Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Salários

Conta salário: Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de ter uma?

19 de maio de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Ao começar em uma empresa, muitas pessoas precisam abrir uma conta salário. Essa é uma modalidade específica de conta bancária destinada a receber exclusivamente a remuneração e benefícios trabalhistas. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Ela surgiu como uma alternativa para facilitar a forma como os trabalhadores recebem seus salários, oferecendo maior segurança e praticidade. Geralmente, as empresas possuem convênio com uma instituição financeira. 

Nestes casos, em parceria com o banco, o empregador cria uma conta salário em nome do trabalhador, na qual serão depositados os valores referentes ao salário e outros benefícios, como décimo terceiro e férias. 

Essa é uma forma mais simples de fazer a gestão dos pagamentos, reduzindo o uso de papel e os custos com emissão de cheques, por exemplo. Mas você sabe quais são as vantagens e as desvantagens de ter uma conta salário? A gente te explica melhor essa modalidade!

+ Conheça 10 profissões com salários de R$ 3 mil

Vantagens e desvantagens de ter uma conta salário

Como mencionado, uma conta salário é uma modalidade de conta bancária criada especificamente para receber o pagamento de salários e benefícios trabalhistas. Mas é importante saber o que é possível fazer com ela, observando suas vantagens e desvantagens, olha só!

Vantagens

Segurança: Uma das principais vantagens de ter uma conta salário é a segurança. O dinheiro do salário é depositado diretamente na conta, eliminando a necessidade de carregar grandes quantidades de dinheiro em espécie. Além disso, como é uma conta específica para esse fim, o risco de sofrer fraudes ou desvios é reduzido.

Facilidade de acesso: Com uma conta salário, o trabalhador tem acesso fácil ao seu dinheiro. Geralmente, a conta vem acompanhada de um cartão de débito, permitindo que o usuário faça saques em caixas eletrônicos, realize compras em estabelecimentos comerciais e até mesmo efetue pagamentos online.

Controle financeiro: Ter uma conta salário pode ajudar no controle financeiro. Ao receber o salário diretamente na conta, é mais fácil acompanhar os ganhos mensais e organizar os gastos. Muitos bancos oferecem serviços de internet banking, que permitem ao usuário consultar o saldo, extrato e realizar transferências de forma prática e rápida.

Isenção de tarifas: Em muitos casos, as contas salário são isentas de tarifas de manutenção e anuidades. Isso significa que o trabalhador não precisa se preocupar com descontos em sua remuneração para custear essas taxas bancárias.

+ Declaração do Imposto de Renda: Quem deve fazer o procedimento?

Desvantagens

Restrição de uso: Uma das desvantagens da conta salário é que ela possui algumas restrições de uso. O dinheiro depositado nessa conta não pode ser utilizado para investimentos, por exemplo. O trabalhador fica limitado a utilizar os recursos apenas para transações do dia a dia.

Limitação de banco: Geralmente, a conta salário é vinculada a um banco específico, escolhido pelo empregador. Isso significa que o trabalhador pode ficar limitado às opções oferecidas por esse banco em termos de serviços e agências disponíveis. Caso queira utilizar os serviços de outro banco, pode ser necessário realizar transferências ou abrir uma conta em outra instituição.

Vínculo empregatício: A conta salário está diretamente vinculada ao empregador. Se o trabalhador mudar de emprego, pode ser necessário abrir uma nova conta salário, o que pode gerar inconvenientes burocráticos e atrasos no recebimento dos próximos salários.

+ Salários em TI: veja 7 profissões que ganham a partir de R$10 mil

Qual a diferença da conta salário para a conta corrente?

A diferença entre a conta salário e a conta corrente está principalmente nas suas finalidades e funcionalidades. 

Enquanto a conta salário não permite investimentos ou a realização de outras transações bancárias, como pagamento de contas, a conta corrente é uma opção mais abrangente, que possibilita uma variedade de serviços, como movimentação de dinheiro, pagamentos, investimentos e empréstimos. 

+ 5 dicas para conquistar melhores salários na área da saúde

Posso receber outros tipos de pagamentos na minha conta salário?

Não, a conta salário é destinada exclusivamente para o recebimento de salários e benefícios trabalhistas, conforme estabelecido pelas normas do Banco Central do Brasil. 

Ela não pode ser utilizada para receber outros tipos de pagamentos, como rendimentos de freelancers, trabalhos autônomos, aluguéis ou qualquer outra forma de remuneração que não esteja relacionada a vínculos empregatícios. 

Para receber esses tipos de pagamentos, é necessário utilizar uma conta corrente ou outra modalidade de conta bancária adequada. É importante consultar seu banco para obter informações específicas sobre as opções disponíveis para receber diferentes tipos de pagamentos.

Encontre boas vagas de emprego, a partir da sua formação! Invista em ensino superior, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Confira algumas universidades parcerias do Guia da Carreira aqui!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.