dcsimg

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Psicologia

Saiba qual a nota mínima para entrar em Psicologia nos diversos processos seletivos que usam o Enem!

Psicologia

Se o seu objetivo é entrar na faculdade de Psicologia com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prepare-se para uma disputa que irá exigir pontuação alta nos principais processos seletivos.

Em algumas faculdades públicas a nota mínima necessária pode superar os 750 pontos. Em outras, é possível encontrar vagas para quem tem média mais baixa – próxima de 500 pontos.

Compare as notas mínimas do Enem para Psicologia em faculdades públicas e privadas. Aproveite para conferir também que nota você precisa tirar no Enem para conseguir uma bolsa de estudo ou financiar o curso de Psicologia a juros baixos!

Qual é a nota mínima do Enem para entrar em Psicologia pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal processo seletivo para quem quer estudar Psicologia em universidade pública.

O sistema é gerenciado pelo Governo Federal e duas vezes por ano (em janeiro e junho) oferece vagas em universidades de todo o País. O curso de Psicologia costuma aparecer entre os mais concorridos.

Quanto à nota mínima, ela pode variar de acordo com o ano e o nível dos demais candidatos. Em edições recentes, a média ficou entre 650 e 800 pontos.

Veja algumas universidades em que é possível passar em Psicologia com nota de corte entre 650 e 700 pontos:

  • Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)

Nestas, a nota do Enem para Psicologia ficou entre 700 e 750 pontos:

  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Nas universidades a seguir a nota do Enem para Psicologia superou os 750 pontos:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Vale lembrar que o Sisu também oferece vagas por meio de cotas raciais e para estudantes de escolas públicas. No entanto, isso não significa que as notas para esses grupos sejam menores que as da ampla concorrência – a diferença, quando existe, é mínima.

Qual é a nota do Enem para conseguir bolsa de Psicologia pelo ProUni

A nota do Enem pode ser utilizada também para concorrer a bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%) pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Esta iniciativa do Governo Federal é voltada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Para concorrer, além de comprovar renda é preciso ter feito a prova mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Nas faculdades particulares mais concorridas, a nota do ProUni para Psicologia pode beirar os 800 pontos, tanto para vagas de ampla concorrência como nas de ações afirmativas (cotas).

Dependendo da região e do turno, é possível conseguir bolsa do ProUni com notas próximas a 450 pontos.

Qual é a nota mínima do Enem para financiar o curso de Psicologia pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é outra iniciativa do Governo Federal voltada a estudantes de baixa renda. Com o FIES, o participante pode financiar uma faculdade particular e só começar a quitar a dívida depois de se formar, em parcelas que podem ser diluídas ao longo de vários anos.

Está cada vez mais difícil conseguir o financiamento. Edições recentes têm priorizado vagas nas áreas da Saúde, Engenharia e formação de professores.

Mesmo assim, vale ficar de olho na seleção do FIES para saber quais regras estão valendo, as vagas disponíveis e as notas de corte para Psicologia.

Qual é a nota do Enem para passar em Psicologia em faculdades particulares

A nota do Enem é cada vez mais aceita por universidades particulares para ingresso direto nas graduações. Assim, o estudante não precisa passar novamente pela tensão e os custos de outra prova ou vestibular.

Cada universidade estabelece suas regras de ingresso, tais como a nota mínima do Enem e a quantidade de vagas disponíveis. Por isso, pesquise na universidade de seu interesse quais são as regras e os documentos necessários.

Pesquise também se existe algum incentivo extra para quem fez o Enem. Algumas universidades concedem isenção da taxa de matrícula e descontos nas mensalidades. Outras chegam até a oferecer bolsas de estudo para quem teve um bom desempenho no Exame. É uma forma de atrair talentos para seus cursos.

Confira algumas universidades reconhecidas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem para tentar vaga no curso de Psicologia (por ingresso direto, ProUni ou FIES):

Veja também:

A Carreira em Psicologia

E então, o que achou da nota do Enem para entrar em Psicologia? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin