critérios são:

Índice Geral de Cursos (IGC)

Este é o indicador mais completo, é ele que avalia a qualidade das instituições de ensino superior.

O IGC é calculado todos os anos, com base em três aspectos:

  1. a média dos três últimos CPCs (um dos critérios de avaliação dos cursos, conforme você verá mais adiante)
  2. a média das avaliações dos programas de mestrado e doutorado realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
  3. a distribuição dos alunos entre graduação e pós-graduação

Conceito Institucional (CI)

O Conceito Institucional é conferido depois de realizadas visitas de especialistas do MEC à instituição de ensino. São considerados itens como instalações físicas, Plano de Desenvolvimento Institucional, corpo de colaboradores, gestão da instituição e política de ensino para graduação e pós-graduação.

De modo resumido, o IGC e o CI avaliam a qualidade da faculdade e dos cursos oferecidos.

Notas da Uninove com base nos critérios do MEC

Antes de dizer quais são as notas da Uninove, vamos entender melhor como funciona a pontuação:

  • Notas 1 e 2: a instituição avaliada não atingiu os critérios mínimos exigidos pelo MEC.
  • Nota 3: a instituição cumpriu devidamente os requisitos exigidos pelo órgão.
  • Notas 4 e 5: a instituição cumpriu plenamente os requisitos exigidos.

Na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação, a Uninove cumpriu plenamente os reguisitos do órgão e recebeu a nota 4 no IGC e no CI!

Critérios de avaliação do MEC para os cursos

O MEC classifica os cursos com base em três critérios:

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): este indicador avalia o desempenho do corpo docente, os recursos didático-pedagógicos utilizados em aula, a infraestrutura da instituição, entre outros aspectos materiais.
  • Conceito do Curso (CC): é obtido através de uma visita realizada por uma equipe técnica do MEC. Ele pode validar ou modificar a nota obtida no CPC. Os cursos que tiraram notas 1 e 2 no CPC recebem a visita dos técnicos obrigatoriamente, já os os cursos que obtiveram nota igual ou maior que 3 podem optar por não receber os avaliadores e converter seu CPC em Conceito de Curso, que é permanente.
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): trata-se de uma prova elaborada com o conteúdo das disciplinas do curso. Ela é aplicada aos alunos do primeiro e do último ano e, a partir do desempenho dos estudantes, busca avaliar a qualidade do ensino.

Cada um desses três indicadores de qualidade recebe uma nota de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, mas se o curso receber nota 3 ou mais alta, significa que cumpre as exigências do MEC.

Por que a Uninove é uma boa faculdade?

Além de ser uma instituição muito bem avaliada pelo MEC, os cursos da Uninove também possuem notas que não deixam nada a desejar. Muito pelo contrário!

Aproximadamente, 62 cursos foram avaliados pelo Ministério e todos foram muito bem classificados:

  • Nota 3: 1 curso
  • Nota 4: 30 cursos
  • Nota 5: 31 cursos

Outras faculdades bem avaliadas pelo MEC

Confira a lista que fizemos com instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Todas oferecem facilidades para o aluno pagar as mensalidades, como bolsas de estudo, descontos e diversas formas de financiamento.

Veja também:

Descubra quais cursos a Uninove oferece

Descubra os valores das mensalidades da Uninove

Viu só como a Uninove é boa de verdade? E agora, já sabe qual curso vai fazer? Conte para nós aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin