dcsimg

O Curso de Design de Jogos

No curso de design de jogos, o aluno aprende a projetar jogos e administrar a criação dos games. Conheça mais sobre a carreira de designer de games!

Curso de Design de Jogos: Perfil do Profissional

Curso de Design de Jogos: Aprendendo a criar e gerenciar a produção de jogos

O designer de games, também chamado de projetista de jogos ou designer de jogos é uma pessoa que projeta e administra projetos de novos jogos.

Em geral quando se fala de designer de games estamos falando de quem projeta jogos eletrônicos ( jogos para computador, celular e video games ), mas o curso de design de jogos oferece uma formação completa permitindo que o aluno formado projete todo tipo de jogo ( cartas, tabuleiro, etc… ).

É de responsabilidade do profissional de design de jogos planejar e coordenar todo o processo de produção dos jogos, começando pelo roteiro, passando pela produção da arte conceitual ( esboços e rascunhos da história e personagens ), modelagem 3D e chegando até a programação.

O designer de jogos, no caso, não precisa saber trabalhar em todas as etapas da produção do jogo ( ele pode se especializar em somente uma ), mas é sempre interessante que ele conheça toda a metodologia do projeto, já que uma das principais funções que o designer de jogos assume é justamente a de liderar as equipes de desenvolvimento de games.

Como acontece em geral com os profissionais de tecnologia, um profissional formado no curso de design de jogos precisa se atualizar constantemente, se mantendo sempre atualizado com as novas plataformas de hardware e também com as tendências e conceitos que mais estão agradando os jogadores.

Nos anos 80 por exemplo, os jogos de plataforma ( tipo Super Mario ) eram os de maior sucesso, na década de 90, os jogos 3D assumiram a dianteira do mercado e hoje em dia são os MMORPGs ( Jogos online de RPG com uma grande quantidade de jogadores ) que fazem mais sucesso.

Entre as principais atividades que o profissional de design de jogos desenvolve temos:

  • Produzir o roteiro para os jogos, imaginando e escrevendo uma história para o jogo. Antes de mais nada, para um jogo fazer sucesso, não adianta ter gráfico avançados é preciso ter uma boa história que prenda e motive o jogador a continuar jogando.
  • Criar a arte conceitual do jogo trabalhando e aprofundando os conceitos iniciados no roteiro. É a partir do trabalho de arte conceitual que os objetos, cenários, personagens e inimigos vão ganhar vida.
  • Produzir a modelagem 3D dos personagens e elementos de cenário. O profissional de design de jogos especializado em modelagem 3D transforma os esboços produzidos pelo departamento de arte em modelos tridimensionais que vão poder ser usados dentro dos jogos.
  • Gerenciar todo o processo de produção de jogos, cuidando da organização do projeto, aprovação dos itens e também do controle de qualidade.
  • Programar os jogos *. A atividade de programação, que é a última do processo de produção de um jogo, é uma das mais complexas e mais importantes, é o programador que vai unir o trabalho de todos os outros profissionais de desenvolvimento de jogos.

* Apesar dos profissionais formados no curso de design de jogos poderem também ser programadores, para quem quer seguir nesse trabalho a fundo é recomendado fazer o curso de ciência da computação.

Os Tipos de Curso de Design de Jogos

Durante o Curso de Design de Jogos, o aluno vai adquirir grandes conhecimentos sobre arte, técnicas de produção de games, gestão de projetos e técnicas de roteiro. Confira abaixo os principais tipos de curso de design de jogos e o enfoque de cada um deles:

Curso de Design de Jogos de Nível Tecnológico

Por ser um curso novo e ainda não ter uma grade bem definida no Brasil, existem muito poucos cursos de design de jogos de nível superior, a maioria é de nível tecnológico. Durante o curso de design de jogos, o aluno vai estudar todas as etapas da produção de games, podendo depois escolher se especializar em uma delas ou então se especializar no gerenciamento de projetos de jogos. Com duração aproximada de 3 anos, em geral não exige estágio obrigatório.

Curso de Design de Jogos Pós Graduação

Um aluno graduado em outras faculdades também pode se especializar nas áreas do design de games. Esta especialização, que em média dura 2 anos, pode ser feita logo após o término da graduação anterior. Entre os cursos que oferecem especialização em design de jogos temos:

  • Ciência da Computação: Oferece especialização em programação de jogos e modelagem 3D.
  • Desenho Indústrial: Oferece especialização em arte conceitual e modelagem 3D.
  • Artes Plásticas: Oferece especialização em arte conceitual .
  • Letras e Jornalismo: Podem oferecer alguma especialização na produção de roteiros.

As Diversas Fases do Curso de Design de Jogos

Confira as principais fases pelas quais passa o curso de de design de jogos ( baseado em um curso padrão de design de games tecnológico de 3 anos ):

Primeiro Ano

Durante o primeiro ano do curso de design de jogos, o aluno terá um forte conteúdo de matérias teóricas. Entre as principais teorias estudadas durante este ano temos a introdução ao projeto de jogos, lógica e também programação básica. Também serão iniciados os trabalhos com design gráfico.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de design de jogos:

  • Introdução ao Projeto de Jogos ( Projeto de Jogos I )
  • Teoria dos Jogos
  • Lógica Matemática
  • História dos Jogos
  • Introdução ao Design Gráfico ( Design Gráfico I )
  • Programação I

Segundo Ano

No segundo ano do curso de design de jogos, o foco será o aprofundamento nas técnicas de programação e animação, que são a base do curso. Além destas técnicas será dada também uma boa ênfase a produção de roteiros e exercícios de criatividade. A partir deste ano, o aluno já terá capacidade para criar seus primeiros jogos demo.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de design de jogos:

  • Introdução a Animação
  • Programação II
  • Técnicas de Produção de Roteiros
  • Psicologia Básica
  • Programação 3D ( Programação III )
  • Modelagem 3D ( Design Gráfico II )

Terceiro Ano

Visando formar também profissionais qualificados para gerenciar e liderar equipes, durante este ano o principal conteúdo estudado será o gerenciamento de projetos, também serão estudados alguns conteúdos mais avançados de programação e conteúdos gerais tais como ergonomia e legislação.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de design de jogos:

  • Inteligência Artificial ( Programação IV )
  • Gerenciamento de Projetos
  • Usabilidade e Ergonomia
  • Legislação para a Produção de Jogos
  • Design Gráfico III
  • Animação Vetorial

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin