Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Carta de Recomendação: o que é, para que serve, como fazer e dicas

Indivíduo, branco, de camisa social branca e calça social preta entregando uma carta de recomendação ao que parece ser seu chefe, homem branco, de óculos e cabelo grisalho, utilizado camiseta social branca e gravata. Trabalhando no computador, apoiado numa mesa de madeira, no que parece ser um escritório.

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente, ter em mãos uma carta de recomendação pode fazer a diferença na hora de disputar uma vaga de emprego, ou de se candidatar a um curso no exterior.

+Encontre bolsas de estudo de até 80% Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Mas o que exatamente é esse documento, para que ele serve e como escrevê-lo? Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a carta de recomendação profissional.

O que é uma Carta de Recomendação?

Uma carta de recomendação é um documento no qual alguém atesta sobre as qualidades de uma pessoa. São citados os pontos positivos, conquistas, habilidades e perfil profissional do indivíduo, com o objetivo de indicá-lo para alguma oportunidade.

Existem diversos tipos de cartas de recomendação, com diversas funções diferentes, como recomendar um indivíduo a uma vaga de emprego, auxiliar no ingresso em um curso de graduação ou pós-graduação, intercâmbio e até uma indicação para uma premiação.

Quando solicitada, a carta de recomendação torna-se tão importante quanto o currículo, pois trata-se de uma outra forma de reconhecer as habilidades, competências e experiências do candidato.

Qual o objetivo da Carta de Recomendação?

O objetivo principal da carta de recomendação é formalizar a opinião e percepção de alguém sobre os atributos profissionais, qualidades, habilidades e aptidões técnicas de uma pessoa.

Ela serve como um complemento ao currículo e é utilizada para indicar um indivíduo à alguma oportunidade em sua carreira, seja uma vaga de emprego ou curso superior.

A carta de recomendação, serve como um grande trunfo para o candidato, pelo reconhecimento e indicação formalizada. Podendo agregar pontos no momento em que o recrutador for avaliar o seu perfil durante o processo seletivo.

Qual é a importância de uma Carta de Recomendação?

O principal ponto positivo de possuir uma carta de recomendação, seja ela para qualquer fim, é a comprovação, por meio de terceiros, de suas habilidades e qualidades.

Uma vez que sua capacidade não está sendo julgada por você, como num currículo ou carta de apresentação, mas sim por alguém qualificado, que te conhece bem e endossa seus atributos. 

Deste modo, atestando, dando credibilidade e complementando, as informações que o próprio candidato colocou. Podendo ser o diferencial na conquista de vagas disputadas.

Quem pode te dar uma Carta de Recomendação?

A carta de recomendação pode ser redigida por um antigo chefe, professor, orientador, mentor, ou até mesmo por um colega de trabalho com quem tenha construído uma boa relação.

Um questionamento muito comum sobre esse assunto é a necessidade de quem escreve a carta ser algum profissional famoso, ou conhecido na área. A resposta é NÃO.

O mais importante é que a carta seja escrita por alguém que te conhece bem e que conviveu com você por tempo suficiente para contar seus interesses, qualidades, personalidade, ética e dedicação.

Pouco importa ser um profissional conhecido na área, ou um professor renomado, se ele não for capaz de contar suas vivências e confirmar as competências do recomendado.

Por isso, pense bem sobre para quem é interessante pedir a carta de recomendação e reflita sobre os seguintes aspectos:

  • Fulano me conhece bem?
  • Tenho um bom relacionamento com ele(a)?
  • A partir de nossa relação, ele(a) seria capaz de comprovar minhas habilidades e contar uma boa história?
  • Ele(a) consegue disponibilizar informações sobre mim que não sejam genéricas e consigam auxiliar o leitor a entender mais meus pontos fortes e trajetória de vida?
  • Ele(a) se encontra numa posição de autoridade? (seja de chefia, professor, orientador) Para dar maior credibilidade ao que ele diz.

Como Pedir uma Carta de Recomendação?

Como ressaltamos a importância de você conhecer bem aquele(a) que irá escrever sua carta de recomendação, o ideal é que ela seja pedida pessoalmente e, se não for possível, peça por e-mail, ou mensagem.

O mais importante, seja pessoalmente ou de modo virtual, é que você explicite para o professor, chefe, etc… o que você espera da carta e para que ela serve. 

Por isso é importante conversar com quem vai escrever sua carta, de maneira sincera, indicando certas histórias e acontecimentos que você acredita serem importantes para contar sua trajetória. 

Complementando aquelas informações que você já forneceu durante o processo seletivo, mas também sempre dando liberdade ao recomendador dizer o que ele pensa.

Além disso, é muito importante que você peça a carta de recomendação ao seu chefe, superior, professor, tutor, etc… com antecedência, para que elas possam ser bem produzidas, contendo todas as exigências necessárias.

Leia também! Carta de Apresentação – 5 Dicas para Elaborar a Sua Entrevista de emprego: saiba como se sair bem  

Modelo de e-mail para solicitar que alguém faça sua carta de recomendação

Confira abaixo um modelo de e-mail para você utilizar quando for pedir que seu chefe, professor, orientador faça uma carta de recomendação sua:

Assunto: Solicitação de Carta de Recomendação 

Prezado(a) [Nome da Pessoa], 

Espero que você esteja bem. 

Meu nome é [Seu Nome] e tive o prazer de trabalhar/estudar com você na [nome da empresa/organização/instituição], onde compartilhamos várias experiências enriquecedoras em [projeto/atividade relevante]. Ao longo desse tempo, desenvolvemos uma relação profissional sólida, e aprendi muito com sua orientação e apoio. 

Estou me candidatando a [nome do curso/emprego/bolsa/etc.] e acredito que uma carta de recomendação sua poderia fazer uma diferença significativa na minha candidatura. Seu conhecimento sobre minhas habilidades, dedicação e conquistas seria de grande valor para destacar meu perfil. 

Se puder me ajudar com isso, ficarei imensamente grato. Caso precise de informações adicionais ou queira discutir algum ponto específico para incluir na carta, estou à disposição para fornecer todos os detalhes necessários. 

Desde já, agradeço muito pela sua ajuda e consideração. 

Um grande abraço,

[Seu Nome] 

[Seu Cargo/Posição] 

[Seu Telefone] 

[Seu E-mail]

O que precisa ter na Carta de Recomendação?

Uma carta de recomendação geralmente precisa incluir:

Informações básicas

Em uma carta de recomendação, deve constar a identificação tanto do profissional que a escreve, quanto daquele sobre quem se escreve. 

O remetente deve incluir na carta de recomendação: 

  1. Data;
  1. Nome completo dele e de quem ele recomenda;
  1. Função/Cargo e Empresa/Instituição de ensino do recomendador e do recomendado;
  1. Endereço completo do remetente;
  1. Nome do destinatário;
  1. Endereço completo do destinatário (caso a carta esteja sendo enviada para uma instituição de ensino, ou empresa);
  1. O assunto ou título da carta, que pode ser simplesmente “Carta de Recomendação”;
  1. Meios de contato do recomendador;
  1. Assinatura do remetente.

Qualidades e convivência com o recomendado

Na carta o remetente deve mencionar o motivo da relação profissional entre ambos, quando houve essa relação e quais são as principais habilidades, qualidades e capacidades técnicas da pessoa sobre quem se escreve.

Vale ressaltar que é importante que aquele que escreve a recomendação saia do básico e óbvio quando for redigir a carta. 

Contando sua experiência pessoal com o recomendado, através de impressões que não se atenham somente as conquistas e habilidades técnicas do indivíduo. 

Na realidade, é também muito interessante que seja abordado um lado mais humano, privado, do aluno, funcionário, etc… que só é possível conhecer a partir do contato próximo e direto com esse.

Dicas para escrever uma Carta de Recomendação 

Para escrever uma boa carta de recomendação, existem algumas características básicas padrão à esse tipo de texto, que você pode seguir, como:

  • Cabeçalho: nesse espaço, devem ser acrescentados dados do autor da carta, como nome, cargo que ocupa e empresa na qual trabalha, além da data e local.
  • Vocativo: em uma linha, a carta é iniciada dirigindo-se ao destinatário. Em casos específicos, em que o destinatário é conhecido, deve ser indicado. Em casos mais genéricos, a carta pode ser iniciada, por exemplo, com a expressão “a quem possa interessar”.
  • Encerramento: antes da assinatura, o autor informa seus dados de contato.

Além desses aspectos básicos algumas dicas interessantes para escrita das cartas de recomendação são: 

Evite generalizações!

Durante a escrita da carta é importante que o remetente mostre e exalte sua relação com o aluno, especificando os motivos de suas qualidades, portanto, colocar frases clichês como: “O Leonardo foi meu melhor aluno”, “Aline é ótima em matemática e geometria analítica” não são muito recomendadas.

Conte histórias e vivências com o seu recomendado!

Para evitar generalizações e frases batidas, que enfraquecem a recomendação, opte por contar histórias particulares e experiências que você teve com o recomendado que ajudem a ilustrar as habilidades dele, tanto técnicas, quanto interpessoais.

Saia do abstrato! Conte feitos concretos!

Nesse sentido, é muito importante que quem escreve a carta conte produções e conquistas reais e “palpáveis” do recomendado. O que isso quer dizer? 

Ao invés de dizer algo do tipo: 

“Fernando é um ótimo líder e se destaca por suas habilidades de gestão de grupo e comunicacionais”

Paute-se por aquilo que é concreto, ou seja, diga, por exemplo:

“Fernando durante toda sua caminhada escolar se destacou como um grande líder. Foi capitão do time de futsal do colégio durante todo Ensino Médio, sendo sempre muito ouvido e respeitado pelos colegas. Além disso, foi representante de classe no segundo e terceiro ano do médio e foi escolhido pelos companheiros para discursar na formatura”.

Seja objetivo!

O indivíduo que fará a leitura de sua carta de recomendação provavelmente já possuirá várias informações genéricas sobre quem você recomenda, por isso foque naquilo de novo e que só você e sua experiência com o recomendado podem trazer.

Além disso, é importante ser conciso e direto, pois o indivíduo que analisa essas cartas provavelmente se depara com centenas dessas por dia. Quanto mais precisa for sua escrita, maior será a chance do examinador lê-la por completo.

Modelo Carta de Recomendação 

Em relação ao modelo da carta de recomendação, acreditamos que ela deve ser construída de maneira específica para cada possibilidade de uso dela e dependendo também de possíveis instruções da organizadora do processo seletivo.

Nesse sentido, uma carta de recomendação para um aluno ingressar numa universidade do exterior, por exemplo, possui características e necessidades diferentes de uma carta recomendando os serviços de um profissional à uma empresa.

Colocar um modelo, supondo que as diferentes opções possuem as mesmas exigências e funções, faria com que essa carta possivelmente ficasse estranha, mal escrita e inadequada.

Contudo, para te auxiliar, separamos diversos sites das melhores universidades americanas, como Harvard, Berkeley, MIT, Brown e a Dartmouth, com dicas e exemplos para a realização de boas cartas de recomendação.

  • Esse PDF da Berkeley University of California auxilia tanto aqueles que farão as recomendações, quanto os interessados em pedir uma carta de recomendação: Letters of Recommendation at UC Berkeley 

Confira abaixo um exemplo de uma carta de recomendação enviada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), com um comentário abaixo sobre a qualidade da carta.

*O print dessa carta de recomendação foi retirada da página: How to write good letters of recommendation | MIT Admissions, dentro do site MIT Admissions. Traduzido do inglês ao português.   

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Currículo profissional e Carta de Recomendação

A carta de recomendação, contudo, tem mais relevância quando encaminhada junto a um currículo. 

Enquanto esse conterá as informações referentes à formação, experiências e competências, a carta de recomendação atesta as informações contidas no currículo. 

E para que a carta de recomendação tenha maior relevância, é importante ter um bom currículo, que conste a busca do estudante, ou profissional, por melhorar suas experiências e qualidades, sobretudo no que diz respeito à formação acadêmica.

Veja também! Currículo profissional: competências, habilidades e modelos  Melhores faculdades particulares de SP: veja o ranking 

Onde estudar?

Para melhorar sua formação acadêmica, comece uma faculdade! E nesse momento vale se atentar às possíveis bolsas de estudo.

Existem diversas universidades que oferecem cursos de graduação, com descontos e mensalidades muito mais acessíveis, sem a necessidade de nota do Enem ou comprovação de renda.

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% no valor do curso:

Onde fazer Pós-Graduação?

Se você já é graduado, busque fazer uma especialização, melhorando seu currículo e aumentando as possibilidades de ter uma remuneração maior.

E assim como para a graduação, os cursos de pós-graduação também podem ser encontrados com bolsas de estudo! 

Existem diversas universidades que oferecem esses cursos, com descontos e mensalidades muito mais acessíveis, sem a necessidade de comprovação de renda.

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% no valor do curso: 

Confira! Conheça as melhores faculdades do Brasil segundo o MEC Melhores faculdades de Medicina segundo o Guia da Faculdade 

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.