Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Vestibular

Vestibular: Como se preparar para a segunda fase da prova? Veja 5 dicas

1 de dezembro de 2023
Mulher de óculos, sentada em uma mesa, com livros e caderno, estudando para a segunda fase do vestibular
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Muitos estudantes estão se preparando para a segunda fase de vestibular. Geralmente, essa já é a última etapa para ingressar no ensino superior, então, ainda não é o momento de relaxar e, sim, de focar na reta final.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Muitas provas como Fuvest e Unicamp contam com uma segunda fase que pode ser tanto uma avaliação dissertativa, quanto uma redação. Em ambos os casos, é necessário manter a preparação para um bom resultado.

Se você ainda tem dúvidas de como se planejar para este processo, separamos dicas importantes que podem te ajudar a garantir a vaga na universidade, além de orientações de como se preparar para a prova de redação.

Dicas para a segunda fase do vestibular

Para ajudar a criar motivação junto à rotina de estudos, Renata Tavares, pedagoga e orientadora educacional da Educação Adventista APSe, listou 5 dicas importantes para os alunos. Confira:

Analisar o edital dos vestibulares

Tanto da faculdade, quanto do curso escolhido é importante conferir quais são as disciplinas cobradas. Um dos principais equívocos dos vestibulandos é ignorar o edital disponibilizado pelas instituições. 

Afinal, é neste documento que é possível entender como funcionam as regras e o cronograma das provas. Alguns candidatos não leem o edital ou não aplicam a atenção necessária e acabam cometendo erros que levam a eliminação.

+ Cursos da USP para fazer sem vestibular

Estudar conhecimento específico 

Se a prova da segunda fase do vestibular for de conhecimento específico de acordo com a carreira escolhida, o estudante precisa se atentar a área de estudo selecionada, como Ciências Exatas, Ciências Humanas e Biologia para dar mais ênfase a essas questões.

Realizar questões das provas de anos anteriores

Confira as provas passadas da instituição em que foi aprovado para a segunda fase do vestibular. Assim, fica mais fácil ter uma noção do que é cobrado, sendo possível criar um planejamento de estudos mais dinâmico sem perder o precioso tempo da reta final. 

Treinar a escrita

Como a maioria das provas da 2ª fase exigem respostas dissertativas ou, até mesmo, a redação, é importante treinar a escrita, organização das ideias e controle do tempo de realização. 

Praticar a habilidade de montar respostas discursivas bem estruturadas com base numa boa interpretação do enunciado pode ajudar a evitar erros. 

Não deixar questão em branco

Mesmo que você não saiba a resposta, deixar a questão em branco nunca deve ser uma opção. Por isso, saiba articular uma resposta que possa render uma pontuação determinante na hora da classificação.

Como se preparar para a prova de redação dos vestibulares?

Se a segunda fase do vestibular for redação, o vestibulando precisa entender quais são as principais características de avaliação da prova.

Apesar das diferenças nos modelos de redação, a Unicamp, Unesp e Fuvest, por exemplo, valorizam a norma culta, com argumentação consistente, domínio do tipo e gênero solicitados, bem como a coesão dentro e entre cada um dos parágrafos.

A banca da Fuvest exige o tipo de  “dissertação em prosa”, basicamente um “texto dissertativo-argumentativo”. A instituição explora temas que privilegiam a subjetividade, exigindo repertório sociocultural. 

+ Vestibular Unicamp: Isso é o que você pode e não pode levar para a prova
Veja como é o vestibular da Unesp

Já a Unicamp apresenta duas propostas ao candidato, com gêneros textuais distintos, e o vestibulando deve escolher um deles para produzir sua escrita. A avaliação considera se o estudante seguiu as instruções, abordou o tema e o gênero proposto, além de analisar a leitura e uso dos textos de apoio. 

No vestibular da Unesp é proposto um questionamento ao estudante, demandando uma resposta no formato de texto dissertativo-argumentativo, sempre em terceira pessoa do singular. 

Dicas para um bom desempenho nas provas de redação

Independentemente das particularidades de cada vestibular, todos alertam a importância de não fugir do tema, evitar argumentações superficiais e falhas na norma culta e coesão. 

O uso adequado de recursos linguísticos, como expressões metadiscursivas, analogias e vocabulário variado, é valorizado, desde que utilizados de forma apropriada e com clareza.

Vestibular Unicamp: últimos 5 temas de redação
Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Unesp
Fuvest: veja os 5 últimos temas de redação

A gestão do tempo é outro desafio, por isso é recomendado iniciar as provas pela redação, a fim de otimizar o tempo de prova. Entretanto, nada melhor que treinar a escrita ao longo do ano, já que a prática constante proporciona confiança e otimiza o desempenho durante as provas de redação. 

Dominar os tipos textuais e compreender claramente o gênero a ser escrito faz a diferença para quem deseja alcançar boas notas nas provas de redação.

Como entrar na faculdade sem vestibular?

Existem outras formas de você começar os estudos em uma faculdade, sem precisar passar pelo vestibular e suas fases. Uma delas é buscar bolsas de estudo no Guia da Carreira.

As instituições de ensino superior parceiras são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem bolsas de estudo de até 80% em cursos de diversas áreas de atuação.

Vale lembrar que não é necessário, também, comprovar renda para conseguir os descontos nas mensalidades. Conheça algumas opções:

+ Leia também!
Vestibular da Unicamp: Saiba tudo sobre a prova
Conheça todos os cursos tecnólogos que existem

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023
Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

Por Amanda Nonato em 14/02/2023
Vestibular Unicamp: conheça os 10 cursos mais concorridos

Vestibular Unicamp: conheça os 10 cursos mais concorridos

Por Camilla Freitas em 15/08/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.