Universidades Públicas Paulistas Aderem ao Sistema de Cotas

As universidades paulistas USP, Unesp e Unicamp estão preparando um programa para aumentar o número de alunos dentro de suas classes vindos de escolas públicas.
A principal proposta é selecionar os melhores alunos nos cursos semipresenciais, com duração de 2 anos, para ingressarem nos cursos de graduação.
Ao final do curso semipresencial o aluno terá 50% das vagas para disputar nos cursos tradicionais das instituições de ensino superior estaduais paulistas. Essa medida passou a ser desenvolvida a pedido do governador Geraldo Alckmin, que informou aos dirigentes das instituições que essas universidades não poderiam deixar os seus cursos de graduação fora do sistema de cotas.
Projeto
No projeto paulista, os estudantes serão selecionados para o curso superior e semipresencial, a partir dos resultados obtidos no ENEM ou pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).
Os cursos semipresenciais serão ministrados pela Universidade Estadual Virtual (Univesp). Após formados, os candidatos irão disputar por vagas reservadas, apenas para eles, nas graduações tradicionais das universidade e das Fatecs. As notas obtidas durante todo o curso semipresencial que serão usadas na seleção para as graduações.
A intenção do projeto é deixar os estudantes oriundos de escolas públicas em condições parecidas à dos melhores alunos das escolas particulares.
Durante o curso semipresencial os estudantes selecionados deverão ter bolsa de estudos, para que não tenham outra preocupação, a não ser os estudos.
Dúvidas
Ainda há dúvidas entre os dirigentes das universidades se haverá algum benefício extra considerando os critérios raciais dos candidatos.
Inicialmente, não está previsto que as instituições aumentem o número de vagas nos vestibulares para atender aos estudantes oriundos dos cursos semipresenciais. Desta forma, haverá menos vagas para os alunos da rede privada.
Para qualquer alteração no projeto é necessário a aprovação de todos os conselhos universitários. Os órgãos colegiados são tradicionalmente resistentes à ideia de reservas de vagas, pois entendem que as cotas podem ferir o princípio do sistema acadêmico.
A Lei de Cotas é uma política pública que completa 10 anos em 2022. Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Então, veja tudo o que você precisa saber sobre as cotas raciais.


Unicamp 2024: Lista de convocados para a segunda fase é divulgada

Prova da Fuvest 2024: O que levar, horários e orientações

Quarto do despejo: resumo e análise da obra

Hebreus: história, cultura e religião

Química orgânica: o que é, reações e classificações

Enem 2023: Confira o gabarito extraoficial do segundo dia de prova

Campo Magnético: origem, aplicações e impacto na vida cotidiana

Estratificação social na educação superior: desafios e soluções

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

Vestibular Unicamp: conheça os 10 cursos mais concorridos
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.