Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego: Como Falar de si Mesmo

Conhecer bem seus defeitos e aproveitar bem suas qualidades é um diferencial muito apreciado pelas empresas. Leia nossas dicas e aprenda a falar de si mesmo durante uma entrevista de emprego.

Auto-Conhecimento: Fator Chave para o Sucesso na sua Entrevista de Emprego

Auto Conhecimento: Fator chave para o sucesso na entrevista de emprego

Embora pareça algo simples, muita gente tem uma enorme dificuldade para falar de si mesmo. Seja por timidez, seja por desconhecimento puro e simples, é um quadro muito comum.

A entrevista de emprego é um momento em que você está sendo testado, está sendo observado por pessoas treinadas para ler a sua personalidade, captar os seus gestos e expressões faciais. O currículo é apenas um papel, é apenas uma prévia, é na entrevista de emprego que a empresa verifica se você tem o perfil adequado para a vaga.

Entre as características pessoais mais desejáveis pelas empresas atualmente (fortemente analisadas nas entrevistas de emprego), além obviamente da capacidade técnica, é com certeza o auto-conhecimento. É necessário o candidato se conhecer bem. Não estamos afirmando que as empresas estão valorizando os super-heróis que são cheios de qualidades e sem nenhum defeito (até porque pessoas assim não existem, se você conhece alguma, ela está escondendo o jogo), é justamente o quadro oposto, as empresas estão valorizando candidatos com um lado humano bem desenvolvido.

Para poder desenvolver plenamente seu lado humano, é necessário conhecer bem tanto as suas qualidades quanto os seus defeitos. As qualidades são interessantes para se poder analisar até onde a pessoa pode chegar e os defeitos são interessantes para se poder analisar as limitações pessoais. Todos tem limitações. Seja uma dificuldade para falar em público, seja uma dificuldade para resolver equações matemáticas complexas, seja uma dificuldade com idiomas, etc…

Ter limitações é humano. Saber compensar e superar as suas limitações é o lado belo de ser humano. O pior tipo de fracasso é a omissão, o pior pecado para quem quer ser uma pessoa melhor é a acomodação.

Desde que se tenha coragem e dedicação, qualquer defeito, mesmo que não possa ser vencido, pode ser compensado. Existem vários perfis de personalidade, existem vários tipos de inteligência, se você não está se saindo bem na sua área de trabalho, reinvente-se, procure um novo emprego que tenha o seu verdadeiro perfil. Conheça bem a si mesmo, tenha uma postura positiva e confiante na sua entrevista de emprego, se você não tem esta característica, começe agora mesmo a trabalhar sua personalidade, auto-conhecimento é um exercício contínuo.

Algumas Dicas Simples para Falar de si Mesmo em uma Entrevista de Emprego

1. O Que Você Tem Feito para Superar os Seus Defeitos ?

Na categoria: perguntas que surpreendem os candidatos durante a entrevista de emprego, a pergunta acima é com certeza uma das campeãs. Antes de mais nada é preciso conhecer os seus defeitos e realmente tomar uma atitude para superá-los.

2. Falsa Modéstia: Recurso Obsoleto

É um recurso muito comum, o candidato usar o recurso da falsa modéstia durante a entrevista de emprego para parecer mais simpático aos olhos do entrevistador. Esqueça, é uma tática ultrapassada. Você não precisa se diminuir, do mesmo modo que você deve conhecer bem seus defeitos e falar deles abertamente, é preciso falar das suas qualidades, valorize as suas realizações, você batalhou duro por elas!

3. Limitações: Características que nos Fazem Humanos

Jamais tente esconder suas limitações, jamais tente forçar esta situação durante a entrevista de emprego, todos tem defeitos. Se você realmente acha que não tem defeitos ou então se realmente não conhece as próprias limitações, pergunte aos seus amigos, pergunte a quem convive com você, nunca é demais se conhecer bem para poder melhorar como pessoa.

4. Perguntas do Entrevistador: Fuja das Respostas Padrão

Uma das funções do entrevistador, com certeza é tentar surpreendê-lo durante a entrevista de emprego. Durante o dia-a-dia na empresa, sempre irão aparecer situações imprevistas, jogo de cintura é uma qualidade imprescindível. Sempre que surgir alguma pergunta inesperada durante a sua entrevista de emprego, seja sincero. Dê a sua verdadeira opinião, jamais tente agradar ou então usar respostas padrão. Sinceridade, em qualquer situação, sempre é muito importante.

5. Controlando o Nervosismo

É normal e totalmente compreensível um nervosismo inicial durante a entrevista de emprego, afinal o candidato está em um ambiente desconhecido e enfrentando uma situação de grande pressão. Pessoas tímidas em especial tendem a ficar bastante nervosas e falar pouco. Se este for o seu caso, a melhor maneira para superar essa barreira é a preparação: tenha seus objetivos bem claros, pesquise sobre a empresa, se informe sobre o perfil da vaga. Os entrevistadores entendem o nervosismo inicial, mas cuidado, um candidato que fica tenso durante toda a entrevista de emprego passa um imagem negativa.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Entrevista de Emprego

Quanto ganha um contador?

Quanto ganha um contador?

Descubra o salário inicial do contador e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um piloto de avião?

Quanto ganha um piloto de avião?

Descubra o salário inicial do piloto de avião e até quanto esse profissional pode ganhar

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Prepare-se para responder as principais perguntas dos recrutadores e garanta uma boa entrevista

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Descubra os 5 acertos e os 5 erros mais comuns dos candidatos a uma vaga de estágio. Saiba como se sair bem em uma entrevista de estágio!

Entrevista de emprego - Como se sair bem ao vender seu talento

Entrevista de emprego – Como se sair bem ao vender seu talento

Saiba mais sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego e como vender seu talento da melhor maneira possível.

 
 
 

Comentários:

  1. antonio carlos

    participei de uma entrevista de emprego e veio a pergunta se vc trabalhar fora em outro estado e sua familia não for pode ter empecílio ? respondi que não misturo a vida particular com a vida profissional. fui correto ?

  2. Pedro Addler

    Olá Antônio Carlos

    Essa foi uma pergunta difícil hein… quando o entrevistador faz esta pergunta durante a sua entrevista de emprego, ele quer medir uma coisa: quer medir o quanto você está comprometido com a empresa, até onde você iria pela empresa.

    Você dando uma resposta afirmativa durante a entrevista de emprego, dizendo que está disposto sim a ir para outro estado desconhecido, você marca pontos.

    Sua resposta neste caso foi média, nem boa e nem ruim, afinal, você respondeu a pergunta falando de outro assunto diferente ( não chegou a dizer sim ou não ). Dou nota 5 para sua resposta.

    Tenho uma boa sugestão de resposta se esta pergunta aparecer de novo em alguma entrevista de emprego sua, diga o seguinte: ” Sim, estou disposto a ir trabalhar em outro estado sem minha família, quando eu puder, eu levo eles comigo “.

  3. Pri

    Se existe uma situação que me deixa “paralisada” na entrevista de emprego é quando perguntam quais meus defeitos e minhas qualidades.É dificil pois nunca queremos aparecer arrogantes,pretenciosos.Sempre digo que minhas qualidades é que sou uma pessoa dinamica,tenho facilidade em trabalhar em equipe,sou responsável…E no defeito sempre cito que sou uma pessoa ansiosa. É uma boa resposta? como poderia melhorar?

  4. raimundo regivando

    gostaria de ver umas dicas sobre qualidades e defeitos na entrevista de emprego.

  5. Pedro Addler

    Olá Pri

    Realmente é uma pergunta difícil, como a maioria das pessoas não conhece bem a sí mesma sempre fica paralisada mesmo com essa pergunta na entrevista de emprego.

    Pelo visto até que você conhece bem as suas limitações, mas há sim uma melhoria que você pode acrescentar na sua resposta !!

    Em relação a ser uma pessoa anciosa, diga o que você faz para melhorar este defeito. O entrevistador sabe que muitas vezes nascemos com defeitos que não podem ser mudados, mas ele sempre gosta de ouvir que você se esforça para controlar a sua limitação.

    Desta maneira você vai marcar ainda mais pontos na sua entrevista de emprego !!

  6. adorei as dicas,vou segui-las corretamentes principalmente o controle de nevorsismo durante a entrevista de emprego.

  7. Pedro Addler

    Olá Raimundo Regivando

    Em relação aos defeitos e qualidades na entrevista de emprego, você sempre deve ser sincero.

    Quando o entrevistador perguntar sobre os defeitos durante a entrevista de emprego, seja sincero: se você é timido, adimita que é timido, se é desorganizado adimita também.

    Na entrevista de emprego só não se esqueça de falar do defeito e também da providência que você toma a respeito, por exemplo: ” sou tímido, mas tenho trabalhado duro e me esforçado para ser mais comunicativo. “.

    Em relação as qualidades também não precisa esconder, pode ser sincero. Se você desenha bem por exemplo diga em alto e bom tom: ” eu sou um bom desenhista “, por exemplo.

    Só tome cuidado na sua entrevista de emprego para não parecer metido ou egocêntrico, só fale das qualidades se for perguntado ( se você for perguntado sobre os defeitos, com certeza será sobre as qualidades também ).

  8. Tháy

    PedrO Addler,MuitO Boas estas Informações,estarei sempre por aqui apreendendo com vocês.
    Qual Seria a melhor maneira de se dirigir ao entrevistador,no momento que entra na sala da entrevista de emprego para começar. ex:cumprimentar apenas?
    eu costumo falar com todos que estam presentes, está correto ?

  9. lu

    vou fazer uma entrevista de emprego para auxiliar de enfermagem estou um pouco nervosa com isso com medo daquela famosa pergunta fale sobre vc, mesmo lendo tudo isso no site ainda não sei como começar posso dizer que sou uma pessoa firme, objetiva,que me entrego inteira aos meus interesses, sou muito companheira,sou sonhadora mas sempre perto da realidade e com o pe no chão, sou educada, etc pode ou é errado?

  10. erlane

    oi, eu vou fazer uma entrevista de emprego pra caixa de surpermercado, meu primeiro emprego,por eu eu ser um pouco timida,nao sei bem o que respoder,se houver a pergunta pra falar sobre mim,e defeito tbm,como devo proceder ? obrigado

  11. Laís Santos

    Geralmente nas entrevistas sempre tem aquela perguntinha básica, “Fale sobre você?”
    Qual a resposta que eu devo colocar?

  12. Pedro Addler

    Olá Tháy

    Aprender novas coisas é sempre bom !!! Ficamos muito felizes que as nossas matérias estão contribuindo para o seu crescimento como pessoa :P !!

    Voltando ao assunto da entrevista de emprego, a melhor maneira de começar uma entrevista é sim cumprimentando o entrevistador.

    Comprimente de maneira firme e séria dizendo: ” Bom dia / Boa tarde, meu nome é [seu nome] estou aqui para a entrevista do cargo de [nome do cargo]. ”

    O fato de você ser comunicativa e gostar de falar com todos é muito positivo, mas no momento da entrevista de emprego, você deve ser mais contida, evite fazer piadas ou ser muito informal com o entrevistador, fale sempre sério com ele.

  13. Pedro Addler

    Olá Lu

    Sua resposta foi excelente !! Se você for realmente tudo o que você escreveu no depoimento pode usar essa frase sem medo na sua entrevista de emprego.

    Lembrado sempre: seja sincera, diga somente as qualidades que você possui, mentir na entrevista de emprego é a pior coisa que você pode fazer ( o entrevistador sempre descobre… )

    • Conceição

      Olá Boa tarde. Gostaria que através do meu e-mail,pudesse me orientar melhor a respeito de entrevista de emprego. Irei participar de uma sexta feira, para o cargo de Assistente Social em uma Empresa, ou seja é uma Cooperativa. Poderia me dar algumas dicas? nunca participei, esta é a minha primeira.Ficarei grata

  14. Edy

    eu estou fora do mercado de trablho a muito tempo e agora quero retornar so que os lugares onde trabalhei não existem mais e sempre que vou alguma entrevista de emprego, pede número de referência profissional o que faço ?

  15. Tarciana

    Tenho uma entrevista de emprego amanhã, a vaga é para Operadora de Telemarketing.
    Creio eu que só tenha uma vaga disponivel e que outras garotas irão participar da seleção.
    Não tenho experiência na área,como eu devo me portar?
    Aguardo Respostas
    Grata

  16. Samuel

    fui fazer um entrevista de emprego e lá tinha uma parte fale mais de vc o que eu devo fazer fiqui muito indessiso pode me ajudar em um abraço

  17. Juliano

    Pedro,

    Eu tenho 23 anos e comecei em um emprego novo a pouco mais de um mês. O meu problema é o seguinte, nas entrevistas de emprego (foram 3) para a vaga sempre que perguntaravam se eu tinha filhos eu dizia que não.

    No entanto eu tenho uma filha de 3 meses (na 1° entrevista de emprego ela ainda não havia nascido).

    Dizia que não por medo do entrevistador encarar isso como irresponsabilidade minha, por causa da minha idade. E hoje isso é um peso na minha conciência.

    Meu “plano” é contar a verdade após o meu período de experiência, pois até se completar sei que já vou ter provado o meu valor e esse fato vai ser amenizado.
    Mas em uma próxima entrevista de emprego, se eu disser que tenho uma filha etc, qual será a impressão do entrevistador? Ou melhor ainda, é um ponto positivo ou negativo revelar essa informação em uma entrevista, quando se é novo (abaixo de 25 anos)?

  18. joão

    Olá boa tarde . Meu nome é joão, participei de uma entrevista de emprego em uma empresa , recebi a seguinte resposta que eu não tinha o perfil para a vaga em aberto (fui reprovado) mas a pessoa do Rh me convidou para participar de outra entrevista de emprego para o mesmo cargo, mas para a área de outro supervisor, aceitei tentar de novo ; fiz certo em tentar de novo ou não deveria aceitar pois posso correr o grande risco de ganhar outro não? E pq vc acha que ela estaria me dando outra chance , pois ela passou a me conhecer um pouco, por favor aguardo respostas , que com certeza irá me ajudar muito na minha conquista do meu novo emprego.

    Aguardo respostas!

  19. Pedro Addler

    Olá Erlane

    A resposta para sua pergunta é simples: na entrevista de emprego, diga sempre a verdade !!

    Quando você for falar das suas qualidades, diga a verdade sobre elas, quando for falar dos seus defeitos diga a realidade também ( não se esqueça de falar que você é timida !! )

    Você pode dizer, por exemplo, que é timida, mas procura sempre se controlar e melhorar este aspecto. Sendo sincera você vai marcar muito mais pontos na sua entrevista de emprego.

  20. Dinha

    Olá !!
    Fico sempre em dúvida na entrevista de emprego quando dizem, “fale sobre você”. Tenho que falar sobre meus defeitos e qualidade ou sobre meu perfil profissinal e experiências anteriores?

  21. Muito bom

    Fiz uma entrevista de emprego e me senti muito tranquila, mas gostaria de saber se pisei na bola quando me foi perguntado sobre 3 qualidades e defeitos, pois respondi proativa, perfeccionista e determinada, e negativa respondi a mesma coisa, e então me foi dito que não estava entendendo , então disse que na vida tudo tem seu lado bom e lado não tão bom, a engenheira que tbm estava me entrevistando balançou a cabeça como se estivesse confirmando, a psicóloga pediu um exemplo, citei um fato que havia ocorrido no dia anterior, fato que para mim é um ato de proatividade, então ela disse vc é bastantante anciosa ! repondi que acreditava que não e sim perfecionista pois procuro de resolver as situações para poupar a chefia. novamente a engenheira fez um gesto com a cabeça concordando.

  22. talita

    olá!! achei o site super interessante , estão de parabens!! gostaria de contar sobre uma entrevista de emprego que fiz:
    Fui fazer parte de um processo de seleção ao tempo atras e a entrevistadora começou a me perguntar sobre minha vida particular e me fez a seguinte pergunta: Quais são seus planos profissionais e pessoais para daqui 2 anos . Minha resposta fazer uma pos graduação e me estabelizir profissionalmente . ai nos planos pessoais respondi: Por enquanto não tenho metas de casar e ter filhos quero me estabilizar profissionalmente ……resultado …não fui contrata…pois a mulher da entrevista de emprego achou um absurdo eu não pensar em casar e ter filhos já q tenho um relacionamento de 6 anos..

    Afinal..o que fiz de errado ? uma pessoa não pode querer se estabelecer na vida profissional e depois na pessoal ? ela me perguntou se não poderia fazer os 2 juntos …eu respondi que sim …mas que certamente teria outras coisas a se preocupar!! fiquei super chateada !! o que vc tem a me dizer sobre esse tipo de entrevistador ???

    • Pedro Addler

      Olá Talita

      Sinceramente acho que essa mulher que realizou a sua entrevista de emprego não foi profissional.

      Se você não pretende ter filhos nos próximos anos essa é sua escolha e mesmo que você não pretendesse ter filhos nunca ela não tem porque criticar a sua posição.

      Vivemos em um país livre e as escolhas devem ser respeitadas.

      Questões pessoais definitivamente não devem interferir em uma entrevista de emprego.

  23. Pedro Addler

    Olá Edy

    Pois é, as vezes acontece mesmo das nossas referências profissionais não existirem mais.

    Você pode continuar usando elas tranquilamente no seu currículo e na sua entrevista de emprego, no entanto, nunca se esqueça de dizer que as empresas fecharam ou então foram compradas por outras quando esse for o caso.

  24. Pedro Addler

    Olá Tarciana

    Em uma entrevista de emprego, quando você não tem experiência em uma área de trabalho na qual quer atuar você pode usar 2 estratégias:

    - Ressaltar outros tipos de experiência profissional durante a entrevista. Estas experiências que você teve podem ser úteis no novo emprego.

    - Dizer na sua entrevista de emprego que apesar de não ter experiência na área você tem estudado bastante o assunto e se sente preparada e motivada para adquirir esta experiência.

  25. Adriana

    Ola

    Fiz uma entrevista de emprego na 5feira onde fiz um teste PI Worldwide que compreendia em marcar com um x caracteristicas que eu acredito fazer parte da minha personalidade e em outra folha marcar as caracteristicas que eu acredito que as pessoas acham que eu possuo ( COMO AS PESSOAS ME VEEM )assinalei as folhas e entreguei, mas confesso que não não entendi o raciocínio/método.
    Voce poderia falar um pouquinho sobre esse teste PI Worldwide ????

    • Pedro Addler

      Olá Adriana

      Confesso que não conhecia esse método PI usado em entrevista de emprego, mas parece ser muito interessante !! Vo fazer uma pesquisa aqui pra lançar uma matéria sobre ele.

      • Andre Chung

        Prezado Pedro. O Teste PI (Predictive Index) parece ser bastante comum, ja que eu participo do 2o. teste em uma entrevista de emprego. Pelo pouco que pesquisei, parece ser uma pesquisa que visa analisar as tendencias comportamentais de lideranca, etc. Este teste eh largamente e mundialmente utilizada, porem, eu ainda nao encontrei detalhes que pudessem explicar a sua logica.
        Se vc. tiver algo, seria muito bem vindo.

  26. Pedro Addler

    Olá Juliano

    Um dos principais princípios da entrevista de emprego é justamente ser sincero, você deve sim contar que tem uma filha nos primeiros contatos com o entrevistador e não esperar que a empresa descubra ou então deixar pra você mesmo contar depois.

    Se você não for sincero na sua entrevista de emprego logo de cara estará dando a empresa e impressão de não ser muito confiável.

  27. Pedro Addler

    Olá João

    O fato de o departamento de RH ter te chamado novamente pode ter ocorrido por 2 fatores:

    1-) A empresa gostou muito da sua entrevista de emprego, mas no entanto outra pessoa foi melhor e acabou pegando a sua vaga inicial, agora que surgiu outra vaga, decidiram te entrevistar novamente.

    2-) Você não tinha o perfil para a vaga da entrevista de emprego inicial, no entanto, desta vez você se encaixa bem por isso foi chamado novamente.

    De qualquer modo, em ambos os casos, a situação está favorável pra você, jamais deixe de participar de uma entrevista de emprego, mesmo que você não passe a experiência é sempre válida :)

  28. jonathan

    eu irei participar da 1º entrevista de emprego o que devo me preocupar mais ?

    • Pedro Addler

      Olá Jonathan

      Excelente pergunta viu !! Na sua primeira entrevista de emprego, assim como em todas as outras, sua principal preocupação deve ser a seguinte: seus defeitos.

      Nunca diga que você não tem defeitos e nem tente dizer “ahh, sou perfeccionista” porque não cola. Perfeccionismo não é um defeito.

      Na sua entrevista de emprego seja muito sincero em relação a essa parte, diga inclusive como você lida com seus defeitos.

      Se você não conhece bem seus defeitos, procure e encontre os principais, vai ser muito útil na sua entrevista de emprego.

  29. Rosimar

    como devo me expressar, sobre meus objetivo na empresa. Durante a entrevista de emprego ?

    • Pedro Addler

      Olá Rosimar

      Em relação aos seus objetivos na empresa durante a entrevista de emprego, seja direto e sincero diga o que o cargo ou então a função que você realmente quer ocupar.

      Por exemplo, você poder dizer: ” Meu objetivo é trabalhar com vendas e chegar até gerente de vendas “, o entrevistador gosta de ver objetividade durante a entrevista de emprego.

  30. marlene

    oi bom dia, dizer numa entrevista de emprego que é ansiosa e não muito comunicativa, pode ter me prejudicado ? obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Marlene

      Na verdade não, você nunca deve esconder os seus defeitos na entrevista de emprego e nem de ninguém.

      No entanto logo em seguida de falar seus defeitos não se esqueça de falar como você lidar com eles para o entrevistador.

      Por exemplo: ” Sou pouco comunicativa, mas tenho me esforçado muito para ser mais sociável. ”

      Não tem erro, você vai marcar muitos pontos assim na sua entrevista de emprego :D

  31. Lilian Santos

    Olá Pedro Addler, Boa Tarde!
    Me Chamo Lilian e queria que você desse alguns exemplos de defeitos que posso falar em uma entrevista de emprego!

    • Pedro Addler

      Olá Lilian Santos

      São vários viu !! :P você pode dizer os seguintes na entrevista de emprego:
      - Timidez ( é o mais comum )
      - Ansiedade
      - Dificuldade de trabalhar em equipe
      - Pouco espírito de liderança
      - Dificuldade em lidar com novidades
      e por aí vai…

      Não tente disfarçar defeitos como se fossem qualidades tipo dizer ” sou perfeccionista ” esta tática não cola mais.

      E não invente viu, na sua entrevista de emprego diga os seus próprios defeitos, sinceridade em primeiro lugar !!

  32. airan

    olá fui na minha primeira entrevista de emprego fui otima na 1 fase, mais na segunda me perguntaram qual era meu defeito, eu respondi q eu era tímida, estou em busca do 1º emprego

  33. Pedro Addler

    Olá Dinha

    Essa foi mesmo uma boa pergunta !! Durante a entrevista de emprego essa questão de “fale sobre você mesmo” sempre aparece…

    Realmente é uma pergunta bem ampla dentro da entrevista de emprego e eu diria que é uma das principais.

    Quando o entrevistador te fizer essa pergunta na entrevista de emprego responda focando no seu lado pessoal, qualidades e defeitos pessoais.

    Perguntas complementares sobre o lado profissional com certeza serão feitas mais tarde na sua entrevista de emprego.

  34. Marcieli

    Ola! Gostaria muito de uma ajuda estou passando por uma entrevista de emprego para comissária de vôo e a ultima fase e a mais complicada onde eh realizida uma dinamica e com perguntas do genero, quais sua qualidades quais seus defeitos, e eles sao bem rigidos com a resposta dos defeitos e eu nao sei oq falar poderia me ajudar?? Obrigada

    • helena

      eu também não sei o que responder numa entrevista de tecnico de enfermagem quais meus defeitos gostaria que me ajudasem

  35. maninha

    Olá,eu gostaria de saber se ha alguma técnica para diminuir o nervosismo na entrevista de emprego. Eu faço tudo correto,vestuário, comportamento, estudo sobre a vaga e a empresa, tudo ok. Mas, quando chega a hora da entrevista da um branco,fiko mt nervosa,fiko gelada, tremendo eh um verdadeiro sacrilégio…rsrsrs. Atenciosamente.

    • Pedro Addler

      Olá Maninha

      Ahh não ligue não, é assim mesmo esse é um quadro comum de timidez e também um pouco de falta de confiança.

      Pelo menos pude ver que você é uma pessoa inteligente que prepara tudo antes da sua Entrevista de Emprego principalmente estudar sobre a vaga e a empresa e isso é bom :D

      Agora em relação a sua timidez, ela pode e deve !! sim ser tratada, palavra de um ex-tímido :P procure por livros de auto-ajuda, sites e também psicólogos.

      Quando você ganhar mais auto-confiança com certeza terá resultados incríveis na sua entrevista de emprego.

  36. Natalia

    Oi Pedro
    Então.. Hj fui a uma entrevista de emprego e no papel havia a pergunta : qual animal vc mais admira e porquê?
    Sabe o que eu respondi? A formiga. Eu sei, quando fui embora me dei conta de que não era um inseto e sim um animal!!! Meu Deus!! Eu respondi que a formiga trabalhava muito em pról de si e de todo o formigueiro. Mas, era um animal que era para ser, não um inseto!! Fiquei decepcionada.. Sei que não irão me ligar, mas pelo menos aprendi a lição. Ficarei mais atenta na próxima.

    • Pedro Addler

      Olá Natália

      hahaha Realmente essa foi uma constatação inusitada :P , pois a formiga é um animal, mas a sua resposta foi certa porque o objetivo dessa pergunta na Entrevista de Emprego, não é que você do animal propriamente dito e sim a explicação do porque você o admira.

      E não se preocupe, sua resposta foi ótima, se não te chamarem na Entrevista de Emprego é por outro motivo, com certeza não vai ser por esse.

      • Ahnu

        Olá! Só queria complementar que todo inseto é um animal sim (são animais invertebrados com exoesqueleto quitinoso). Bjos

  37. Celly

    Olá Pedro ! Descobri o site hoje e estou maravilhada com o excelente conteúdo ! Poderia me dar uma luz sobre uma entrevista de emprego que participei ? O entrevistador me perguntou no que eu precisava melhorar em relação ao meu relacionamento com outras pessoas respondi que não sentia necessidade de melhorar pois me sinto em total sintonia com esse aspecto, que não encontro dificuldades nesse ponto, o que é verdade pois como tenho 44 anos e sempre fui muito comunicativa, ao longo dos anos fui aprimorando essa facilidade que possuo. Fiquei com receio de ter falado besteira pois percebi uma expressão de surpresa na entrevistadora.O que vc acha de minha resposta ? Devo acrescentar que usei outras palavras na hora da entrevista de emprego, mas o sentido da resposta foi esse que coloquei aqui. Muito obrigada !

    • Pedro Addler

      Olá Celly

      Realmente uma questão interessante, não posso avaliar com 100% de certeza porque não vi a expressão da entrevistadora durante a sua entrevista de emprego, mas tenho uma boa certeza que deve ser de espanto mesmo.

      Sua resposta, no caso, teve 2 lados um bom e um ruim:

      - O lado bom é que demonstrou na sua entrevista de emprego que você é bem confiante.

      - O lado ruim é que sempre podemos melhorar e isso vale pra tudo, ela não deve ter gostado do fato de você achar que não precisa melhorar.

      Eu, você, todos sempre precisamos melhorar :D e sempre temos potencial pra isso, na próxima entrevista de emprego recomendo que você pense nesse aspecto e modifique a sua resposta.

  38. VALMIR AMÉRICO

    Boa tarde Pedro,
    irei fazer uma entrevista de emprego com a psicologa em uma empresa onde Trabalhei por nove anos , mas não conheço ninguem mais do pessoal da seleção como devo agir ?

    • Pedro Addler

      Olá Valmir Américo

      Não se preocupe em relação a isso, você inclusive tem uma certa vantagem :P a maioria das pessoas que vai fazer uma entrevista de emprego não conhece absolutamente ninguém da empresa onde irá trabalhar.

      Se você passar na entrevista de emprego e manter uma atitude social, amigável e pró-ativa em breve conhecerá todos na empresa.

  39. Camila Correia

    Olà Pedro Addler, bom gostaria de pedir dicas de como me comportar em uma entrevista de emprego, essa serà minha primeira entrevista, e um dos meu defeitos è a Timidez e o nervosismo,fico muito nervosa quando tenho que falar na frente de muitas pessoas, entao gostaria que me orientasse para que ocorra tudo bem.

    • Pedro Addler

      Olá Camila Correia

      Pelo que pude ler no seu depoimento você sofre de 2 males que podem atrapalhar a sua entrevista de emprego: falta de confiança e também timidez, no caso, os 2 combinados…

      Para você poder vencer esses 2 inimigos ferozes da Entrevista de Emprego e da vida em sí, você tem que passar pelas seguintes fases:

      - Primeiro, aceite suas limitações, adimita que você é timida
      - Segundo: procure ajuda !! Procure ajuda onde você puder, em livros, pessoas e até mesmo psicólogos.

      Eu posso te garantir, é possível sim vencer esses 2 inimigos da Entrevista de Emprego eu também já fui tímido e hoje sabe qual é o meu maior prazer ? Justamente conhecer novas pessoas !! Hoje em dia não sou mais tímido, lute, você vencerá !!

  40. Fabiane

    Gostaria de saber como funciona o teste PI.
    Fiz este teste há alguns dias em uma entrevista de emprego e gostria de saber qual o critério de avaliação, será me saí bem?

    Abraço

  41. Renata

    Olá meu nome é Renata. Fui em uma entrevista de emprego e no final dela a entrevistadora me perguntou ‘Qual a minha dificuldade sobre o cargo oferecido’. E eu respondi da seguinte forma “Que em toda a minha vida não tive nenhuma dificuldade de aprender” Será que eu respondi certo ?

    • Pedro Addler

      Olá Renata

      Essa sua resposta na entrevista de emprego, na verdade foi ambígua, ou seja, ao mesmo tempo boa e ruim.

      Ela foi boa porque você fez uma afirmação positiva e muito válida para a sua entrevista de emprego.

      Ela foi ruim porque na verdade você não respodeu o que ela perguntou, devagou um pouco, isso pode fazer você perder alguns pontos…

      De qualquer modo, na minha opinião a resposta foi mais positiva do que negativa :D !!

  42. Reverson

    Fui em uma entrevista de emprego, e a entrevistadora fez poucas perguntas e no maximo fiquei 5 minutos na sala. Isso é bom ou ruim ?

    • Pedro Addler

      Olá Reverson

      Infelizmente más notícias isso é ruim sim :( se a sua entrevista de emprego durou pouco é porque em pouco tempo a entrevistadora notou que você não tem o perfil da empresa.

      Esse fato pode ter acontecido na sua entrevista de emprego por 2 motivos: ou você não estava vestido de acordo com os padrões da empresa ou então as suas respostas na entrevista de emprego não agradaram.

  43. danny

    Uuuaaaaau isto é fantástico!! vocês não sabem o quanto isto me ajudou. É que estou prestes a fazer uma entrevista de emprego mas, agora já sei aproximadamente o que dizer na tal entrevista.
    só há um problema a tal empresa não é tão aberta pra saber mais sobre ela e de seus capitais e concorrentes. o que faço face a esta situação?. bBrigadooooo.

    O que se faz quando se perguntar o salário que quer receber ? é bom dizer taxativamente o que quero ou ou tenho que depender da imposição do empregador? até porque mesmo que eu pedir um pouco mais na entrevista de emprego, não vai fazer diferença porque lá já tem gente fazendo o que eu irei fazer portanto terei que ganhar igual ou inferior ao dos outros que já lá estão. esperando comentários. brigado

    • Pedro Addler

      Olá Danny

      Realmente, mesmo que a empresa não seja muito popular, procure sim se informar sobre ela, isso vai ser bem útil sim na sua entrevista de emprego.

      Em relação a famosa pergunta do salário na entrevista de emprego, não seja taxativa e nem submissa, seja argumentativa !!

      Procure com profissionais ou então na Internet o quanto ganha um profissional equivalente ao cargo que você está disputando e responda esse valor na sua entrevista de emprego.

  44. Ana Paula

    Participei de uma entrevista de emprego e o entrevistador me perguntou sobre a minha saída dos empregos anteriores e foi difícil responder porque na verdade eu saí poruqe não estava aguentado mais,estava muito estressada e insatisfeita.Gostaria de saber como dar esse tipo de resposta?

    • Pedro Addler

      Olá Ana Paula

      Boa pergunta hã que bom que você se preocupou com esse aspecto na sua entrevista de emprego.

      Se você estava estressadas,literalmente de saco cheio do seu outro emprego, diga que você saiu porque estava insatisfeita, insatisfeita com o ambiente e os métodos de trabalho da empresa.

  45. João Carlos

    Boa tarde pedro, como estou me preparando pra minha primeira entrevista de emprego, eu começei a pesquisar sobre as perguntas que geralmente caem em uma entrevista de emprego e gostaria de saber a sua opnião sobre as minhas respostas.

    Objetivos:
    Conquistar uma vaga no setor de RH e me estabilizar profissonalmente.

    Aponte um defeito e uma qualidade:
    Defeito a timidez mas estou me esforçando ao maximo para ser mais comunicativo; e a qualidade eu possuo uma grande facilidade de adaptação.

    Fale mais sobre voçê:
    Bom eu sou uma pessoa bastante tranquila não me importo muito sobre o que as pessoas acham sobre mim. Procuro sempre fazer uma auto-analise para ver meus defeitos para sim poder eliminá-los ou amenizá-los.

    • Pedro Addler

      Olá João Carlos

      Realmente, tenho que te confessar, foram algumas das melhores respostas para Entrevista de Emprego que já ví !! :)

      Você parece ter o perfil de uma pessoa que realmente sabe o quer, e isso é bom.

      A questão do defeito na entrevista de emprego você por sinal acertou em cheio !!! parabéns !! Além de falar do defeito com sinceridade você também apontou uma solução pra ele.

      A pergunta, “Fale mais sobre você”, que sempre aparece na entrevista de emprego ficou muito bem respondida também.

  46. Silvana

    Fui a uma entrevista, e me perguntaram qual a cor que eu escolheria?
    Falei azul.
    A cor influência em que?
    Continuando pediu para relatar um momento de mudança significativa em sua vida.
    Respondi ter voltado a andar.
    Isto está correto?

    • Pedro Addler

      Olá Silvana

      Muito boas suas respostas :)

      A cor azul é considerada a cor da estabilidade e do cuidado com as outras pessoas, é sempre uma boa escolha na entrevista de emprego. Azul é também a cor da calma e da organização.

      No entanto, como aspecto negativo o azul é uma cor que indica pouca paixão, é típica das pessoas racionais.

      Em relação a voltar a andar também foi uma boa resposta na entrevista de emprego, ela indica que você é uma pessoa determinada e que sabe vencer obstáculos.

      • Silvana

        Obrigada pelas palavras!
        No caso, deveria escolher a cor vermelha?
        Outro aspecto, são os testes. Como fazer em relação a eles?

        • Pedro Addler

          Olá Silvana

          Com certeza não, a cor que escolhemos em perguntas como essa na entrevista de emprego deve ser espontânea, a não ser que você sinta que deve responder vermelho, continue respondendo azul.

          Lembre-se: seja sempre sincera na sua entrevista de emprego, o entrevistador é treinado para pegar as mentiras no ar.

  47. Carol

    Olá
    vou fazer uma entrevista de estágio p técnica em enfermagem…
    como vc mesmo disse q devemos ser sinceros e falar realmente sobre nossos defeitos..
    no meu caso sou muito autoritária em casa e adoro mandar, gosto das coisas corretas e organizadas.. como posso dizer isso em uma entrevista de emprego..
    cola se eu falar que sou autoritária mas que estou buscando melhorar isso??

    obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Carol

      Você está certíssima !! :D Nunca se esqueça de um dos princípios básicos da Entrevista de emprego de sucesso e da vida em sí: seja sempre sincera.

      Se você é autoritária e de personalidade forte como você descreveu no seu depoimento fale isso para o entrevistador durante a entrevista de emprego, nunca disfarce ou oculte características da sua personalidade.

      Os entrevistadores são especialistas em saber se você está mentindo na entrevista de emprego.

      E realmente dizer que você está se esforçando para ser mais tolerante é uma boa, use esta tática na sua entrevista de emprego que o sucesso é certo :)

  48. Helio Almeida

    Alô Pedro! Descobri o site hoje, o conteúdo é realmente bom e você está no caminho certo. Amanhã tenho uma entrevista de emprego para vaga de estágio para curso de Administração, curso este na UFPA (Universidade Federal do Pará) e esta será minha quinta entrevista de emprego. Estou me sentindo experiente em entrevistas, apesar de achar que seria melhor já ter sido contratado. Graças ao site, aos visitantes e principalmente a você não tenho mais dúvidas, mas só para registro minha maior dúvida era sobre os defeitos.

  49. Jailton

    Pedro
    Amannha tem uma entrevista de emprego para auxiliar administrativo, gostaria de como me ficar durante a entrevista sobre as qualidades e defeitos, qual seria a resposta correta?

    • Pedro Addler

      Olá Jailton

      A resposta, a resposta mesmo para sua entrevista de emprego infelizmente não posso dar, porque a única pessoa que pode falar claramente sobre seus defeitos e qualidades é você mesmo.

      Mas a dica que fica para sua entrevista de emprego é a seguinte: seja sincero, não procure disfarçar defeitos e nem inventar qualidades, diga sempre a verdade, descreva o modo com que realmente você se vê.

  50. Amilson Souza

    Boa noite Pedro,
    O coordenador da minha escola técnica me indicou para um processo seletivo na area de Gestão de pessoas, ele me falou qe a empresa quer uma pessoa que saiba lidar com pessoas, gerenciar pessoas, o problema é que eu sei como fazer só que tenho o velho defeito que acho que 50% da população tem a TIMIDEZ, então eu queria uma dica de como mostrar ao entrevistador que sei como gerenciar pessoas mesmo sendo timido.
    Ah, e também não sei nada da empresa nem com que ramo a mesma trabalha, como faço em realação a isso, na entrevista de emprego ?
    Desde já agradeço a atenção, obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Amilson Souza

      Em primeiro lugar tenho uma estratégia pra você :P ao invés de tentar convencer o entrevistador na entrevista de emprego que apesar de tímido você é competente, tente convence-lo de que você é tímido, mas não é muito, em outras palavras, o melhor a fazer é tentar minimizar seu defeito.

      Diga que você é timido sim, mas que isso não influencia suas atividades profissionais e também que você está buscando se tratar.

      Agora, de nada adianta usar uma estratégia assim e passar na entrevista de emprego se você realmente não procurar se tratar !!

      Vá atrás de livros, conteúdos, cursos e até psicólogos se for o caso, mas realmente dê um jeito na sua timidez, só assim você vai realmente subir na vida e na carreira.

  51. Tiago

    Olá Pedro,
    Tenho duas filhas, uma de 3 anos e a outra de 1 ano, gostaria de saber se é interessante eu mencionar que tenho duas filhas quando me perguntarem para falar sobre mim na entrevista de emprego. Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Tiago

      Esse realmente é um fator delicado e muitas vezes até decisivo na entrevista de emprego: a vida pessoal.

      Se não lhe for perguntado sobre família ou filhos, melhor nem dizer nada, só fale o que for perguntado.

      Não que seja errado se pai pelo contrário !! Mas tocar em um assunto assim na entrevista de emprego, pode parecer que você está forçando a barra.

      Tentar algo do tipo: ” ahh me contrate, tenho 2 filhas pra criar… ” também não é nada interessante, o entrevistador não está alí para te ajudar e sim para escolher os melhores.

  52. Carlos

    Pedro,

    Estou prestes a participar de uma entrevista de emprego para o cargo de representante de medicamentos(visitação médica). E geralmente eles colocam situações em que temos que vender algo para eles, geralmente um produto insignificante… Gostaria de saber como faço para me sair bem e que tipo de produtos eles costumam usar para nós verdermos.

  53. Mayara Lima

    Pedro, Adorei suas matérias são ótimas.
    Em alguns dias vou participar de uma entrevista de emprego em administração, poderia dizer que meu defeito é ter dificuldade de falar em público,mas que estou tentando melhorar e que isso não influencia nas minhas atividades profissionais, e que meu objetivo na empresa é estágio na área administrativa e chegar ao cargo de técnico administrativo ???

    fica com Deus!

    • Pedro Addler

      Olá Mayara Lima

      Sim !! Com certeza, se o seu defeito é ter dificuldades de falar em público é isso mesmo que você deve falar na sua entrevista de emprego.

      No entanto jamais se esqueça, diga sempre também o que você faz para lidar com esse defeito, porque as empresas gostam de pessoas que resolvem problemas e não as que ficam paradas :)

      Em relação a dizer o seu objetivo também na entrevista de emprego também é muito positivo !! Indica que você é uma pessoa decidida.

      Parabéns pelas suas 2 respostas viu !! Com certeza vão fazer muito sucesso na sua entrevista de emprego.

    • Jéssica Lima

      Olá Mayara; gostei das suas respostas. Confiei em Deus que vai dar tudo certo. um Abraço!!!

  54. Beatriz

    Gostaria de saber como posso controlar o meu nervosismo durante a entrevista de emprego.
    E no momento de dizer os meus defeitos e qualidades!

    • Pedro Addler

      Olá Beatriz

      O melhor modo para você controlar o seu nervosismo na entrevista de emprego sem dúvidas é aumentar a sua auto-confiança.

      Quando a auto-confiança sobe, não sobra espaço pra nenhum sentimento negativo :D

      Para aumentar a sua auto-confiança procure aperfeiçoar suas qualidades, aceitar e melhorar seus defeitos e mais do que tudo, aceite você mesma, assim do jeito que você é: imperfeita.

      Outra coisa que pode te ajudar bastante é fazer bastante entrevistas de emprego, faça o maior número que você puder, isso também vai aumentar a sua auto-confiança !!

  55. Talita

    Vou fazer uma entrevista de emprego amanhã .
    Sei um pouco da história da loja, mais uma dúvida que vejo que é constante é sobre os defeitos.
    Sei que meu defeito é ser ansiosa, mais como dizer que estou trabalhando isso em mim?

    • Pedro Addler

      Olá Talita

      Em primeiro lugar, parabéns :) reconhecer um defeito é a primeira etapa para poder melhora-lo, isso demonstra maturidade, ponto positivo na entrevista de emprego.

      Agora, diga a verdade, você realmente está preocupada em melhorar este defeito ??

      É melhor que esteja, pois ele realmente pode te atrapalhar, não só na entrevista de emprego, como na sua carreira em sí.

      Na entrevista de emprego em relação ao defeito de ser anciosa, diga que você reconhece esse defeito e que está procurando levar uma vida mais leve e relaxada para melhora-lo.

  56. Andreia Luciana

    Boa tarde, fiz uma entrevista de emprego(na area juridica) estou muiitoo triste e decepcionada comigo mesma…acho que fui muito sincera..em dizer que sou séria no trabalho….e concentrada.Acho que passei uma imagem ruim da minha pessoa…a entrevistadora, parece que mostrou interesse por mim..mas fiquei sabendo que está ainda fazendo outras entrevistas de emprego… isso está me deixando muito abalada….fui errada em dizer sobre minha seriedade ???

    • Pedro Addler

      Olá Andréia Luciana

      Eu discordo de você !! Ser sincero no que fazemos nunca é um mau negócio, principalmente na entrevista de emprego onde o entrevistador está sempre tentando nos pegar na mentira.

      Também não acho que você passou uma imagem ruim de você mesma, afinal estamos falando de um ambiente de trabalho, ser sério é bom e não ruim :)

      Em relação a ela fazer outras entrevistas de emprego, fora a sua, é assim mesmo, eles são obrigados a fazer dezenas de entrevistas mesmo esse é o procedimento padrão, eles tem que entrevistar todo mundo que se inscreveu e foi selecionado e se inscrever é direito de todos.

      Espero sinceramente que você passe na sua entrevista de emprego, se não passar não desanime !! Virão muitas outras !!

      • Andreia Luciana

        Muito Obrigada Pedro, agora fico mais tranquila…suas dicas e matérias são maravilhosas….continue assim!!!!

  57. Taf

    Em um site antes de mandar o currículo a empresa fazia essa pergunta de entrevista de emprego e não soube o q responder?! Qual a melhor resposta?

    Cite suas duas principais qualidades e dois pontos que considera que deve melhorar e justifique sua escolha.

    • Pedro Addler

      Olá Taf

      Essa pergunta é a mais comum mesmo na entrevista de emprego, todos os empresários pedem para o Entrevistador fazer.

      Na verdade o mais importante nessa pergunta não é a resposta, pode ser qualquer coisa, o que eles querem testar na verdade é se você conhece a sí mesmo.

      Por isso infelizmente não existe uma resposta pronta pra ela pra usar na entrevista de emprego, procure se conhecer melhor e identifique realmente suas qualidades e defeitos.

      E principalmente, não minta !! Nunca se esqueça: os entrevistadores na entrevista de emprego geralmente são Psicólogos, são treinados para pegar mentiras no ar.

  58. Iva

    Olá Pedro Addler!
    Quero ser comissária de bordo e estou me preparando para as entrevistas de emprego e como você disse anteriormente que o que se deve preocupar mais durante as entrevistas são com os “defeitos” e o meu defeito não é diferente da maioria do pessoal acima é a famosa TIMIDEZ, e o que me desanima é que pessoas timidas nao fazem o perfil da profissão.Já tenho feito cursos de oratória onde aprendi muitas tecnicas, mas mesmo assim fico muito nervosa. E o que devo dizer aos recrutadores na entrevista de emprego ? Pois quero muito seguir a carreira.
    Obrigada pela atenção!

    • Pedro Addler

      Olá Iva

      Pra não perder a chance de usar a velha frase manjada, tenho uma boa e uma má notícia :P

      A boa notícia é que você está de parabéns !! Você está no caminho certo está procurando lutar contra o seu defeito da timidez e baixa confiança e isso conta muito para vencer na entrevista de emprego.

      A má notícia é que não tem jeito !! Não existe uma receita mágica para vencer a timidez, seja na entrevista de emprego ou em qualquer lugar.

      Você vai ter que sofrer muito por muitos anos para vence-la, mas você está no caminho certo, continue esse trabalho de melhoramento pessoal, fazendo bastante cursos e bastante atividades :D

  59. Paloma

    Oi Pedro Addler!! Na minha 1º entrevista de emprego eu fiquei muito nervosa e quando me perguntaram qual foi a decisão mais difícil que tomei até hoje. eu respondi algo da minha vida pessoal,fiz mal ?
    eu não tinha noção do que falar.
    bjs

    • Pedro Addler

      Olá Paloma

      Não, não fez mau não.

      Embora a entrevista de emprego sirva para falar da vida profissional e não da pessoal, no caso dessa pergunta você não tinha muita opção.

      Já que a sua decisão mais difícil foi pessoal, é ela mesmo que você tinha que dizer na entrevista de emprego.

      Lembre-se sempre: mentir na entrevista de emprego = perder !! :)

  60. Maria

    Quais defeitos e qualidades eu posso citar em uma entrevista de emprego ?

    • Pedro Addler

      Olá Maria

      Você pode responder qualquer coisa para esta pergunta na entrevista de emprego, desde que este defeito ou qualidade seja importante.

      Por exemplo dizer que seu defeito é “roer as unhas” não é uma boa resposta, ela provavelmente vai te eliminar.

      Diga defeitos e qualidades importantes da sua personalidade na entrevista de emprego, como por exemplo: Timidez, Falta de Iniciativa, Criatividade, Capacidade de Esforço, etc…

  61. CRISTIANE

    Oi Pedro, conheci o site hoje e adorei, é muito bom!!
    Vou fazer uma entrevista de emprego para telefonista em uma empresa privada e meu marido trabalha nessa mesma empresa.
    Eu morava em outro estado era telefonista na Prefeitura da cidade onde moravámos,eu era concursada há 5 anos.
    Pedi exoneração porque meu marido arrumou trabalho nessa empresa e eu o acompanhei.
    Pedi exoneração depois da minha licença maternidade e minha filha hoje está com 1 ano e 6 meses.
    A recrutadora sabe de todos esses dados e perguntou pro meu marido se eu tenho alguém pra olhar minha bebê ou se vou colocá-la na escola?Quanto a selecão:eu fui selecionada pelo meu currículo pois tenho 9 anos de experiência na área e não porque meu marido trabalha lá. A cidade aqui é pequena e falta profissionais devido a localização.
    Nessa empresa na entrevista de emprego eles perguntam quais os pontos positivos e negativos;quanto ao negativo eu sou muito ansiosa e quando me sinto assim as vezes falo um pouco mais alto e algumas pessoas acham que estou nervosa,mas não é nervosismo e sim ansiedade.
    Como ser sincera sem me prejudicar na entrevista de emprego ?
    Por favor me ajude estou louca pra voltar ao mercado de trabalho, fazendo o que eu adoro que é ser telefonista.

    Obrigada

    Cristiane

    • Pedro Addler

      Olá Cristiane

      Você está pensando errado !! Ser sincero não atrapalha na entrevista de emprego não, ser sincero é o que eles esperam de você :D

      Se você é ansiosa, não precisa esconder isso, é isso que faz de você quem você é, é a sua personalidade.

      Quando perguntada na entrevista de emprego, qualquer que seja a pergunta, seja sincera, seja sincera sem medo !!

      Sem truques, sem jogo, simplesmente seja você mesma.

  62. Paulo

    Boa noite Pedro…uma pessoa que trabalhou durante 10 anos em uma empresa exercendo a mesma função e nunca foi promovido. No início devido a estar acomodado e literalmente na zona de conforto mas que com o decorrer do tempo sente a necessidade de mudança e para isso estuda, se atualiza, se esforça e mostra todo seu potencial e interesse em crescer dentro da organização. Apesar de todo seu esforço e trabalho árduo, o mesmo, não é reconhecido e não muda de cargo.
    PERGUNTA…qual a melhor explicação, em uma entrevista de emprego, para justificar todo esse tempo exercendo a mesma funçao dentro da empresa?
    Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Paulo

      Essa foi uma pergunta inteligente !! Realmente esse é um detalhe que pode passar despercebido, mas um entrevistador mais profissional com certeza vai notar.

      Na entrevista de emprego se questionado porque você nunca progrediu na carreira, diga que apesar do seu esforço, a empresa nunca o reconheceu.

      Deixe bem claro que não foi por falta de mérito e sim por falta de visão da Administração da empresa, afinal eles acabaram perdendo um ótimo profissional como você por causa disso.

      No entanto, nem tudo são flores, você também errou.

      Para se dar bem na entrevista de emprego, você vai ter que ter a coragem de admitir que deveria ter deixado o emprego antes mas se acomodou.

      Admitir os nossos erros também é um ponto positivo na entrevista de emprego.

  63. Didinha

    Pedro Addler,
    na dinâmica de Grupo que participarei na próxima terça-feira, certamente no inicio dos trabalhos seremos solicitados a uma apresentação, convêm que eu seja bastante direta e objetiva. Certo?
    Devo me restringir somente ao aspecto profissional ou devo também abordar aspectos de minha vida pessoal?
    Suas dicas estão valendo ouro pra mim neste momento. Uma benção ter encontrado seu blog.
    Obrigada!!

    • Pedro Addler

      Olá Didinha

      Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios !! Ficamos felizes em poder te ajudar com nossos humildes conhecimentos :D

      Em relação a objetividade na entrevista de emprego, como você mesma já concluiu ela é importante sim, pelo seguinte motivo: o tempo é curto você deve falar o máximo possível de conteúdo no menor tempo.

      Relativo a apresentação, convém você falar de 2 aspectos:

      • Fale preferencialmente dos aspectos profissionais, os cursos que você fez, áreas de interesse, objetivos, diga o que você pode agregar a empresa.

      • Fale também sobre sua personalidade, se você é criativa ou não, se prefere projetos ou contato com as pessoas, etc…

      Esses são os principais aspectos que você deve abordar, tanto na entrevista de emprego quanto na dinâmica de grupo.

      Há !! E dicas importantes: evite cruzar os braços, por as mãos no bolso e “tics nervosos” tipo ficar batendo a caneta na mesa, esses atos são negativos e demonstram falta de confiança.

      • Didinha

        Muito bom!!
        Juro que suas dicas estarão em meus pensamentos durante todo tempo. E assim que eu ouvir a tão desejada frase “Você foi a escolhida. Está contratada!!” volto aqui pra te contar!!
        Obrigada e parabéns por sua bela disponibilidade.

  64. Daniel Costa

    Pedro,

    Estou participando de um processo seletivo no qual a empresa enviou um formulário “CONHECENDO VOCÊ MELHOR” e uma questão em especial fiquei em dúvida, pois acabei mesclando vida pessoal com profissional. A questão era: cite um objetivo curto, médio e longo prazo. Acho que me não fui bem, pois a curto prazo respondi que queria terminar o curso no qual estava trancado, medio uma vida mais confortavel aos meus pais e longo prazo formar uma familia. Deveria ter citado somente questões profissionais?

    • Pedro Addler

      Olá Daniel! Esses processos seletivos são testes piscicológicos avaliam o candidato tanto na vida profissional quanto na pessoal! Você não errou em responder desta forma.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  65. Dijiane

    Pedro Addler
    Olá recentemente fui a uma entrevista e me perguntaram QUEM É DIJIANE?e nao consegui responder achei mto dificil como q eu poderia ter respondido a esta pergunta?eu sei q fui mto mal na entrevista e ela respondeu;como é q é?Dijiane tem pai tem mae tem irmao?oque me deixou mais nervosa. E ai ela me dispensou.

    • Pedro Addler

      Olá Dijiane! Você poderia ter falado sobre suas qualidades, defeitos, sobre o que gosta de fazer!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  66. denys

    o que devo falar na pergunta “por que você quer trabalhar aqui?

  67. Bárbara

    Olá,tem uma pergunta que sempre considero dificil de responder,é sobre o salário,eu nunca trabalhei,entao como posso responder sobre o que ganhar?

    Desde já agradeço!

  68. Priscila Passos

    Olá Boa Noite, tenho 16 anos e vou me candidatar a uma vaga de emprego no Comércio. Caso eu consiga, espero realmente com toda a certeza.
    Gostaria de saber se na Entrevista, sendo que esta seria minha primeira entrevista de emprego,que tipo de pergunta o entrevistador faria pra mim.
    Obrigada!

  69. Anne

    Olá Pedro

    Eu gostaria de saber quais as principais perguntas são feitas na 1º entrevista de emprego.

  70. Jamille

    Olá, boa noite Pedro.
    Eu gostaria de saber se ser uma pessoa perfecsionista é uma qualidade ou defeito aos olhos do entrevistador? Obrigada!

  71. naiane

    quais defeitos posso falar em uma entrevista ou quais defeitos posso escrever em uma ficha de emprego ???

  72. ana

    vou fazer minha primeira emprevista mais to com vergonha pq snpre tive dificudade para me comunicar com as pessoas como devo fazer para isso acabar???

  73. Rosi

    Oi a minha pergunta è como devo me comporta durante uma entrevista de trabalho .No cargo de cozinha pois nunca trabalhei na cozinha de empresas , oq devo falar ??

  74. Juliana

    Olá Pedro, em um site de empregos antes de enviar o currículo sempre tem uma pergunta: Conte-me sobre uma decisão que você teve que tomar enquanto sofria muita pressão. Eu não me lembro de decisão nenhuma que eu tenha tido que tomar.

    • Pedro Addler

      Responda com sinceridade, ou imagine como você se sentiria sob pressão e como reagiria. Boa sorte!

  75. luiziane

    Bom Dia
    fiz gestão em RH,na epoca em que estava cursando não me enteressei no estagio,pois pensei que não seria necessario,porem depois que me formei não consegui trabalho na area,por não ter experiencia e nem estagio,agora estou em um empasse e não sei como resolver,gostaria de saber se eu fizer pos graduação,me especializando na area,eu iriei perde mais tempo e dinheiro,ou conseguirei estagio pelo fato de esta fazendo pos.???

  76. claudete

    Adorei o site , as dicas, participei de uma entrevista para comércio área de vendas, e respondi o piai, fiquei curiosa, pra saber que perfil este projeta, ou seja o que devo responder , para que seje aprovada pra trabalhar em vendas, coloquei algumas que lembro como:determinada, amigavel, educada, tranquila,dinâmica, mas não coloquei agressiva, ai fiquei na dúvida, pois a vaga é pra vendas, mas fui correta com o que sou, se puderes me explicar algo sobre este teste te agradeço bastante.Quanto as tuas dicas são muito boas, e tambem ja fui muito tímida, e consegui superar, abraços .

  77. Sophia

    Boa tarde

    Meu curriculo foi selecionado para uma entrevista. Primeiro conversei com o responsavel pelo RH e respondi vários questionários sobre persoanlidade. Uma semana depois me chamaram novamente para conversar com o Diretor e com a psicóloga da empresa. Recebi alguns elogios e vi que ficaram satisfeitos com minha experiencia por saber fazer exatamente o que eles precisavam. Mas eu tenho 1 filho de 1ano e meio e me perguntaram sobre o planejamento familiar se eu queria outro filho e quando, como na minha vida não gosto de mentir NUNCA respondi que pensava em engravidar dentro de 1 ano e meio. Sei que isso não é ponto positivo… mas posso perder a vaga por isso, significa que até ter outro filho e ele estar maiorzinho eu nunca vou arranjar um bom emprego ou terei que mentir a respeito para que seja contratada? qual a melhor forma de proceder em relação a isso? Agradeço desde já a atenção.

  78. rayane

    Olá, parabéns pelo site. Aqui tem ótimas dicas.
    Bom, fiz recentemente uma entrevista de emprego e a entrevistadora me perguntou: O que você espera da empresa? e também o que a empresa pode esperar de você? O que eu deveria ter respondido?
    Aguardo resposta. Abraços…

  79. Amanda Nunes

    Estou na busca do meu primeiro emprego, mais stá muito dificil entra no mercado de trabalho pois não possuo experiencia, o que devo fazer pra compensar a experiencia que eu não tenho pra entra no mercado de trabalho

  80. Fátima assuncao

    Amei muito as perguntas e resposta……….

    aproveitando gostaria de fazer uma pergunta fiz dois processo seletivo na mesma empresa e não passei e nenhum acho que devo continuar tentando na mesma empresas ou devo tentar em outra?

  81. Simone

    Olá Pedro, como vai? Fiz uma entrevista de emprego e uma das perguntas de tantas outras que a psicóloga me fez foi uma qualidade e um defeito? Respondi que sou uma pessoa calma (qualidade) e que sou ansiosa (defeito). Ela me disse, mas como assim, vc é calma e ansiosa?. Não entendo o modo dela ver as coisas, pois a meu modo sou sim calma, mas há momentos de ansiedade também.

    • Simone

      Outras duas coisas que quero dizer que é muito interessante esse site pois tem ajudado muitas pessoas. E outra coisa que não disse pra vc o que disse na entrevista é que tenho buscado muito ser uma pessoa menos ansiosa, procuro me relaxar, respiro fundo, conto até dez, vinte … e ser menos ansiosa. Um abraço. Irei aguardar sua resposta.

  82. CATIA

    Adorei o site ótimas dicas…obrigada!!!

  83. celso willames

    o que responder quando perguntado se tenho emprego e, se tenho como responder por que procuro outro

  84. Barbie Barbiegaminny

    Quero parabenizar Pedro Addler ,pelas respostas sábia, e quero dizer que me ajudou muito pos amanhã tenho uma entrevista e não iria conseguir me sair bem . kiss

  85. lekka

    oi, eu sou uma pessoa muito ansiosa e desconfiada, queria saber se posso falar que sou desconfiada em uma entrevista de emprego?

  86. Thaty

    olá gostaria de uma ajuda em como diminuir o nervosismo na entrevista pois fico até com rouquidão na voz e suor frio nas mãos insegurança o que faço para obter firmeza e falar melhor sobre mim pois eu tenho defeitos mais também qualidades e sei que posso atender ao perfil da empresa mas se não fosse esse nervosismo poxa eu me sairia tão bem , até treino mas na hora só Deus sabe . por favor me ajude. Obrigada

  87. maria aparecida oliveira pereira

    amanha vou fazer uma entrevista estou muito nervosa me digar qual a soluçao me der exemplo por favor agradeço;

  88. rose

    O que respondo quando me perguntaria porque acho que sirvo para a empresa?

  89. allan kardec

    vou fazer uma entrevista de motorista de caminhão como devo responde as pergutas e que animal vou ser

  90. Mayara

    Olá Pedro, descobri o site hoje, e adorei as dicas…
    Mas tenho uma dúvida, vou fazer uma entrevista de emprego para a vaga de operador de telemarketing, ja trabalhei com telemarketing em outras empresas, mas li você falando que em uma entrevista de emprego temos q ser sinceros quando tivermos q falar das qualidades e dos defeitos, mas eu percebi q o meu defeito é a timidez, so q no telemarketing não podemos ser timidos de maneira nenhuma pois precisamos ser comunicativos para poder vender o produto desejado, mas como o telemarketing é por telefone então é bem mais fácil de se comunicar com as pessoas, mas se eu falar na entrevista que o meu defeito é a timidez, posso correr o risco d perder pontos na entrevista e não conseguir o cargo desejado… me ajuda por favor.. rsrs

  91. RODRIGO

    Bom dia Pedro.
    Estou para participar de um processo seletivo para uma vaga de gestor, e penso na pergunta sobre meu maior defeito. Pois bem, meu maior defeito é que sou meio intolerante a pessoas de baixo QI, porém a algum tempo procuro controlar minha impaciência ajudando tais pessoas.
    Posso responder desta forma? Esse defeito pode me desclassificar por se tratar de uma vaga que esta diretamente relacionada com o tratamento com outros?
    Obrigado e abraço.

  92. JEH

    Quando numa entrevista de emprego tem uma pergunta ”Fala um pouco sobre si ” o que eu tenho que falar especificamente? Tenho muita dúvida nessa pergunta por favor me ajude.Não sei seu eu enho que falar de mim física da mente ou sobre o meu jeito de agir.

  93. suellen

    Bom dia! quinta vou participar de uma etapa para um processo seletivo para estagiário em administração e tenho que fazer um anuncio de jornal onde eu busque um emprego. o anuncio deve conter minhas habilidades, expectativas profissionais e o meu diferencial. o que devo colocar nesses itens?

  94. claudia

    Acabei de participar de uma entrevista de emprego, para vaga de balconista porém o meu objetivo citado no currículo, foi auxiliar de limpeza,não entendi pq fui chamada para entrevista, fui surpreendida, com um “fale sobre você”, fiquei muito nervosa, as palavras faltaram , e fui dizendo que sou séria , que não gosto de confusão ,e o entrevistador me perguntou se eu lembrava o que eu tinha colocado no curriculo e foi falando eu fui completando, mas me senti muito mal , foi a primeira entrevista de emprego que participei e não sabia que tinha esse tipo de pergunta, e tbm menti em relação ao meu endereço pq aqui na minha cidade não tem serviço, e os empregadores da cidade vizinha não gostam de contratar quem não é de cidade por causa do vale transporte, será que posso ser descoberta ??

  95. ivanilds

    Parabens pela ajuda continue.

  96. Renato Sales

    tenho muito medo de fazer entrevista o que devo fazer para me controlar?tenho medo também na hora do exame as avaliações o que devo fazer?

  97. priscila

    Ôla Pedro
    Vou fazer uma entrevista de primeiro emprego terça feira,
    e eu naum sei o que responder quanto mim perguntarem, QUAL FOI A DECISÃO MAIS DIFÍCIL QUE TOMOU ATÉ HOJE? naum sei responder pois até hoje naum tive que tomar nenhuma decisão dificil! Beeijos adorooo seu Sitee!

  98. CILENE

    GOSTEI DE TODAS AS DICAS! OBRIGADA VOU ESTA SEMPRE POR AQUI.

  99. bastos

    participei recentemente de uma analise perfil para função supervisor operacional na minha empresa o psicologo disse p eu relatar um fato ocorrido comigo demorei um pouco p entender o q ele queria ele me ajudou com dicas quando eu entendi tirei os olhos dele para buscar na memoria encontrei voltei olhar p ele respondi fato real, cometi erro grave?

  100. CLEUDISLAYNE

    ESTOU A PROCURA DE UM EMPREGO MELHOR MAIS ESTOU COM MEDO DE ME SAIR MAL NA ENTREVISTA OQUE DEVE FAZER PARA COFIAR MAIS EM MIM EM RELAÇÃO A ISTO?

  101. alcione

    boa tarde!
    parabens pelo site. gostaria de saber como agir em uma entrevist de emprego pois sou muito timida e fico muito nervosa se eu falar pouco voce acha que isso pode me prejudicar?

  102. Vinicius Daniel

    Pedro, vou em uma entrevista e na carta de encaminhamento diz que os candidatos irao trabalhar na forma de cooperativa. Sera que eu devo aceito ou não?

  103. Carla Vargas

    Primeiramente quero parabenizar pela ajuda aos candidatos ao emprego.
    Bom a um tempo atrás participei de uma entrevista e fui questionada sobre minhas qualidades e meus defeitos,a entrevistadora reformulou a pergunta,queria que eu apontasse minhas qualidades e o que deveria ser melhorado em mim,ao falar das minhas qualidades não encontrei dificuldades,mas quando fui falar dos meus defeitos,que eu teria que apontar 3 consegui falar somente um que era não pensar nos outros mais do que em mim,então a entrevistadora viu a minha dificuldade em terminar de responder,aí ela me disse é mais fácil vermos os defeitos dos outros os nossos não é fácil mesmo.
    Ai eu percebi que tinha me dado muito mau na entrevista,e não obtive retorno sobre a vaga.

  104. Tata

    Estou empregada, mas estou insatisfeita com uma serie de fatores e quero mudar de empresa estou procurando, mas não sei o que dizer quando me perguntarem porque quero mudar de emprego.

  105. Lana

    Olá,quando me perguntarem em uma entrevista de emprego qual o valor do salario que quero ganhar o que eu digo?

    • mundoseoatgc

      Procure antes saber qual o salaŕio médio para o cargo, e assim, quando perguntarem, responda em torno do que pesquisou.

  106. Deyse

    Oque responder quando aparecese essa pergunta? Por que você deve ser contratada?

  107. Rosana

    Olá, estou com uma dúvida, fui em uma entrevista de emprego e a moça do RH que me entrevistou, ela começou a pedir sobre o meu marido, tudo, mais tudo mesmo, nome completo, onde trabalhava, porque trabalhava lá, porque tinha ido morar na cidade onde estavamos morando, como ele fez para entrar na empresa, a idade dele, se ele poderia ser transferido, e eu fiquei em uma saia justa, pois a entrevista era para mim, eu que estava interessada na vaga e não o meu marido, então respondi ela numa boa, mais me senti mal com o interrogatório dela, e quando ela começou a pedi de mim, fiquei nervosa e não consegui ir bem na entrevista, ela me pediu um defeito falei que era muito ansiosa!! Então ela me pediu um exemplo de ansiedade, aff … fiquei muda pois não soube falar para ela um exemplo de ansiosa? o que devo responder quando me pedirem isso??
    Obrigada, aqui estou aprendendo muita coisa.

  108. Celio Alves

    Pedro, boa tarde!
    Quanto aos defeitos e qualidades você ja disse: pode responder qualquer coisa para esta pergunta na entrevista de emprego, desde que este defeito ou qualidade seja importante. ” Se respondo de forma sincera Perfeccionismo mas procuro sempre manter o auto-controle ” ?

  109. kamilla

    Dia 23 é a minha primeira entrevista de jovem aprendiz,queria saber o que devo falar quando ele me perguntar “Fale sobre sí ” .

  110. marcely

    olá pedro amanha vou fazer uma entrevista, mais desde ja estou nervosa pq no meu ultimo emprego fui mandada embora, por causa de questao do horario.e eles vão peguntar pq sai ne? o q devo responder ?

  111. Michelle

    Fui convidada para uma entrevista decisiva em uma empresa, e tenho uma viagem internacional inadiável para daqui 3 meses (tem 6 meses que está programada, pois na empresa atual será minhas férias).
    Como posso ser sincera com o responsável sem perder minha chance, mesmo que não seja neste momento, em um futuro.

  112. Lucia Damasceno

    Olá Daniel,

    Vou fazer uma entrevista de emprego para Auxiliar de Enfermagem, com certeza em aquela famosa pergunta: “Quem é vc?”. Sou uma pessoa muito explosiva, como posso justificar a minha resposta, sem me prejudicar? Muito obrigado, aguardo resposta

  113. drieli

    Eu nunca passei numa entrevista e como eu fasso para passar em uma entrevista??? o que eu devo falar???

  114. Érida

    Bom dia! Pedro Addler realmente não sei qual é a melhor resposta para estes tipos de perguntas em uma entrevista: “Cite uma decisão que você teve que tomar enquanto sofria muita pressão?” ou “Cite dois conflitos que você já enfrentou na última empresa em que trabalhou.” São perguntas que dependendo da resposta podem ser um tiro no pé. Gostaria da sua ajuda para me preparar melhor e não ficar engasgando durante a entrevista. Desde já grata.

  115. Brunna Oliveira

    Olá amanha terei uma entrevista de emprego, tenho 17 anos e nunca trabalhei , e quero muito passa na entrevista , mais nao sei como agir direito numa entrevista pois sempre fico um pouco nervosa e ansiosa. Oque me aconselharia ? Tenho receio que me perguntem algo e eu trave na hora e nao saiba responder .

  116. Brunna kamada

    Nossa adorei suas dicas, mais tenho muita dificuldade de arrumar servisos me saio muito bem nas fases de seleção mais quando chega na hora de fala com o psicologo tem certas perguntas que todos falam pra mentir mais ñ consigo…Como vc ja fez isso? Vc ja trabalhou com isso? Eu falo ñ mais to aqui pra atingir as espectativa da empressa posso e sou capaz de da meu melhor e isso eles falam q entrarão em contato e até hoje nada me ajuda a melhorar isso em mim…brigada…

  117. janaira

    adorei:) com essa dicas eu vou poder impor minhas funções e esta me qualificanndo mais..

  118. ana

    Pedro!
    Eu não sei , o que falar embora seja timida tudo penso e nada falo trabalhei em uma empresa por 17 anos ,e agora estou correndo atrás ,eu poderia falar tudo o que foi lido mas eu sei que na hora não saíra nada .eu sou sincera ,acho que é uma das minhas qualidades e defeito querer que tudo seja limpo , claro detesto mentiras trapaças e com isso sofro as pessoas não estão acostumadas com as verdades …
    Mas eu acho que apesar do nervosismo , e ser for meu dia de sorte me sairei bem !Gostaria de saber sua posição a o cargo seria auxiliar Financeiro.

  119. Fernanda

    Bom dia Pedro, achei esse site o máximo, então vou participar de uma entrevista para o cargo de secretária da OAB, estou muito apreensiva pois mesmo sendo muito comunicativa sou ansiosa, não sei como responder as perguntas como: pq a empresa deve te contrar, o que vc esperar da OAB, enfim… acho que na hora ” H ” não vou conseguir responder NADA..

  120. Djalma Francisco

    Ola Pedroom ! execelente as dicas, atè por que mesmo com toda experiencia profissional e desenvoltura, as pessoas podem ficar nervosas diante do que pode ser questionadas e ficar por dentro de dicas tão interessantes jà tem como a pessoa ficar mais tranquilas e saber como se portar diante de uma entrevista. Muito bom o site.

  121. Bruno Bonimcontro

    Olá…
    Devido a uma condição de saúde que possuo (Sou diabético tipo 1 insulino-dependente), ela me fez ficar afastado por 2 anos do mercado de trabalho por problemas com controle glicêmico e depressão. Por ter conseguido superar esses problemas e estar tendo atualmente, uma vida normal como qualquer outra pessoa, tenho dificuldade em saber como responder ao entrevistador o que me fez ficar afastado do mercado de trabalho… Como colocar isso de uma forma positiva que não afete o desempenho em minha entrevista e que me negative de uma possível contratação?
    Agradeço desde já a ajuda..
    Um forte abraço!

  122. Jéssica Pinheiro

    Olá Pedro Addler; Gostei muito das dicas de Entrevista, pois a mesma irão me servir bastante. um Abraço!!!!!

  123. Jéssica Lima

    Olá Pedro Addler; Boa tarde!!! Desejo saber o que não devo falar em uma entrevista de emprego em relação a pretensão Salarial? Suas dicas estão sendo valiosas para as minhas entrevista de emprego. Obrigada! fica com Deus…

  124. VILMA DE MENDONÇA SILVA

    Olá boa noite! Gostei muito desta matéria.

  125. VILMA DE MENDONÇA SILVA

    OLÁ BOA NOITE ! GOSTEI MUITO DESTA MATÉRIA.

  126. sandra

    tenho 36 nunca trabalhei de carteira assinada em uma entrevista como falar ao entrevistador das minhas experiencias trabalhistica se naõ tenho como provar,.como e possivel na minha idade conseguir um emprego.

  127. mirthes braga

    gostei muito estou mais tranquila depois de ter lidos esses comentários pois é fácil falar de nós´mesma !

  128. Claudete

    Estou desempregada a 5 meses e apareceu uma entrevista de emprego, mas sendo que em daqui a 1 mês tenho uma viagem internacional que não posso adiar pois já esta sendo planejada desde Janeiro já investi bastante, no meu trabalho anterior estaria de férias neste mês por isso no planejamento antecipado. Devo informar dessa viagem na entrevista ou só falar da mesma no caso da minha aprovação?

  129. Antonio Garcia

    Bom dia participei de uma entrevista de emprego e a pergunta e a seguinte: Qual seu defeito ?
    Sou chato ! Mas como chato ? Gosto resolver os problemas , não gosto de acumular problema e organizado ! Fiz certo em responder assim obrigado .

  130. Rafaella da Silva

    booa Noite. irei fazer 18 anos no final do ano e estou aprocura de um bom emprego . não sei oque dizer na entrevista.Me ajude por favor .tenho muito medo de fazer entrevista o que devo falar em uma entrevista para me controlar?

  131. Stefano Luz

    Olá segunda tenho uma entrevista de emprego em uma administradora com o cargo de de auxiliar da dona da administradora e tem 1 vaga! e eu queria saber o que eu devo falar ?

  132. Carla Beatriz

    Olá,gostei muito desse blog e tirei muitas duvidas.Mas amanhã tenho uma entrevista para operadora de telemarketing e já fiz essa entrevista a uns messes atrás e até passei para a segunda fase.Enfim hoje eles estão selecionando pessoas que tenham trabalhado na área no mínimo seis meses atrás e eu não estou no perfil mas mesmo assim a recepcionista marcou a a entrevista como devo proceder?

  133. LUCAS

    OLA PARTICIPEI DE UMA ENTREVISTA HJ E ELA FOI MUITO RAPIDA NAUM DUROU 10 MIN ISSO É UM BOM SINAL OU RUIM???O ENTREVISTADOR NAUM ME FEZ NENHUMA PERGUNTA DE PEGADINHA,APENAS COISAS NORMAIS.EU SO RESPONDI O Q ME PERGUNTOU,NAUM RENDI MUITO ASSUNTO SERA Q FIZ CERTO??PEÇO A OPINIÃO DE VCS VALEW!!

  134. renata nata

    ola pedro boa noite fiz uma entrevista num hospital[sou tec em enfermagem]a psicologa fea as perguntas qualidade e defeito[respondi qualidade perserverante]e defeito teimosa[nao desisto facil]ela falou o que achavamos da vaga[geriatria] depois teve psicoteste do palitinhos||||| e tinha outra no verso dos desenhinhos,fiz mais ate hj nao entendo esses palitinhos e para fazer quantidade ou qualidade ja que e impossivel seguir reto.ai quando terminou tudo a psicologa mando todas aguardarem e logo em seguinda a chefe de rh me chamou e agradeceu pela presenca,disse que daqui a 6 meses pderia voltar a refazer a selecao

  135. claudia

    Pedro ,parabens pelo seu bonito trabalho de ajudar pessoa em entrevista ,pois amanha eu irei fazer uma estou com um friozinho na barriga.que deus mim ajude preciso muito dessa vagas de fiscal de seguranca alimentar sera que pode mim ajudar.aceito qualquae dica. obrigada claudia

  136. Geisa

    Olá, tenho 43 anos e há 20 anos trabalho na área de saúde. Essa semana irei participar de uma selecao para a área de telemarketing vc acha que pela falta de experiência na área posso ser eliminada ? Se me fizerem pergunta tipo por mudar de área agora posso responder com estou buscando mudanças e maiores oportunidades de crescimento profissional o que nao encontrei na minha area atuante.

  137. glaucia vieira

    Pedro!

    Suas dicas estão valendo ouro pra mim neste momento. Uma benção ter encontrado seu blog.
    Obrigada!!

  138. Taison

    tenho uma dinâmica de grupo amanhã, para uma vaga de estágio em meio ambiente ! como devo responder a famosa pergunta ” porque vc quer atuar nessa área e o que a empresa pode esperar de você ” ME AJUDA !

    muito obrigado pela atenção!
    abraços

  139. tania

    olá! Como responder a temida pergunta: Que nota você daria a você mesma??

  140. Dárcia Costa

    O que te motiva a participar desse processo seletivo? Discorra brevemente.

    O que devo responder

  141. Miguel

    Olá Pedro Adller,
    Participei de um processo seletivo com teste PI e não obtive sucesso. Achei meio grosseiro este este, onde preenchemos com X opções que indicam qualidades (maioria) e defeitos(minoria) em páginas diferentes. Uma página dedicada ao Como as pessoas me veêm e outra COmo me vejo. Parece coisa de primário! O que vc acha? Obrigado!

  142. andreia santos da silva

    olá boa tarde
    amanha tenho uma entrevista de emprego ,como identificar meus pontos fortes e fracos

  143. Edjairo

    Ola!
    Em uma entrevista ,foi perguntado das qualidades e defeitos!
    Nos defeitos respondi que havia problema com horarios, me questionaram, “como assim?”, disse: Pra mim me organizar pra chegar no horario certo, sinto dificuldade, mas que isso eu corrigi, hoje vejo que isso esta mais presente na vida pessoal!
    O que vc acha?

  144. Silvânia

    Olá Pedro Addler

    Estou conhecendo o site hoje, estava procurando ajuda, devido a uma entrevista que tenho amanhã, tenho experiência na área de faturamento, não chego a ser analista, mas mesmo assim vou correr esse risco, mas na verdade sou um horror em entrevistas, tenho tudo que não deveria ter, tímida, fico nervosa pra falar em públicos que chego esqueço o que dizer me dá um branco total, enfim.. fico perdida de como me apresentar, gostaria de umas dicas completas do que falar sobre perfil e objetivo profissional, pontos fortes e fracos, defeitos e qualidades, e porque eu devo contratar vc pra essa vaga, animal e cores, Obrigada, ficarei no teu aguardo.

  145. Nathan

    Pedro Addler
    Boa noite!
    Tenho um temperamento muito forte, na empresa em que trabalho, tenho o apelido de “polêmico” pois não exito em falar sinceramente algo que me perguntem! O lado bom dessa minha personalidade, é que sou muito correto com tudo, não engano as pessoas, se pago um serviço de alguém, cito quem o fez e etc.! Gostaria de saber se posso dizer isso em uma entrevista de emprego? Também gostaria de saber o que dizer quando for perguntado pelos motivos que me levam a deixar a minha empresa atual? Posso citar salário?!
    Desde já, obrigado!!!

  146. GISLENE

    Oi Pedro!Gostaria da ajuda sua em duas situações:
    1)Fiz uma entrevista em uma grande empresa e a psicologa me disse que eu havia passado para a proxima fase e que me ligaria dentro de uma semana para a entrevista com o gerente da area. Porém ela ligou pra uma e disse que o perfil não era compativel com a vaga, ligou pra outra e chamou pra trabalhar e nao me deu resposta, depois de 23 dias eu liguei na empresa e ela me disse que a vaga esta em “stand by” e que assim que tivesse uma resposta entraria em contato,mas até hoje, quase 60 dias e nada. Será que ainda tenho chance ou estão me enrolando?
    2) Vou participar de entrevista coletiva, em uma agencia de emprego essa semana, porem a empresa é confidencial, o cargo é o serviço que gosto de fazer, aréa financeira, tenho experiencias na aréa, como posso fazer para ter chances de conseguir essa vaga? Quero muito voltar ao mercado de trabalho, de onde estou fora a 8 meses. Aguardo suas dicas!
    P.S.: Conheci o blog hoje, é excelente!Parabéns!

  147. Thiago monteiro

    ola pedro Adller parabéns por suas dicas ,me ajudaram bastante.
    pq essas são perguntas do dia a dia ..

  148. Thiago monteiro

    ola pedro eu ja fiz entrevista na mesma empresa duas vezes e nao passei,e vou fazer a terceira o que eu faço ?

  149. Adriana

    Boa noite,
    Pedro Tudo bem?
    Participei de uma entrevista e na resposta para comentar sobre meus defeitos disse que sou teimosa mas e completei que é no sentido de não ser conformada com as situações de não desistir fácil das coisas ….mas,a entrevistadora disse que isso poderia também demostrar que posso ser inflexivel disse que não que ou bem maleável mas,não falei do que faço pra melhorar essa minha teimosia pode me ajudar a melhor a maneira de responder.??/obrigada

  150. Claudia Martini

    Oi fui numa entrevista de emprego para vaga de Assistente Contábil, era uma munti-Nacional e de cara a psicologa me pediu pra contar sobre a minha vida pessoal, meio que comecei a falar da minha vida profissional e ela insistiu que fosse da minha vida pessoal, não entendi nada, claro que juntei as duas coisas…não fui chamada por uma nova entrevista pelo responsável do setor como ela prometeu o que fiz de errado? Sou bem comunicativa e sei que falo de mais, a principio gostei que ela tenha me perguntado sobre vida pessoal analisei que a empresa gosta de dar valor na família… Liguei pra perguntar sobre a entrevista e a recepcionista mandou eu tentar depois de 6 meses, você acha que devo tentar de novo?

  151. Antony

    Oi sou Antony! Nunca participei de uma entrevista de emprego, Vou pra uma hj, Eu tou mas tranquilo pq eu tinha assistido um vídeo de uma estrevista de emprego na Recor.Tou super calmo :)

  152. Alexandra

    Tenho uma entrevista de emprego amanha. Tenho 19 anos e nunca trabalhei, faço curdo de inglês e ainda estou cursando o ensino médio. A vaga é para recepcionista de uma empresa de contabilidade!
    Estou nervosa. Principalmente sobre as perguntas “fale sobre sobre” “qualidades e defeitos”

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!