Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Vestibular

O que é o aditamento do FIES?

13 de julho
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

fies-logo

O aditamento é a renovação do contrato de financiamento do FIES, um procedimento que deve ser feito todo semestre.

Essa renovação serve para confirmar que o aluno continua em situação regular na instituição de ensino para a qual solicitou o financiamento, e também corrigir ou alterar dados do contrato. O processo é conduzido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição e acontece no período de matrículas.

O prazo para solicitação do aditamento é definido pela própria faculdade, dentro das regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O aditamento do FIES é obrigatório. Entenda o que é e como fazer a renovação do contrato para não perder o benefício do FIES!

Como fazer o aditamento do FIES?

O aditamento é realizado por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES). A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade solicitará a renovação do contrato. O estudante tem um prazo para fazer a confirmação dos dados no sistema a partir da data de conclusão da solicitação.

Se as informações do contrato estiverem corretas, o aluno deve retirar na CPSA uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que é assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão. Esse documento confirma que o aluno continua estudando na faculdade para a qual pediu o financiamento. Se o contrato trouxer algum dado incorreto, o estudante deve entrar em contato com a CPSA para fazer as correções e pedir o reinício do processo.

Qual é o prazo para fazer o aditamento do FIES?

A regulamentação do MEC estabelece que:

  • No primeiro semestre, o processo de renovação deve acontecer entre o dia 1 de dezembro do ano anterior e o dia 31 de março do ano corrente.
  • No segundo semestre, a renovação deve ser feita entre os dias 1 de julho e 31 de agosto do ano corrente.

Informe-se sobre os prazos da sua faculdade!

O que acontece se o aditamento não for realizado?

O aditamento semestral do FIES é requisito obrigatório para a continuidade do financiamento. O estudante que não fizer a renovação a cada semestre terá seu contrato cancelado.

O aditamento precisa ser feito semestralmente, mesmo que a matrícula do curso aconteça uma única vez ao ano. É importante lembrar ainda que a renovação só é permitida se o aluno não estiver inadimplente, ou seja, estiver com todas as parcelas do FIES em dia (no caso de financiamento de 100%) da faculdade e com todas as parcelas do FIES e mensalidades em dia (no caso de financiamentos parciais).

O estudante que deixou de pagar uma mensalidade antes de contratar o financiamento deve quitar a dívida para conseguir realizar o aditamento. O FIES não tem caráter retroativo.

Se você perdeu os prazos para o aditamento do FIES, procure a CPSA da sua faculdade.

 

Qual a diferença entre aditamento simplificado e não simplificado?

Existem duas modalidades de aditamento do FIES: simplificado ou não simplificado.

O aditamento simplificado é aquele em que não há alteração de cláusulas no contrato do financiamento. Ele é renovado nas mesmas condições que no semestre anterior.

Já o aditamento não simplificado ocorre quando há mudanças no contrato, tais como: troca de fiador, alteração da faculdade em que o estudante está matriculado, necessidade de aumento do prazo de pagamento ou ainda atraso no pagamento da parcela trimestral de juros. Os primeiros passos para renovação são os mesmos para o aditamento simplificado, você terá que confirmar os dados no sistema e comparecer à CPSA da sua faculdade para obter o DRM. Em seguida, deve ir até a agência bancária onde assinou o contrato, juntamente com o seu fiador, levando todos os documentos exigidos no processo, para formalizar as alterações. O prazo para o aditamento não simplificado é de dez dias corridos, a partir do terceiro dia útil após a confirmação eletrônica do aditamento, feita por meio do SisFIES.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas através da concessão de financiamento para o custeio dos cursos, com juros baixos e prazo longo para quitar a dívida.

Como funciona o FIES?

O FIES acontece duas vezes por ano.

Para conseguir o financiamento é preciso passar em um processo seletivo, que exige desempenho mínimo no Enem e tem um teto de renda familiar para se inscrever. Os candidatos são selecionados a partir da nota do Enem – quanto melhor a pontuação, maiores as chances.

O estudante que ganha o FIES recebe uma ajuda para pagar a faculdade. A dívida só começa a ser cobrada após a formatura.

Faculdades que participam do FIES

Só podem participar do FIES instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Conheça algumas das principais:

 

Veja também:

Faculdades que aceitam o FIES

Conseguiu fazer o seu aditamento do FIES? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe um comentário!

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023
Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

Por Amanda Nonato em 14/02/2023
Vestibular Unicamp: conheça os 10 cursos mais concorridos

Vestibular Unicamp: conheça os 10 cursos mais concorridos

Por Camilla Freitas em 15/08/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.