dcsimg

Conheça as universidades EAD reconhecidas pelo MEC

Quer fazer uma graduação EAD de qualidade? Veja quais são as faculdades e os cursos online reconhecidos pelo MEC!

Os cursos EAD têm crescido a cada ano no Brasil. Isso se deve, é claro, ao maior alcance que a tecnologia tem hoje e também à falta de tempo ou excesso de atividades no cotidiano das pessoas. Em decorrência da correria cotidiana, muitas pessoas buscam por uma faculdade com a flexibilidade de se fazer onde e quando puderem.

Mas alguns cuidados são necessários antes de efetivar sua matrícula no curso a distância, uma vez que você precisa ter a garantia de que seu diploma será reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Se seu plano é fazer uma faculdade a distância, continue lendo este texto para conhecer as faculdades reconhecidas pelo MEC e realizar a escolha certa, garantindo sucesso seu futuro profissional.

Universidades reconhecidas pelo MEC: como funciona?

Você pode estar se perguntando: por que é tão importante que o curso EAD seja reconhecido pelo MEC? Bom, a resposta é que um curso reconhecido significa que a faculdade tem autorização definitiva para funcionar, ou seja, atende aos padrões exigidos pelo MEC .

Esse reconhecimento só acontece após a faculdade formar a primeira turma, quando são aplicados testes e exames para avaliar a formação dos alunos. Nesse processo, o MEC também realiza uma visita técnica para conferir a infraestrutura do local e a qualificação dos professores.

A visita técnica é realizada por uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é um órgão interno do MEC. O funcionários do Instituto visitam a instituição e avaliam o espaço físico (laboratórios, biblioteca, salas de aula), os professores, a grade curricular, entre outras questões.

Assim que a universidade atende ao que é exigido, ela passa a ser reconhecida. Apenas depois disso é que os diplomas emitidos naquele curso a distância são validados.

A importantância do reconhecimento pelo MEC

Ao se matricular em um curso EAD, é preciso, sim, ter mais cautela. Isso porque a maioria das questões administrativas e pedagógicas em relação a seu curso terá que ser resolvida por meio da internet, sem aquela segurança de resolver um problema pessoalmente.  

O reconhecimento da universidade em que você estudou garante que também o seu diploma seja reconhecido oficialmente. E vale lembrar que isso vale para todo o país! As portas do mercado de trabalho se abrirão, do norte ao sul do Brasil.

Além disso, ter um diploma reconhecido garantirá a você alguns direitos de classe, como a possibilidade de se fazer o registro no Conselho Regional da sua profissão (essa filiação é obrigatória para o exercício de algumas atividades, como Medicina, Farmácia, Engenharia e Enfermagem) ou se filiar a sindicatos.

Como saber se a universidade EAD é reconhecida pelo MEC?

Se você já se decidiu sobre qual curso a distância deseja fazer e selecionou previamente uma ou algumas opções de faculdade, agora você sabe que precisa se certificar de que o curso na instituição está devidamente reconhecido pelo MEC. Abaixo, organizamos um passo-a-passo do que você deve fazer para descobrir se já pode fazer a matrícula.

Além disso, para facilitar ainda mais a sua vida, no próximo tópico apresentaremos uma lista das universidades que oferecem cursos EAD e são reconhecidas e bem avaliadas.

Para saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC, você pode seguir esses passos:

  • Acesse o e-MEC: a base de dados relativos às instituições de ensino superior oficial do MEC,
  • No quadro azul que aparece no centro da tela, clique na guia “Consulta avançada”,
  • Em “Buscar por”, clique em “Curso de graduação”,
  • No campo “Nome ou sigla da instituição”, insira o nome da faculdade que você deseja pesquisar,
  • No campo “Curso”, insira o nome do curso que você deseja saber se é reconhecido,
  • Agora basta preencher o campo “Código de verificação” e clicar em “Pesquisar”.

Você verá a mensagem “Aguarde, carregando dados” e, em seguida, rolando a tela para baixo, encontrará o resultado da sua pesquisa na forma de uma tabela. Ali, você deve observar a coluna “Situação”. Se estiver registrado “Em atividade” é porque o curso é reconhecido pelo MEC.

Boas universidades que têm cursos EAD reconhecidos pelo MEC

Apesar da grande diversidade de faculdades e universidades que oferecem cursos de ensino superior a distância, listamos aqui algumas referências de instituições comprometidas e bem avaliadas pelo MEC.

Tratam-se de faculdades que já têm tradição na modalidade de ensino a distância, além de estarem presentes em diversas cidades brasileiras e contarem com programas que dão vantagens para você conseguir arcar com as mensalidades.

Veja também:

Como funciona o EAD

Veja se é possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD

Gostou das informações que apresentamos para você? O objetivo é te ajudar!

Você já escolheu a faculdade EAD que irá fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin